Se está à procura de emprego pela primeira vez, à espreita de uma promoção ou simplesmente a tentar aumentar a sua rede de contactos e clientes, o que as pessoas encontram quando procuram pelo seu nome nos resultados do Google pode muito bem deitar abaixo todos os seus esforços.

Qual a importância da sua presença online para a sua carreira?

Simples e directo: alguém o vai pesquisar no Google. Em média, 75% dos departamentos de recursos humanos incluem pesquisas no Google como parte integrante do seu processo de recrutamento. E isto é só uma parte, pois não se deve esquecer que os seus futuros colegas, clientes e parceiros de negócio também vão tentar perceber quem é. A informação que aparece quando pesquisam vai marcar o tom da sua primeira impressão enquanto profissional e pessoa.

Por exemplo, Patrick Ambron, cofundador e CEO da Brand Yourself, diz o seguinte a propósito do que procurar quando pesquisa por si próprio e quais os cinco resultados do google que podem destruir a sua carreira:

“Pense na primeira página de resultados como o resumo da sua presença online. Uma primeira página de resultados do google preenchida com um brilhante website pessoal, perfis profissionais activos e as suas mais recentes conquistas e contribuições para a indústria irão muito mais longe do que uma primeira página com poucos ou nenhum resultado positivo sobre si. Pior dos cenários? Uma primeira página com um resultado negativo (ou dois!). Se ainda não o tiver feito, tire uns minutos e pesquise pelo seu nome no Google para saber o que anda por aí a ser dito sobre si. Certifique-se que está a utilizar a navegação privada para obter os resultados mais fidedignos.”

E que tipo de resultados do Google negativos devemos estar à procura?

Uma boa regra a considerar: se não pretende que um departamento de recursos humanos lhe coloque os olhos em cima, então deve ser considerado negativo. Não tem que ser má pessoa ou sequer um criminoso condenado para encontrar um resultado negativo no Google sobre si. Existem cinco tipos comuns de resultados negativos do Google com os quais qualquer pessoa pode um dia vir a lidar:

  1. Uma menção negativa na imprensa – com tantos websites de notícias regionais e focadas em cada indústria, é cada vez mais fácil chamar a sua atenção para os cabeçalhos. Por exemplo, na indústria tecnológica e de startups tem sido muito comum ver alguns co-fundadores a ver algumas das posições e afirmações que fizeram no passado a resultar em alguma atenção da imprensa.
  2. Informação sobre uma detenção ou complicação jurídica – se alguma vez teve alguma desavença com a lei, a sua fotografia ou registo de detenção, requerimentos legais ou qualquer outro tipo de registo público pode ser encontrado através dos resultados do Google. Isto significa que qualquer parte de um procedimento jurídico que mencione o seu nome estará à vista de todos.
  3. Críticas Online Negativas – Os sites que permitam apreciações ou críticas anónimas, tais como o Yelp (por exemplo), fazem com que seja fácil para que qualquer pessoa possa descarregar as suas frustrações em cima de si e do seu negócio (mesmo que as críticas não sejam verdadeiras). Este tipo de websites são difíceis de lidar, pois incluem formulários abertos que não pode controlar.
  4. Sequelas do fim de uma relação amorosa que correu mal – O fim de uma relação de uma relação amorosa tende a trazer à tona o pior das pessoas e, com as emoções no auge, poderá muito facilmente dar por si a lidar com alguns resultados do google negativos a este propósito. A publicação de vídeos e/ou fotos íntimas é o pior dos resultados nestes casos.
  5. Artigo ou website calunioso – Se tiver feito alguma coisa que tenha despertado o lado mais negativo de alguém ou apenas se teve o azar de se cruzar com a pessoa errada, poderá ver-se a braços com um artigo de blog calunioso ou mesmo um website inteiro dedicado a explicar o que fez de mal ao outro.

Mesmo que o seu quotidiano sempre se tenha pautado por evitar o tipo de situações descritas acima, tenha em mente que deverão existir outras pessoas com o seu nome. Assim, se não estiver sempre a trabalhar em prol de uma presença online positiva, está a ficar vulnerável a que outras pessoas criem a sua reputação online por si – seja ela boa ou má.

Como é que se pode prevenir que possa aparecer um resultado do Google negativo com o seu nome? (e o que fazer se já existir?)

Obviamente, a primeira questão passa por evitar fazer ou publicar qualquer coisa que o coloque numa posição menos favorável. Verifique sempre as suas definições de privacidade e pense sempre duas vezes sobre tudo o que partilha com os seus amigos e seguidores. Mesmo que conheça todos os que estão na sua lista, nunca vai poder saber se alguma dessas pessoas vai colocar alguma coisa que publique fora de contexto e partilhando-a com outras pessoas.

A única estratégia eficaz de longo prazo para fazer face a quaisquer resultados do google não pretendidos, prevenindo-os também no futuro, passa por criar uma presença online positiva muito activa. Tal requer a construção de websites pessoais, profissionais, blogs mantendo-os activamente.

Como planear um website?

Subscreva a nossa newsletter e faça download gratuito do nosso guia de planeamento essêncial de um website.