Gostaria de atrair mais tráfego do Facebook para o seu website? O tráfego do Facebook de qualidade é importante para o seu negócio?

Assegurar que quem gosta da sua página chegue ao seu website é ainda mais crítico quando temos em conta o anúncio recente de uma diminuição dramática no alcance orgânico das páginas.

Utilize estes cinco passos para o ajudar a atrair mais tráfego do Facebook para o seu website.

Garanta um ritmo frequente de novos conteúdos que possam ser partilhados no seu website

Se tem um website que nunca muda, vai ter que batalhar muito para atrair tráfego digno de nota. Publicar sempre os mesmos links para a mesma página do seu site vezes sem conta vai parecer demasiado fútil.

Hoje em dia, o nome do jogo é marketing de conteúdos e, o melhor para si, é que comece a perceber como é que o seu negócio pode participar.

Os novos conteúdos que publica no seu site são importantes – não apenas para a gestão de redes sociais como também para a optimização para motores de pesquisa (SEO). É público que o Google valoriza com um melhor posicionamento os sites que apresentem novos conteúdos de forma regular. Contudo, é importante perceber que não tem que publicar artigos épicos três vezes por semana para ganhar a batalha do marketing de conteúdos. Publicar algo novo e útil uma vez por semana, ou mesmo uma vez por mês, vai beneficiar o tráfego do seu site.

Aqui tem algumas ideias rápidas que o podem ajudar no processo de brainstorm sobre que novo conteúdo adicionar ao seu website:

  • Publique uma dica semanal sobre o seu nicho. Não tem que ser algo muito longo; um parágrafo ou dois com uma boa imagem dará conta do recado. Pode começar, por exemplo, com as perguntas mais frequentes dos seus clientes.
  • Publique um resumo semanal de notícias com uma fotografia sobre o que está a acontecer no seu negócio. Este exemplo funciona bem para quem tem eventos.
  • Seleccione uma lista de dez artigos úteis que encontrou nessa semana, adicionando uma pequena frase com a razão pela qual gostou deles.
  • Entreviste alguém do seu escritório ou indústria. A entrevista não tem que ser em directo ou com vídeo (se fosse, ainda melhor). Poderá enviar ao entrevistado uma lista prévia de 5 a 10 questões.
Torne a partilha de conteúdos do seu site para o Facebook mais fácil

Assim que tenha novo conteúdo, precisa de possibilitar a partilha. O seu primeiro passo passará por adicionar a funcionalidade e partilha nas redes sociais ou botões de partilha no facebook no seu site.

Nós gostamos de utilizar o plugin Digg Digg pois permite utilizar todos os botões mais importantes ao lado do artigo à medida que o leitor vai fazendo scroll para baixo. Contudo, também lhe possibilita adicionar botões de partilha estáticos no início e/ou fim do artigo.

Não ignore os botões de partilha nas páginas individuais do seu website. Enquanto as pessoas não partilharão certamente a sua página de contactos, poderá ter bom conteúdo no seu site que poderá querer permitir às pessoas a sua partilha fácil.

Considere também pedir por uma partilha no Facebook se acha que o seu artigo poderá ser particularmente útil. Lembre os leitores no fim do seu artigo ao escrever algo do género, “Achou este artigo interessante/útil? Tome a liberdade de o partilhar no Facebook ao utilizar os botões abaixo.” Tenha em mente que a maior parte das pessoas não se vai importar de partilhar alguma coisa que acharam útil. Quando estiver a criar conteúdo, tenha sempre o benefício do seu cliente em mente.

Optimize as suas Publicações no Facebook

O seu próximo passo deverá passar por optimizar a forma como publica. Existem basicamente três formas diferentes de publicar um link para o seu website e, dependendo da sua audiência (e de como o algoritmo do Facebook estiver a funcionar nesse momento), poderá obter resultados diferentes quando está a tentar atrair mais tráfego do Facebook.

A forma tradicional de publicar um link passa por copiar e colar o link no seu estado e permitir que o link vá buscar a fotografia e os metadados. A questão com este método é que a fotografia que vai aparecer será mais pequena se não respeitar a proporção 1.91:1.

Outra forma de publicar um link passa por publicar uma imagem e depois adicionar o link na actualização de estado com uma pequena descrição do link. A grande vantagem deste método é que a descrição estará sempre junto da imagem quando esta é partilhada, pelo que vai controlar melhor a mensagem que passará. Outra vantagem é que as fotografias aparecerão maiores no feed de notícias.

Outra técnica que tem vindo a ganhar popularidade no passado para obter mais alcance passa por publicar o link na actualização de estado e depois remover dos dados para que a publicação seja considerada apenas de texto, mesmo que tenha um link. No passado, a grande vantagem desta técnica era a de que as publicações somente com texto estavam a obter mais alcance.

Contudo o Facebook anunciou recentemente que o novo algoritmo vai mostrar menos publicações de texto com origem nas páginas. Desta forma, teremos sempre que medir como é que a eficácia desta estratégia vai mudar num futuro mais próximo.

Sabendo de todas estas abordagens, precisará de testar qual delas obtém o maior envolvimento e lhe vai atrair mais tráfego do Facebook.

Assim que publique o conteúdo, poderá considerar aumentar o seu alcance com um pouco de publicidade paga. Mas já lá vamos.

Optimize todas as secções do Facebook adicionando links para o seu website

Para atrair mais tráfego do Facebook, garanta que tem links noutras secções da sua página de Facebook que as pessoas poderão também visitar.

Utilize a secção “Sobre” para direccional as pessoas para diferentes áreas do seu website.

Adicione links aos seus marcos.

Adicione links nas descrições das suas fotografias, pois quando alguém clicar na imagem vai-lhe ser sempre mostrada a descrição.

Utilize aplicações personalizadas com links para o seu website. Considere, por exemplo, uma aplicação como NetworkedBlogs para atrair tráfego do Facebook para os seus artigos de blog automaticamente.

Optimize o seu perfil pessoal. Não negligencie o seu próprio perfil pessoal quando está a tentar atrair mais tráfego do Facebook para o seu site. Garanta que está a partilhar os seus artigos do blog no seu perfil pessoal e optimize a sua própria descrição pessoal com links.

Publicite

A publicidade no Facebook pode ser uma excelente opção para atrair mais tráfego do Facebook para o site, caso tenha um orçamento para tal. E, com os anúncios recentes acerca da diminuição do alcance orgânico, a publicidade vai ser um factor ainda mais crítico para quem trabalha o marketing digital.

Para atrair mais tráfego do Facebook para o seu website, poderá criar um anúncio de raiz com um link para o seu site ou, por outro lado, impulsionar conteúdo que já tenha publicado. Quando impulsiona conteúdo, lembre-se sempre de publicar algo que não tenha uma imagem com mais de 20% de texto, caso contrário o anúncio não será aprovado pelo Facebook. Pode ainda utilizar uma ferramenta do Facebook para medir a quantidade de texto.

Uma questão em que já reparámos é que impulsionar uma publicação não costuma resultar numa grande quantidade de cliques. Normalmente obtém mais likes e comentários à publicação, o que impulsiona o envolvimento da publicação em si mesma. Contudo, se realmente o que pretende é atrair mais tráfego do Facebook para o seu site, terá melhores resultados ao utilizar o gestor de anúncios e escolher esse mesmo objectivo.

Lembre-se de utilizar os anúncios do feed de notícias para o ajudar a melhorar a sua percentagem de cliques, uma que os anúncios na coluna da direita recebem muito poucos cliques.

Foque-se no seu objectivo: atrair mais tráfego do Facebook

Finalmente, tenha a certeza que sabe porque é que pretende atrair mais tráfego do Facebook. Se o seu site não se encontrar optimizado para a conversão, está a falhar redondamente os seus propósitos.

Cada peça de conteúdo do seu website deve fazer algo para escoltar o seu potencial cliente ao longo do funil de vendas. Poderá solicitar às suas visitas para comentar o seu artigo, ou incentivar à inscrição para algum freebie para que os consiga colocar na sua newsletter regular ou mesmo para que o contactem telefonicamente.

O que pensa disto? Encontrou alguma técnica que trabalhe bem ao atrair mais tráfego do Facebook para o seu site? Partilhe as suas dúvidas e comentários abaixo.

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