Na semana que passou a Google desvendou uma nova funcionalidade nos seus serviços de pesquisa. Descrito como uma versão Google do botão “Like” do Facebook, este botão da gigante da pesquisa online propõe a ser uma forma de assinalarmos as nossas recomendações à medida que formos pesquisando na web. Como tal, esta funcionalidade tem vindo a ser descrita como mais um passo na direcção da inclusão do elemento “social” no algoritmo que define o posicionamento dos sites nos motores de busca.

Ainda que o entendimento global sobre a matéria vá no sentido de que o resultado deste processo será uma “pesquisa melhor”, para o seu pequeno negócio na web que tem vindo a tentar optimizar os seus sites para os motores de busca, esta alteração das regras do jogo pode ser algo frustrante. Contudo, no longo termo, a Google afirma que o objectivo do botão “+1” é ajudar o utilizador a encontrar conteúdo relevante, o que efectivamente são boas notícias se o seu site já dispuser de conteúdos que o sejam.

Brevemente estarão disponíveis para o seu site botões “+1” para que os coloque mesmo ao lado dos botões do Twitter e do Facebook (sim, nós também não perderemos tempo!). Aliás, a Google disponibilizou um site onde nos podemos inscrever para uma notificação imediata logo que este serviço seja oficialmente lançado. E outra novidade que talvez não saiba é de que já pode começar a utilizar o botão nas suas pesquisas, bastando para tal inscrever-se aqui e dispor de um perfil Google. Para além disto, o botão também irá funcionar com o Adwords, pese embora que ao clicar “+1” esse não conte como um clique no anúncio.

A google afirma no blogue oficial do Adwords de que não terá que alterar a sua estratégia de publicidade neste serviço devido à implementação do novo botão. Não obstante, e porque os endereços de sites que tenham o botão “+1” implementado também irão beneficiar deste nos links patrocinados, é provável que haja um incentivo a utilizar essas páginas como ligações de destino destes anúncios, ao invés do que até agora era a prática comum, na qual se utilizavam a já tradicionais landing pages.

Ora, se este botão se tornar “moda” (e mesmo que não se chegue a tal) é altamente recomendável que comece a preparar a integração do botão “+1” nos seus sites com as campanhas de marketing nos motores de busca. É que a decisão da Google em avançar neste domínio é deveras elucidativa da relevância que, cada vez mais, as componentes “sociais” e de partilha irão ter nos esforços de optimização dos sites para pesquisa, vulgo SEO.

Em suma, está hora de tornar os seus conteúdos partilháveis. E é mesmo nisso que nos propomos a ajudá-lo.

Como planear um website?

Subscreva a nossa newsletter e faça download gratuito do nosso guia de planeamento essêncial de um website.