Como criar um site de alojamento local, tudo o que precisa saber.

Se quer criar um site de acomodação de reservas, saiba que os viajantes modernos querem que o processo de booking sejá rápido, fácil e seguro.

Ter o seu próprio sistema de booking num site independente dos tradicionais sites e booking, permite-lhe acesso a um novo canal de vendas, e uma enorme poupança nas comissões pagas aos marketplaces.

Mas antes de contratar um channel manager com elevadas mensalidades, saiba que o seu site pode ser directamente integrado com Airbnb’s e companhia, directamente a partir do WordPress, a platarfoma de gestão de conteúdos que usamos para construir os sites dos nossos clientes na Intuitiva.

Nada melhor do que utilizarmos o WordPress para construir o seu website de alojamento local, se quer saber quanto custa um site de alojamento local, escrevemos um excelente artigo que compara os preços praticados em Portugal, saiba mais aqui.

Tomou a decisão correta se está a considerar o WordPress para criar um site de alojamento local.

O WordPress é uma excelente oportunidade para donos de pequenos hotéis, donos de B&B (be and breakast) e agências imobiliárias. O wordpress permite-nos fazer o trabalho sem custos elevados, de forma rápida e profissional. De acordo com uma análise de mais de 700,000 sites de hotéis de mais de 150 Países, cerca de 20% dos sites de todos os sites de alojamento local são construídos em WordPress.

 

stats

Neste artigo vamos ver como é que se pode construir um site totalmente funcional que pode lidar com todos os processos do seu negócio: booking online, preços sazonais, gestão de inventário, taxas, custos, etc.

Começaremos a ajudá-lo a perceber melhor o que é necessário para criar o melhor site para alojamento local possível.

 

Requerimentos essenciais:

  1. Domain Name (nome de domínio).
  2. Hosting (alojamento).
  3. Software wordpress para sites auto alojados / profissionais.

 

Requerimentos específicos para sites de alojamento local:

  1. Tema – Pode ser qualquer tema do WordPress ou um relacionado com alojamento local, na Intuitiva somos especialistas no tema Divi, o qual utilizamos para todos os sites que construímos.
  2. Um plugin WordPress para gerir o booking e a integração com os outros canais onde liste a sua propriedade de AL (para evitar o overbooking).

Enquanto que as primeiras quatro coisas são primáriamente responsáveis pelo alojamento dos nossos dados (alojamento e domínio), as modificações do website (wordpress CMS) e a apresentação visual (tema) do site, o mais importante é o plugin para booking. Porquê? Porque lida com todos os pontos críticos do negócio: tipos de acomodação, preços, pagamentos online, inventário e gestão de booking, política de “regras da casa”, etc. Por isso vamos focar-nos no software agora.

No mercado wordpress, há poucas soluções que se comparem. Experimentámos várias alternativas para criar temas de alojamento local, e concluímos que o sistema da MotoPress é uma das melhores opções.

É uma solução robusta que está a ser continuamente melhorada. Inclui quase todas as funcionalidades que precisamos para começar um site de alojamento e gerir as reservas online.

O plugin da MotoPress lida com vários cenários de aluguer de propriedade, desde um hotel com vários quartos a simples acomodações de alojamento local.

Vamos agora ver as funcionalidades principais do plugin do MotoPress para booking para o ajudar a entender se pode ser uma forma eficaz de construir um website para o seu estabelecimento em particular.

Os próximos pontos podem continuar a ser úteis para comparação, mesmo que já tenha escolhido alguma outra solução.

 

 

Porque criar o seu site de alojamento local com Motopress e WordPress?

 

Salas e propriedades ilimitadas.

O plugin da MotoPress permite lhe utilizar um sistema que lhe permite lidar com multiplas propriedades.

Como sabemos, muitos outros sistemas de booking cobram mais quando adicionamos mais alugueres. Mas este plugin não nos limita – podemos criar tipos de acomodação ilimitados e pagar sempre o mesmo.

Para fornecer todos os detalhes sobre a sua propriedade, poderá adicionar a sua descrição, uma galeria de fotos, listar serviços, especificar a vista e os tipos de cama, lotação máxima, tamanho da propriedade e mais.

 

room details

 

 

A flexibilidade de preços e estações.

Podemos atribuir variáveis ilimitadas aos preços com base no que quisermos: períodos especiais (natal, casamentos), fins de semana, preços diários ou semanais, etc. Poderá aplicar qualquer variável a qualquer tipo de acomodação. Isto é também uma forma de associar diferentes preços aos seus alugueres com base nos benefícios de acomodação da altura do ano em questão.

 

 rates

 

Antes de associar os rácios, precisará de associar as estações com as respetivas datas de inicio e fim.

 

Extras opcionais

Pode criar páginas de booking e serviços que os clientes podem adicionar às suas reservas em conjunto com as suas acomodações.

Pode escolher o preço do serviço, a quantidade de vezes que o preço deve ser cobrado e escolher entre adulto ou acomodação.

 

services

 

Um cesto de alimentos, um aluguer de um veiculo, babysitting ou qualquer serviço do género – todos são exemplos de serviços que pode disponibilizar em separado no site.

 

services frontend

Por exemplo, pode-se integrar o custo de um pequeno almoço no preço da sala ao adicionar preço de “Suite com pequeno almoço” para que os viajantes possam escolher. Se quiser dar aos seus convidados a escolha, também pode adicionar o pequeno almoço como um serviço, para que eles o possam escolher para um dia apenas ao invés de para todos os dias.

 

Controlo de inventário

Informações de Inventário precisas e atualizadas são cruciais para evitar sobrelotação e garantir uma experiência positiva. Um processo totalmente automatizado de verificar os quartos disponíveis e reservados é conveniente.

search availability calendar

 

O sistema de backend acompanha todos os dados e envia notificações automáticas. Todas as marcações são atualizadas automaticamente com o estado apropriado. Não há necessidade de controlo manual. Podemos filtrar todas as marcações no modo de calendário:

 

bookings calendar

 

Também pode verificar os detalhes de cada reserva no menu de “todas as marcações”, onde poderá ver informações detalhadas de um cliente e da sua marcação. Pode editar os detalhes do consumidor e ver os registos.

 

edit booking

 

Contudo, a interação manual com a gestão do inventário também é fácil:

Pode verificar a informação do pagamento e até adicionar um pagamento manualmente se um cliente fizer um depósito.

 

payment manually

 

Podemos editar os extras de cada acomodação em clicks:

 

amenities

 

Pode bloquear acomodações especificas por razões como eventos especiais, manutenção ou por causa de reservas por telefone, como por exemplo:

 

block accommodation

 

Com um excelente equilíbrio de controlo manual e automático, facilmente evitará sobrelotação, mantendo a sua reputação ao mais alto nível.

 

Processamento de pagamentos online

A preocupação com a segurança dos pagamentos efetuados online é uma das principais razões pelas quais os donos de propriedade preferem fazer os alugueres presencialmente. Felizmente essa preocupação não tem grande razão de existir, com a variedade de formas de pagamento seguras que existem e que são fáceis de implementar no seu site wordpress.

Utilizando o plugin Motopress, poderá facilmente utilizar o PayPal, 2checkout, Braintree, Stripe ou qualquer outro com utilização do addon WooCommerce Payments

payment gateways

 

Como podem haver muitas outras formas de pagamento local para a nossa área, o addon WooCommerce payments irá ajuda-lo a integrar qualquer um.

 

woocommerce frontend

 

Adicionalmente, poderá definir o tipo de pagamento.

É fácil tornar o seu site numa plataforma segura para booking, sem pagar comissões a intermediários.

 

Gestão de reservas

O plugin irá permitir-lhe confirmar reservas: poderá confirmá-las manualmente, pedir ao cliente para confirmar via e-mail ou permitir confirmações automáticas no momento do pagamento.

 

confirmation modes

 

Digamos que só quer listar todas as suas propriedades e deixar que os clientes deixem um requerimento de marcação sem pagamento. Neste caso, poderá utilizar a confirmação por e-mail.

O sistema irá enviar notificações de confirmação para confirmação e cancelamento para o hotel e cliente. Se quiser oferecer aos seus clientes um excelente serviço pós booking, pode personalizar as suas notificações de e-mail de acordo com a sua marca.

Há templates de e-mail diferentes para todas as ocasiões, que podem ser alteradas quer em conteúdo quer em design.

 

email templates

 

Politicas de alojamento local personalizadas

Pode aplicar regras de booking personalizadas a todas as acomodações e até estações: dias de check in e check out para acomodações escolhidas, definir um período mínimo de estadia, etc

Deixamos aqui uma pequena demonstração de algumas políticas chave que pode aplicar ao seu plugin:

Definir a idade mínima das crianças no seu estabelecimento.

Política de cancelamento – pode permitir que os seus clientes cancelem as reservas, o sistema irá enviar notificações de cancelamento automáticos e também irá desbloquear a acomodação para marcações futuras.

 

screen cancellation policy

 

Tempos de chegada/partida pre-definidos.

 

check-in time

 

Tempo mínimo ou máximo de estadia (se o máximo for excedido, os viajantes terão que escolher outra data ou acomodação).

 

min and max stay

-Completar e corrigir os pedidos

-Taxas e informação sobre taxas, taxas de serviço; o cliente terá acesso a todas elas no sumário de custos, e o hotel também ficará com esses dados.admin dashboard booking

 

Um gestor de canal

Pode ligar a sua propriedade a outras – o sistema do MotoPress plugin permite fazer uma sincronização de todas as suas propriedades com o seu site. A sincronização é automática, é apenas essencial que o local onde aluga a propriedade suporte o tipo de ficheiro iCal.

 

sync calendars

 

Descontos personalizados

Os viajantes adoram vouchers, especialmente a sua clientela leal. Este plugin premitir-lhe-à criar cupões de desconto personalizados.

Pode personalizar o valor do desconto, definir uma data de validade, e escolher a que acomodações se aplica.

 

coupons

 

 

Um algoritmo de procura inteligente

O calendário de procura de disponibilidade é excelente: ele analisa as suas regras personalizadas, parâmetros de pesquisa de clientes e os períodos máximos e mínimos de estadia para demonstrar as melhores hipóteses.

O sistema também permite ativar “propriedades recomendadas”, que serão as primeiras a ser mostradas a clientes específicos.

Além disso, um cliente pode marcar várias acomodações com uma reserva.

Só precisará de marcar o máximo numero de adultos e crianças no menu.

 

search options

 

Solução multilingua

Se o site do seu negócio não for feito para uma audiência que fala Inglês, pode mudar a língua do plugin para praticamente qualquer língua. Ou, pode traduzi-lo para a sua língua com qualquer plugin de tradução.

O plugin é compatível com WPML – um dos plugins multilingua mais populares no WordPress.

 

language switcher

 

Uma experiencia mobile perfeita

Hoje em dia, muitos viajantes fazem marcações nos seus telemóveis e tablets. O motoPress oferece uma experiência feita para telemóvel graças ao seu excelente design feito de propósito para permitir a pesquisa e reserva mais rápida possível.

 

responsive design

 

Um começo fácil com um tema de alojamento local especializado para WordPress

Já existem muitos temas completamente integrados com o plugin MotoPress.

Optar por um tema é duplamente benéfico: primeiro, poupa dinheiro pois não tem que comprar um tema e plugin em separado; segundo, não precisa de configurar o design para conseguir um tema com uma aparência adequada.

Alguns dos melhores temas gratuitos para este plugin são:

Oceanica Hotel WordPress theme – Um tema leve que garantirá uma experiência agradável e simples ao utilizador, o que é crucial para fazer marcações online. É elegante, leve e eficaz devido ao motor de marcações.

oceanica

Villagio Vacation Rental WordPress theme – focado em múltiplos arrendamentos que pode fazer em diferentes localizações. Vem com várias funcionalidades de um plugin totalmente funcional, com suporte multilingua via WPML, e mais.

 

villagio

 

Conclusão

Com sorte, este artigo tê-lo-à ajudado o a perder os medos de construir um site de aluguer de propriedade com em wordpress. Com o plugin MotoPress, pode fazer tudo o que precisa, de forma simples e totalmente funcional para gerir as suas propriedades em variados níveis.

Também pode gerir as marcações de forma segura, sincronizar as suas reservas com agentes de viagem online, acompanhar todas as informações legais, e mais.

Tudo isto acompanhado por um alto nível te automatização e um interface fácil de utilizar.

Lembre-se, o primeiro contacto com a sua propriedade acontece online, faça com que a viagem dos seus clientes seja agradável ainda antes de eles terem entrado!

Fale connosco hoje mesmo e peça-nos um orçamento personalizado sem compromisso, somos a sua agência de web design e comunicação digital, podemos criar o seu site WordPress com o plugin MotoPress ou integrar qualquer outro channel manager no seu novo website.