Qual é a melhor hora para anúnciar online?

Qual é a melhor hora para anúnciar no Google, Meta e outras plataformas?

Esta é uma pergunta essencial para quem procura fazer publicidade online no Google, que pode resultar numa resposta complexa, mas que pode fazer toda a diferença no sucesso da sua campanha.

Os visitantes do seu site estão mais envolvidos às segundas ou sábados? Em que altura do dia é que as pessoas se registam mais facilmente como voluntárias? A maioria das suas contribuições acontece durante o horário de trabalho ou nos fins de semana? Podemos responder a todas essas perguntas usando alguns dados simples do Google Analytics.

O relatório de hora do dia no Google Analytics ajuda a identificar quando o seu site recebe mais tráfego e – o mais importante – quando é mais provável que o seu público se converta.

Saber quando o seu público está ativo e quando é mais provável que tome ações importantes no site (como registrar-se como membro ou efectuar uma compra) pode ajudá-lo a otimizar o seu orçamento de Google Ads para ter impacto no seu negócio.

Também é uma boa maneira de determinar quando deve dar prioridade aos seus anúncios no Google (especialmente se as suas campanhas tiverem um orçamento muito limitativo).

Como encontrar o relatório Hora do Dia

O Google Analytics torna mais fácil obter uma visão rápida dos dias e horas em que o seu site tem mais atividade. Na página inicial, podemos ver um mapa de calor dos dias e horas mais movimentados do nosso site:

Exemplo de horário de visitas num site.

A melhor maneira de mergulhar mais a fundo nos seus padrões de tráfego para dias da semana e horas do dia é configurar um relatório de hora e dia personalizado no Google Analytics (pode fazer o download do template desse relatório aqui, e se não sabe criar ou utilizar templates de relatório já feitos, pode ver este artigo, ou se não sabe configurar o Google Analytics ou onde começar, comece aqui! ). Depois de ter transferido estes relatórios personalizados, poderá ver facilmente como o seu tráfego flutua ao longo do dia e descobrir os melhores momentos e dias para executar os anúncios do Google com base nestes dados.

Como fazer publicidade online no google.

Observe como, além do tráfego do site, as taxas de conversão de metas e de conclusão de metas flutuam ao longo do dia. Para o site da Intuitiva, as horas de trabalho (quando as pessoas estão à procura de recursos de estratégia digital) são de maior conversão (uma vez que a maioria dos profissionais visitam o nosso site enquanto estão no escritório).

Uma das maiores vantagens de saber quando o seu público está mais alerta e pronto para agir é poder aplicar essas informações à sua programação e estratégia de anúncios do Google.

Como (e por que) determinar a melhor hora para anúnciar online?

Pode optimizar a sua conta de Anúncios do Google para a hora do dia (ou dia da semana), agendando os seus anúncios para os dias ou horas em que o seu público está mais interessado e é mais susceptível de se converter.

Os benefícios de um agendamento de anúncios personalizado incluem:

Gaste uniformemente o seu orçamento diário.

No Google Analytics, vá para Acquisition ” Google Ads ” Hora do dia para ver quando você está gastando os euros do seu orçamento. Isso também pode ajudá-lo a ver como a sua conta está “maxed” (ou seja, se você está gastando facilmente todo o seu orçamento a cada dia.

Se estiver a gastar o seu orçamento de forma uniforme durante todo o dia, atingindo um pico quando as pessoas estão mais ativas on-line e esgotando o orçamento à meia noite, verá algo como o seguinte gráfico:

Se a sua conta estiver maxed (ou seja, gastando todo o seu orçamento no início do dia), você vai ver algo assim:

Os seus anúncios do Google chegam ao pico das procuras diárias, mas depois caem ao meio-dia quando fica sem orçamento.

Se a sua conta de Google Ads esgotar seu orçamento no início do dia, pode estar a perder tráfego valioso que está pesquisando termos relacionados em horas posteriores.


Podemos corrigir isto configurando uma programação de anúncios personalizada para reservar orçamento e mostrar seus anúncios apenas durante horas de alto interesse ou alta conversão para garantir a melhor performance possível da sua campanha, face ao seu orçamento.

Mas espere, como sabemos quando o nosso público está mais interessado e potencialmente “engajado”?

Horas de pesquisa de alto volume

Usando o Google Trends, podemos ver o volume de pesquisa e os picos diários dos mesmos, consoante o nosso termo de pesquisa alvo.

Vejamos o exemplo acima, se está a ficar sem orçamento às 14h, você está perdendo o horário de pico do interesse do seu público nesta pesquisa específica.

Utilizando o Google Trends, ou ferramentas de pesquisa de palavras-chave semelhantes, pode compreender melhor quando as pessoas estão à procura de tópicos e questões relacionadas com o seu negócio e agendar as suas campanhas publicitárias em conformidade.

Você também pode analisar o tráfego orgânico do seu site para obter uma melhor compreensão de quando os usuários estão procurando por informações e serviços que sua organização oferece.

Neste caso, podemos definir um cronograma de anúncios personalizados para começar a executar nossa campanha mais tarde, para garantir que algum orçamento seja conservado para esses públicos (e o melhor momento para veicular anúncios atingindo os usuários que buscam recursos relevantes relacionados com o nosso negócio, serviços ou produtos).

Horas previstas de conversão elevada

É óptimo termos visitas, mas é ainda melhor quando elas convertem!

Felizmente, no relatório de hora do dia personalizado, podemos ver como a taxa de conversão dos objectivos do nosso site flutua ao longo do dia (se não sabe como configurar objectivos no seu site, eu explico-lhe como o fazer aqui).

Isto permitirá que identifiquemos as horas do dia em que os nossos visitantes são mais propensos a concluir ações no nosso site.

Estruture a sua estratégia de anúncios do Google em torno destas horas.

Neste exemplo, podemos deduzir que o melhor horário para apresentar anúncios é das 11h às 21h, quando sabemos que temos a maior oportunidade de converter os visitantes do site, e programar as campanhas de acordo com essa janela de tempo.

Você também pode aceder a esta informação directamente no Google Ads, no relatório de hora do dia, (Aquisição ” Google Ads ” Hora do dia) para ver quando o tráfego de anúncios do Google converte especificamente os seus objectivos de prioridade máxima.

Conclusão

Agendar as suas campanhas de anúncios horários em que seu público está mais engajado parece óbvio, mas é uma tática de otimização que muitos negócios ignoram!

Use horários personalizados de anúncios para maximizar as suas oportunidades de transformar os visitantes do site em clientes.

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