Cinco dicas para envolver fãs com o Facebook

Com a enorme quantidade de utilizadores activos, o Facebook é uma oportunidade de marketing monstruosa. É por isso mesmo que um número cada vez mais crescente de empresas se estão a posicionar para aproveitar esta oportunidade. Segundo um estudo de Setembro de 2012, conduzido por especialistas da HubSpot, 42% dos técnicos de marketing consideram o Facebook como parte integrante da sua estratégia de marketing. Ainda que uma percentagem substancial de empresas e marcas tenham páginas, a este ponto, estar simplesmente no Facebook não é suficiente. Para uma página ser eficiente enquanto ferramenta de marketing, deve dedicar algum tempo a cultivar e manter uma base de utilizadores activos que se envolvam com a sua marca.

1. Seja Porreiro.

O Facebook é como o liceu, com a agravante de que está a concorrer para eleições. As pessoas que gostam da sua marca ou negócio podem até “gostar”, mas é a personalidade atrás da marca que os vai levar ao envolvimento. Não tenha medo de ser engraçado ou enérgico; os fãs respondem aos posts com a sua personalidade. Se tiver um gestor de redes sociais dedicado, revele quem está a publicar: “Joana da XPTO Negócios” bate sempre “XPTO Negócios”.

2. Esqueça o Texto – aposte na imagem.

Em Junho de 2012, o investigador da área das redes sociais Dan Zarella analisou 1.3 milhões de publicações no Facebook de vários tipos e o rácio de resposta de cada. A sua conclusão? As fotografias geram mais atenção e envolvimento do que algum outro tipo de media no Facebook. Mais respostas geram mais exposição, o que equivale a mais oportunidades para expandir a sua base de seguidores.

3. Aproveite os seus contactos.

Convide os seus amigos e contactos de negócios para se ligarem à sua página ao enviar a sua lista de contactos e-mail para convidar todos a “gostar” da sua página. As pessoas a quem você ou o seu negócio são familiares estão muito mais predispostas a envolver-se com a sua página do que aquelas com quem nunca existiu um contacto prévio. Esta oportunidade só se encontra disponível para páginas de Facebook com 4,999 gostos ou menos portanto, é aproveitar enquanto pode.

4. Torne os seus fãs interessantes por associação.

Todos querem parecer bem no Facebook – portanto dê a quem o segue o que ele pretende. Publique conteúdos genuínos e únicos e que sejam relevantes para a sua marca ou negócio. Os seus fãs vão gostar, comentar e partilhar – e adorá-lo por os fazer parecer tão bem. Cada vez que partilham o seu conteúdo, os amigos deles  terão a oportunidade de também gostar da sua página.

5. Não seja um mero vendedor.

Utilize o Facebook como uma forma de construir relações, e não ostentar o seu produto. Se os seus fãs gostarem de si, os negócios surgirão naturalmente. Torne a interacção como objectivo, e nunca subestime quem o segue – eles gostam que lhes impinjam alguma coisa tanto como você. Se for genuíno e der sem querer receber, os seus fãs vão responder. E aí estará a envolver fãs com o Facebook.

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