Quantas relações com significado criou esta semana? Quantos contactos antigos cultivou? Quando é que foi a última vez que alguém o contactou para lhe contar a propósito de um projecto que lançou com alguém que havia conhecido através de si?
Quando se vive e respira o mantra “nunca coma sozinho” sabe quão importante é atrair e passar tempo com as pessoas que mais gosta: o tipo de pessoas que o ajudarão a seguir em frente mental, emocional e, claro, profissionalmente. Vai precisar de construir relações que, por sua vez, poderão ser vistos como o seu ecossistema social.
Hoje em dia é fundamental construir este tipo de ecossistema social. As sinergias com os parceiros que se encontram no seu ecossistema social vão permitir que não só atinja os seus objectivos pessoais como também, no longo prazo, farão com que se crie um fluxo perpétuo de ideias, projectos e energia positiva.
Compreender o ecossistema social
Construir um ecossistema social significa criar as ligações entre os membros do mesmo, para além de baixar as barreiras que existem à entrada de novos membros. Quando cozinha uma sopa, necessita de uma base líquida, ingredientes específicos, temperos e tempo de fervura. Da mesma forma, não poderá criar um ecossistema social do dia para noite, nem tampouco sem os ingredientes correctos.
As principais ferramentas para construir um ecossistema social passam pelo storytelling, pelas parcerias e pelo que se devolve à comunidade.
Passos para o storytelling
É muito difícil traçar a linha entre a gritaria e as partilhas, mas cada pessoa tem estórias interessantes para contar. Estas necessitam de ser partilhadas. Aqui ficam algumas dicas sobre como revelar a sua estória e partilhar.
- Passar um dia a falar com um parceiro, colega ou consultor a propósito de porque é que para si, pessoalmente, é importante ser ouvido. Escolha alguém que seja particularmente bom a colocar questões. Quantas mais questões forem colocadas, mais potencial terá o conteúdo a relatar;
- Identifique a audiência com quem gostaria de partilhar a estória;
- Identifique quais as estórias que preferiria partilhar;
- Coloque questões como: Pretende inspirar as pessoas? Ou apenas quer encontrar alguém que compreenda e adopte as suas ideias?
Enquanto estiver neste processo, não tenha medo de ficar vulnerável. Não existe nada de constrangedor em ser autêntico. A sua autenticidade pessoal vai dar-lhe uma ajuda sobre qual deve ser o seu papel no ecossistema social. Estas questões vão ajudá-lo a identificar o papel que pretende.
Na primeira abordagem precisará de identificar qual o ecossistema social que está a atrair e que pessoas é que vão seguir a estória.
Tenha atenção aos seus perfis nas redes sociais, website e nas biografias que utiliza. Pergunte a si mesmo quais as partes da estória que estão a faltar. Estará a dar ênfase aos elementos certos?
Metas de Brainstorming
Idealmente, após cerca de um dia de brainstorming terá:
- Um objectivo específico que pretende atingir com a construção do ecossistema social;
- Uma lista de tópicos que pode apresentar;
- Citações para a imprensa;
- Perfis e personagens dos elementos do ecossistema social e parceiros que espera atrair;
- Uma nova biografia pessoal;
- Isto é apenas o início. Esta lista deverá ajudá-lo a concentrar-se, sem o limitar de qualquer modo.
Medindo o Sucesso
Definir as suas estratégias vão ajudá-lo a atingir estes objectivos e identificar os recursos que necessita de alocar. Com uma única métrica em que esteja concentrado em melhorar enquanto constrói o seu ecossistema social, poderá medicar os resultados de uma forma concreta e objectiva.
No caso de um ecossistema local, como Lisboa ou Madrid, deverão ser tidas em conta o número de startups bem sucedidas. No caso de um programa de televisão como o Você na TV, deverão ser tidos em conta os projectos lançados ou as pessoas que são ajudadas.
No seu caso, pode ser o número de novos projectos que começou apenas porque facilitou o contacto entre os vários membros do ecossistema social.
Plano de 1 Ano para estabelecer parcerias
Mês 1 a 6: Pesquisa
As parcerias são todas a propósito de envolvimento e conhecer novas pessoas. Nos primeiros seis meses da construção do seu ecossistema social, precisará visitar todos os eventos da sua indústria para conhecer bem o terreno de jogo.
Este passo é fundamental, uma vez que é a única forma de conhecer as forças invisíveis que existem na comunidade. Mantenha estas questões e dicas em mente:
- Que pessoas, apesar da sua reputação, são importantes de ouvir e falar com?
- Qual é o seu nicho no meio deste caleidoscópio de personagens, produtos e tópicos?
Frequente palestras em universidades, ligue-se a jornalistas que escrevem sobre os assuntos que lhe despertam interesse e peça ajuda.
Não tenha receio de demonstrar que é novo na comunidade.
Encontre um guia que o possa ajudar a circular no seu ecossistema social. Poderá ser o seu mentor ou um amigo.
Mês 7 a 12: Crie ligações
Depois de seis meses, se for tão rápido quanto possível, já terá um conhecimento suficientemente alargado sobre os indivíduos, produtos, eventos e outras questões relevantes. Será capaz de os começar a juntar a todos, maravilhe-se com as ligações que criou e com todos os resultados que poderá retirar daí.
Lembre-se: Uma ligação bem sucedida é aquela que pode ser sustentada sem que esteja sempre a perder tempo.
Devolva à Comunidade
Ligações fortes e bem sucedidas entre membros de uma comunidade vão ajudá-lo a construir a sua própria realidade dentro do ecossistema social. Deverá criar tais ligações e começar a devolver à comunidade assim que possível.
Não espere nada em troca. Isto não quer dizer que deva apenas doar dinheiro para alguma obra de caridade (embora se já o faça, deverá continuar a fazê-lo). Isto significa:
- Organizar eventos da indústria ou ajudar a encontrar participantes relevantes;
- Fazer comentários em artigos noticiosos;
- Apresentar pessoas;
- Ajudar no brainstorm dos produtos de outros;
Este tipo de dedicação vai destacar a sua força e habilidade a outros. Desta forma, as pessoas vão voltar a si de forma frequente para falar de tópicos específicos, criando um ciclo benéfico de feedback.
Assim que tenha completado estes passos, é tempo de rever os seus resultados. Reveja as estórias, tópicos e citações que ouviu durante o exercício de storytelling. Será que as pessoas voltarão a si por causa destas histórias ou se identificam consigo de alguma outra forma? Qual a sua característica a que se referem mais frequentemente? Como é que poderá ajudar?
E depois?
Depois de seis meses a um ano, terá o seu ecossistema social estabelecido. Depois, poderá mudar-se para um novo ecossistema social.
Escolha o próximo e repita as fases de parceria e devolução. Seja aquele que faz a ligação entre cada ecossistema social. Crie ligações e misturas improváveis. Aponte ideias sobre como poderão ser fomentadas tais ligações.
As pessoas virão pedir o seu conselho com mais frequência, sabendo que é uma ligação entre vários ecossistemas sociais. Este é um processo contínuo que poderá expandir para redes cada vez maiores.