Comércio Electrónico – Sete Erros a Evitar

Já aconteceu a todos os que alguma vez experimentaram o comércio electrónico. Tínhamos tudo preparado para comprar alguma coisa, já com o cartão de crédito na mão e, por uma razão ou outra, nunca fechou o negócio.

Talvez tenha desistido à terceira vez que lhe foram solicitados os dados do seu cartão. Ou talvez tenham sido os custos de envio exorbitantes. Ou então o site deu algum erro que o fez fechar. A verdade é que existem pelo sete questões que podem levar potenciais clientes a fugir do seu site. Se pretende captar clientes é melhor tomar nota e evitar as armadilhas mais comuns.

1. O seu site é demasiado lento

Cada dois segundos de tempo de carregamento equivalem a uma taxa de abandono de 8% de acordo com a Gomez da Compuware (link). Se conseguir baixar o seu tempo de carregamento de oito segundos para dois, a sua taxa de conversão chegará aos 74%. É fácil perceber porquê: pretende mesmo perder o seu tempo à espera que um qualquer site carregue?

Infelizmente, existem muitas razões pelas quais o seu pode estar a demorar tanto tempo a carregar. Vários especialistas afirmam que muitos sites de comércio electrónico se encontram sobrecarregados com plugins de terceiros para o Facebook, Twitter e outras redes de anúncios – que, não raras vezes, podem tornar um site mais lento. Outro problema pode surgir da Cloud: se está a utilizar uma CDN (Content Delivery Network), o seu site pode ficar mais lento se o seu fornecedor estiver com problemas.

2. O seu site é demasiado complicado

Se pedir aos seus clientes para dar mais de cinco passos para comprar algo no seu site, então está a pedir demais. Recomendamos-lhe a seguinte sequência:

  • Página de boas-vindas / conteúdos do cesto de compras
  • Secção de facturação
  • Secção de expedição
  • Módulo de pagamento
  • Página de confirmação/pagamento

3. O seu sistema de pagamentos é massacrante

Nesta fase deverá querer seguir o nosso conselho sobre os campos a preencher. Existe alguma coisa mais frustrante do que introduzir o seu nome, morada, número de cartão de crédito e os três dígitos de segurança e depois introduzir tudo de novo só porque se esqueceu do seu código postal!? E sim, se a maioria dos seus negócios estão localizados em Portugal, será melhor colocá-lo no início, em vez de obrigar as pessoas a procurar o País.

4. Está a cobrar demasiado pelas entregas

Os especialistas afirmam que se está a cobrar mais de dez por cento do item para o enviar, então está a cobrar demasiado. Se assim for, os seus potenciais clientes irão abandonar o seu site mal cheguem à página de checkout, optando por algum concorrente que cobre menos portes de envio.

5. Está a exagerar na sua App para Tablet

Se um potencial cliente visita o seu site no seu iPad, isso não quer necessariamente dizer que estará disposto a fazer o download da sua app para iPad. Não invista demasiado a personalizar as suas aplicações móveis. A menos que tal acrescente um valor significativo, a maioria das pessoas vão perguntar-se “Porquê incomodar-se?”

Uma alternativa passa por optimizar o seu site para a melhor experiência possível no tablet algo que, até agora, muito poucos estão a fazer.

6. O seu site tem uma performance terrível em determinados browsers

Você até pode ser um fã do Google Chrome, mas ainda existe todo um mundo cheio de pessoas que utilizam versões antigas do Internet Explorer. Chegou a testar o seu site   em todos os browsers? É que, não raras vezes, quando os sites não se exibem correctamente em um ou mais browsers, os seus utilizadores tendem a abandoná-los.

7.  Está a propor ofertas irrelevantes aos seus clientes

Ok, acabou de fazer a sua venda. Esta pessoa indicou-lhe que se interessa pelos artigos que vende, portanto é natural concluir que possa querer comprar-lhe algo mais num futuro próximo. Assim sendo, porque não propor-lhe algum produto em que possa realmente vir a estar interessado? Um exemplo: se alguém lhe compra uma cama, não deve sugerir ao seu cliente para comprar mais camas, mas sim produtos complementares, tais como almofadas ou lençóis. Isto porque, em regra, uma cama é algo que compramos em cada cinco a dez anos…

O que é que o preocupa no que ao comércio electrónico diz respeito? Faça-nos saber na caixa de comentários.

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