O seu objectivo deste ano é aumentar as vendas da sua loja online? As suas vendas estagnaram? É preciso estruturar as suas tácticas de marketing digital, para poder voltar a crescer.
E como saber que táticas implementar? Temos a resposta!
Quando não se é um profissional de vendas ou um profissional de marketing, planear novas campanhas para o crescimento, pode não ser fácil. É difícil encontrar todas as sugestões importantes num só sítio. Para resolver isso criamos esta lista de estratégias que garantem o retorno ao crescimento nas vendas!
Melhores estratégias para aumentar as vendas da sua loja online:
Cupões de desconto
Cupões são uma excelente forma de espalhar a palavra sobre a sua loja online. É possivel personalizar os cupões, e é possível utilizar os dados obtidos com promoções anteriores para gerar ofertas que os clientes não conseguem recusar.
Ao mesmo tempo, também podemos controlar variáveis como: impacto (produtos específicos versus o inventário completo), duração da campanha, e sobre quem utiliza os cupões (todos os clientes versus vs novos clientes).
A melhor parte de utilizar cupões para promover um negócio online é ter o poder sobre a distribuição dos cupões, e portanto, escolher grupos de visitantes específicos para atrair novos clientes ou reactivar clientes antigos. Tudo o que precisa de fazer é seleccionar os canais de distribuição correctos.
Promova os cupões no site, mostrando-os em áreas de alta visibilidade como popups ou barras laterais. Lembre-se de criar ilustrações para garantir que os cupões são das primeiras coisas que um visitante da sua loja vê.
Crie um programa de lealdade
Um programa de lealdade é uma excelente ideia para reter clientes existentes e atrair novos. Ao dar prémios pelas compras efectuadas na sua loja, está a garantir que os clientes voltam para comprar mais, e ganhar mais pontos.
Uma boa táctica de marketing é oferecer descontos cada vez maiores e ofertas exclusivas para clientes leais. Tudo o que é preciso fazer é instalar um plugin, e terá um programa de lealdade completo que irá atrair clientes para a sua loja. Assim que o programa estiver em funcionamento, lembre-se de criar e executar uma campanha de marketing para espalhar a palavra!
Organize um concurso
Um concurso é sempre uma táctica de marketing que gera inúmeras visitas para o seu site. Contudo, ultimamente os concursos têm se vindo a tornar algo comum, portanto é preciso criar algo original.
Solte a sua criatividade, e utilize plataformas de concursos online para aumentar as suas vendas online. Um bom truque é evitar um concurso grande num pequeno espaço de tempo. Para além de ser um conceito ultrapassado, a curta duração é um problema.
Opte por um conjunto de mini-concursos que conseguem reter o interesse das visitas e que lhe permitirão gerar excitação. Lembre-se que os prémios devem ser de valor elevado o suficiente para chamar a atenção do segmento de visitantes que procura atrair para a sua loja.
Balance os feriados comerciais
Os feriados comerciais existem para vender coisas, e nunca falham. Eventos como a Black Friday ou a Cyber Monday são tão populares nos Estados Unidos que até já existem cá, e também têm bastante sucesso. Contudo, lembre-se que criar uma campanha criativa e oferecer negócios exclusivos e atractivos é a única forma de tirar o máximo partido destes dias. Se quer criar a melhor campanha publicitária possível, fale com a Intuitiva.
Organize um evento especial
Para além de capitalizar em eventos populares, também deve observar eventos históricos para a loja, como aniversários de lançamento de produtos, a celebração de um dia especial para os seus clientes mais importantes, e dias específicos para cada marca.
Os clientes adoram eventos com glamour. Com o marketing digital correcto, estes eventos são uma excelente forma de aumentar as suas vendas online com novos visitantes.
Flash Sales
Uma Flash Sale é uma promoção que dura um curtíssimo espaço de tempo. É uma das tácticas mais populares para quem quer aumentar o volume de vendas online e trazer mais visitas para o site. Estas promoções aproveitam-se do sentido de urgência que despertam nos clientes.
Ninguém quer perder a oportunidade de conseguir um negócio tão bom que só está disponível por um curto espaço de tempo.
Promoções limitadas no tempo, geralmente mostram a quantidade de produtos ainda em stock, ao lado de um contador que mostra o tempo de que os clientes ainda dispõem para efectuar a compra.
Em muitos casos, as lojas promovem as flash sales através da social media, o que resulta num aumento das visitas nas categorias que se encontram em promoção.
Ofertas para quem compra mais
Todas as pessoas gostam de ofertas, e as melhores ofertas são aquelas que sentimos serem merecidas. Quando oferece prendas, está a incentivar os seus visitantes a comprar mais produtos. Isto resulta em aumentar o valor médio de compras de um cliente, uma métrica operacional importante que é essencial para o aumento dos ganhos de uma loja. Outro excelente truque é misturar ofertas com flash sales para maximizar os resultados.
Oferecer benefícios centrados no consumidor
As lojas têm a tendência a focar as funcionalidades dos seus produtos em primeiro lugar, mas é mais interessante mostrar o impacto que eles podem ter no consumidor. A vantagem que o produto irá trazer para o cliente, de acordo com as suas necessidades, terá mais impacto na sua vontade de compra do que as características do produto.
Esta é uma técnica de marketing essencial para integrar em qualquer campanha. Foque-se sempre naquilo que o cliente “ganha” com a compra, e não apenas nas características do produto.
Cross-Selling e Upselling
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Entre as tácticas de vendas mais populares estão o cross-selling e o upselling. Consistem em vender produtos complementares. Esta estratégia é utilizado geralmente para produtos novos, ou para oferecer um serviço necessário ou complementar do produto principal. Ambas as tácticas são altamente eficazes no aumento do volume de vendas online.
Newsletters personalizados
Todas as lojas enviam newsletter, mas poucas se dão ao trabalho de personalizar os conteúdos de acordo com o seu alvo, depois é normal que não tenham impacto, ou pior, tenham um impacto negativo.
Se quer trazer visitas ao seu site com base nas suas newsletters, terá que as personalizar de acordo com os seus clientes. As newsletters devem apresentar produtos que se enquadram no histórico de compras do cliente.
Enquanto que o design e conteúdo da newsletter são aspectos essenciais do seu sucesso, a chave para trazer visitas para o site, através do canal email, é uma adaptação personalizada a cada cliente.
Oferecer os portes
É uma técnica clássica mas eficaz. Portes de envio gratuitos estimulam compras, ponto final.
Pode decidir limitar esta oferta a um certo número de encomendas, ou abri-la para todas as hipóteses de negócio.
Na Intuitiva recomendamos oferecer portes gratuitos para cada novo cliente. Isto encoraja os consumidores a descobrir a sua loja.
Venda em massa
Esta técnica é utilizada para aumentar o volume médio dos carrinhos de compras, vendendo produtos que o cliente não sabia que queria.
Para este propósito, promova a venda em conjunto. Por exemplo, “por cada 2, leve um grátis”. Esta técnica é excelente para vender dois produtos ao invés de um só.
A técnica tem que ser utilizada caso a caso, dependendo das margens de lucro geradas por cada produto. Com isto também ajudamos os clientes a conseguirem um bom negócio, o que fará com que eles voltem.
Enviar mensagem a informar que abandonou o carrinho de compras
Receber um email que avisa o cliente que abandonou um carrinho de compras pendente é uma boa ideia que demonstra preocupação, e tem um impacto positivo. Este impacto será ainda maior se acompanhar esse email com um pequeno desconto. Este incentivo pode ser suficiente para convencer o cliente a concluir a compra.
Recomende produtos complementares
É uma excelente forma de aumentar a taxa de conversão da sua loja online. Esta técnica costuma aumentar o volume do carrinho de compras dos clientes. Por exemplo, se um cliente comprar uma bicicleta, o site poderá sugerir uma bomba de ar ou um capacete como complemento.
Para recomendar produtos adicionais, pode utilizar a expressão “Os nossos clientes que compraram este produto, também compraram…”.
Para aumentar o seu volume de vendas, pode também recomendar produtos similares, mas de uma gama melhor, que portanto são mais caros que o produto original.
Conclusão
Estes são estratégias de vendas online que merecem a sua atenção. Mantenha-se actualizado e explore estratégias mais recentes, implementando as melhores sugestões, é essencial se quiser ver as suas vendas crescerem!
Embora a competição possa ser dura, há espaço para todos os que conseguem criar as suas próprias oportunidades. O mais importante é construir um plano que tenha em conta as tendências tecnológicas emergentes.
Para conseguir o melhor resultado, nada melhor que falar com um profissional, fale conosco hoje mesmo para discutirmos como podemos aumentar as suas vendas online.