Navegação no Web Design, o que precisa saber.

São muitos os que não consideram a navegação como um tópico prioritário no web design, contudo alertamos para que o tenha em atenção, uma vez que poderá estar a criar uma experiência frustrante a qualquer potencial cliente, mesmo que inadvertidamente. Qualquer pessoa visita o seu site à procura de informações específicas e, senão as encontrar, rapidamente irão visitar outro, ficando com a impressão que a sua empresa é tão desorganizada quanto o seu site.

Uma boa estrutura de navegação deverá ser clara, mantendo os visitantes durante mais tempo no seu site, o que poderá potencialmente significar mais leitores, subscritores, vendas ou ligações – qualquer que seja o seu objectivo.

A navegação de um website está intrinsecamente ligada quer à usabilidade como à acessibilidade, pelo que é fundamental que seja uma das preocupações prioritárias. A maior parte dos sites e blogs utilizam técnicas muito comuns que já são esperadas porque quem o visita. As páginas e secções do site devem indicar ao visitante uma orientação fácil e lógica, pelo que não o deve fazer pensar sobre como utilizar o seu site. Esta utilização deve ser natural e sem qualquer esforço.

Existem vários princípios que deve seguir para criar uma boa estrutura de navegação:

  • Utilize ícones como suporte à navegação. Não só são apelativos como fáceis de utilizar e entender;
  • Crie grupos lógicos de links relacionados, com os mais importantes na navegação de nível superior e os restantes noutro lado;
  • Providencie informação sobre localização para que os utilizadores saibam em que parte do seu site se encontram, e como fazer para se dirigirem para outra área do site. Esta funcionalidade pode ser implementada através de breadcrumbs, uma ferramenta indispensável a qualquer site que se preze.

O Artigo foi útil? Partilha Agora!

Escolhe a rede social abaixo e partilha com um só click.