Goste-se ou não, o Facebook é a maior rede social continuando a crescer. Se tem um negócio ou marca, ter uma página no nesta rede social é uma excelente ideia. As estatísticas falam por si e, se já tem uma página já se apercebeu da importância e dimensão a que esta pode chegar.
Ter uma página no Facebook é uma excelente forma de fazer com que novas pessoas vejam e interajam com a sua marca. Mas como é que as consegue levar ao seu site, a verdadeira montra da sua empresa? Como é que pode ter ambas as plataformas ligadas para que os clientes possam passar de uma para outra sem dificuldade?
Guiar os seus fãs do Facebook para o seu site
Ao mesmo tempo que guiar visitantes do seu site para o Facebook é relativamente fácil (algo que explicaremos abaixo), trazer pessoas do Facebook para o seu site requer mais engenho. Garantido é que alguns utilizadores vão naturalmente procurar por uma ligação na sua página de Facebook, mas a grande maioria estará satisfeita apenas com o clicar “gosto” na sua página antes de voltarem para os seus afazeres. O que necessita para atingir este objectivo é seduzir as pessoas a visitar o seu site.
O primeiro passo passa por garantir que o endereço do seu site está na sua Página do Facebook, mesmo abaixo da descrição. Isto pode parecer estranho, mas já encontrámos negócios que têm um site que não publicitam. Porquê? Não conseguimos perceber. Talvez porque se terão esquecido de adicionar esse importante componente da sua marca. Outra forma de tornar o endereço ainda mais visível é escrevê-lo na sua imagem de capa. Não vai aparecer como ligação, mas também é uma boa forma de dizer às pessoas: “Olá, eu tenho um site, vão lá ver!”.
O segundo passo é ligar ao seu site em cada actualização de estado. Se tem um blog, assegure-se que partilha os seus artigos com os fãs ao publicá-los automatica ou manualmente na sua Página de Facebook. As pessoas não vão sempre comentar mas, frequentemente, vão clicar para ver onde é que a ligação as leva. No nosso caso, o Facebook encontra-se no terceiro lugar do pódio em termos de origem de tráfego.
Se tem um negócio que vende produtos ou serviços com preços fixos, poderá ir mais além e utilizar promoções para trazer de volta as pessoas ao seu site, publicando regras e detalhes lá e convidando os utilizadores do Facebook a visitar o site para obter mais informação. Todos adoram um bom desconto e estarão mais do que a fim de partilhar a sua promoção se acharem que é interessante, resultando não apenas em novos fãs e clientes, como também num aumento de visitas ao seu site. Todos ganham.
Construir uma presença do Facebook no seu site
Guiar os visitantes do seu site para o Facebook é a parte mais fácil; ao contrário de fazer o oposto, apenas requer uma estratégia passiva que, uma vez implementada, exige pouco ou nenhum esforço.
O dono de um negócio ou os freelancers integram normalmente o Facebook no seu site por duas razões: pretendem que os seus visitantes se tornem novos fãs no Facebook, e/ou pretendem que os utilizadores do Facebook partilhem os artigos, produtos ou promoções com os seus amigos.
A forma mais simples de ter visitantes a convergir para a sua página de Facebook é adicionar uma ligação visível a esta. Normalmente, encontrará este tipo de ligação no cabeçalho, barra lateral ou rodapé do site. Existem milhares de sets de ícones disponíveis de borla, bastando apenas fazer uma pequena pesquisa no Google.
Se pretende algo mais agressivo, o Facebook também oferece a Like-Box que é feita para ficar na barra lateral de um site. Quem o visita vai poder “gostar” da sua página, ver o seu feed de publicações e quem gostou antes deles. Pode ser um pouco intrusiva, mas temos que admitir que é uma ferramenta eficiente.
Finalmente, pode também promover o seu site no Facebook ao convidar os utilizadores a partilhar as suas páginas do site nos seus perfis, para que todos os amigos vejam e partilhem também. O muito conhecido botão Gosto, que por sua vez, pode tomar várias formas é um incentivo para os utilizadores do Facebook que automaticamente o reconhecem. Esta página mostra como pode integrar o botão Gosto no seu site.
Fácil, Acessível, Óbvio
O mais importante quando pretende trazer utilizadores do seu site para o Facebook ou deste para o seu site é a visibilidade; tenha a certeza que as suas ligações, botões ou banners estão sempre visíveis e acessíveis. Se o seu plano é fazer com que os utilizadores olhem para estas ligações, rapidamente vai descobrir que eles não se irão dar ao trabalho de procurar por ligações escondidas.
Fácil, acessível, óbvio; estas são as três palavras chave que o vão ajudar a criar uma ligação forte entre o seu site e a sua Página de Facebook.