Porque é que ficamos até tarde a ver as televendas? Além daqueles que têm problemas com insónias, muitos ficam hipnotizados com a ideia de que, apenas com três pagamentos 19,99€, podem comprar soluções para todos os seus problemas relacionados com a cozinham, casa-de-banho ou jardim.

Mas o seu sistema de automatização de marketing não pode estar num anúncio de televisão. Não existe nenhuma solução do género “Ligue agora e oferecemos o dobro” que lhe permita captar dos dados de quem o visita e, de forma imediata, afunilar para a venda.

É tempo de desistir do sonho dos atalhos. A automatização de marketing é um sistema de repetição que vai mapear toda a actividade do cliente com várias mensagens através de uma conversa online que decorre online. Se bem executada, vai ganhar de certeza a confiança do consumidor que todos os profissionais do marketing invejam.

Mais, permite-lhe escalar os seus esforços de marketing ao escrever regras que removam parte do elemento humano no tratamento de cada lead. Ainda que exista sempre um ponto do processo em que os processos não corram sozinhos, todo o esforço que colocar no seu sistema de automatização de marketing vai significar economia de tempo e dinheiro.

Ao configurar o seu sistema correctamente desde o início, poderá criar melhores conversas com os seus clientes e aprender como os seus potenciais clientes se comportam.

As regras para as conversas com os seus clientes não são muito diferentes de qualquer discussão offline — deve manter tudo relevante e dentro de contexto, gritar apenas quando necessário e responder sempre da mesma forma (ou canal) em que a conversa estiver a ter lugar. Tentar generalizar ou enganar o sistema pode levar a que o seu potencial comprador lhe dê um pontapé.

Imagine que a sua tia lhe envia um cartão de cumprimentos no e-mail. Ela adoraria que lhe telefonasse em resposta, mas nunca quereria receber uma chamada de telemarketing apenas porque visitou o seu website.

Para ganhar a inestimável confiança do comprador e utilizar a automatização de marketing de forma eficiente, deverá configurar o sistema de forma a que possa ser facilmente escalável à medida que a sua empresa cresce. É aqui que o trabalho difícil começa, mas não vale a pena construir nada se não for bem feito.

Aqui estão três formas de optimizar os seus sistemas de automatização de marketing para obter os melhores resultados:

Determine o seu processo

Os processos vêm sempre antes da tecnologia, por isso deve primeiro determinar o processo para segmentar os clientes, aplicando-o ao seu sistema de automatização de marketing. Defina os estereótipos dos seus melhores compradores. Depois de identificar os seus pontos críticos e o que necessitam para criar confiança, pergunte a si mesmo como é que vai identificar os segmentos em tempo real, com base na demografia, firmografia e comportamentos.

Os critérios que defina vão tornar-se regras que implementará nos seus sistemas de automatização de marketing. Poderá ainda desenvolver processos para tratar os leads, alinhar para a venda e gerir a relação com o cliente.

Captar os dados

Priorize a captura de dados sobre comportamento sobre o envio de e-mails ou outros objectivos de curto-prazo. A maior falha das empresas no âmbito da automatização de markeking passa pelo processo de captação de dados, que consiste numa oportunidade perdida que requere substancial actualização. Precisará de colocar as questões certas nos seus formulários, fazer com que seja a sua equipa de vendas a introduzir os dados críticos e utilizar a depuração de dados ou adequar as suas próprias tácticas para aprender tanto quanto possível sobre os seus clientes.

Fixar metas iniciais

O elemento mais negligenciado de uma campanha de marketing bem sucedida são as projecções iniciais. Se não sabe para onde está a apontar, como é que pode esperar acertar no alvo? Alguns profissionais de marketing hesitam em estabelecer metas iniciais, na medida em que estas podem chamar a atenção para o fracasso.

Mas sabe que mais? O fracasso vai acontecer, pois o Marketing não é uma ciência exacta. Está dependente de uma variável que é extremamente volátil – o cliente. Enquanto qualquer campanha pode falhar, o grande falhanço passa por não ter um mecanismo que capte resultados e implemente alterações com base no feedback. Estabeleça objectivos e documento o processo e respectivos resultados para que possa aprender com os seus erros.

Não raras vezes, os profissionais de marketing utilizam a tecnologia da automatização de marketing para definir o seu processo. Procuram pelos requisitos do software e criam essas peças. Contudo, garantimos que se está a utilizar a tecnologia para forçar a criação de um processo, então já perdeu.

A automatização de marketing oferece-lhe um processo sólido que vai melhorar a geração de leads, a gestão e as vendas. De desenvolver o seu processo, captar dados e estabelecer metas iniciais, poderá utilizar o sistema para fazer crescer o seu negócio de forma eficaz.

Não existe qualquer atalho. Se estiver disposto a fazer o trabalho necessário, decerto que terá sucesso através da automatização de marketing.

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