Como filmar entrevistas para as redes sociais

Entrevistas podem ser excelentes fontes de conteúdos para as redes sociais e para as suas campanhas de anúncios. São relativamente simples, de baixo custo, e se corretamente pensadas, são uma excelente forma de comunicação e storytelling!

A entrevista é pode ser a espinha dorsal de um projeto de marketing de conteúdos, de qualquer dimensão ou orçamento! Quando o objetivo é fornecer informações relevantes a um público-alvo, muitas vezes a forma mais fácil e eficaz é entrevistar alguém com essas informações.

No que toca à produção, podemos até mesmo usar o nosso telemóvel para gravar as entrevistas! É preciso apenas ter em consideração alguns pontos fundamentais, tais como os planos de camera que vamos utilizar, para que consigamos obter um produto viável.

Este artigo foca-se essencialmente neste aspecto, contudo, existem outros pontos importantes que iremos abordar mais tarde, tais como o guião da entrevista, entre outros.

Relativamente aos planos de camera, existem algumas considerações simples que podem melhorar o resultado final de forma substancial!

O enquadramento pode “fazer ou quebrar” a sua entrevista; se o seu enquadramento estiver mal feito, promovendo distrações ou fora do contexto da entrevista, o seu público não vai conseguir conectar-se com a mensagem, é fundamental evitar distrações, o foco deve estar no sujeito da entrevista.

Aqui estão algumas regras gerais a seguir a fim de obter os melhores ângulos para entrevistas e ajudar a garantir que a forma da sua entrevista é a melhor.

#1: “Are You Lookin’ at Me?”

Em geral, a menos que o seu sujeito se dirija directamente ao seu público como jornalista ou operador de telemarketing, ele não vai olhar directamente para a câmara. Em vez disso, o entrevistador (aquele que faz as perguntas ao seu sujeito) ficará de pé ou sentado apenas à direita ou à esquerda da câmera para que o sujeito pareça estar a olhar para fora da câmera. Isto frequentemente faz com que a audiência se sinta mais confortável com o que está sendo dito pelo sujeito do que se o sujeito estivesse olhando diretamente para a câmera. Para melhores resultados, coloque o entrevistador e o sujeito ao nível da câmara, para evitar que o sujeito pareça estar a olhar para cima ou para baixo para alguém.

#2: “The Rule of Thirds”

Por causa da regra # 1, prefira a linha do olhar do seu sujeito (a direção para a qual eles estão a olhar para fora da câmera), observando a Regra dos Terços. Considere seu plano da câmera como cortado em terços e coloque seu sujeito no terço oposto à direção para a qual eles estão a olhar. Por exemplo, se o seu sujeito estiver a olhar para a direita da câmara, posicione-o no terço esquerdo do enquadramento. Isto dá ao plano uma sensação de equilíbrio e remove qualquer “espaço morto” vazio atrás do sujeito.

#3: “What’s Going on Back There?”

Quando enquadrar o seu plano, considere o ambiente do sujeito. Tente não colocá-los diretamente em frente a uma parede branca entediante, mas também tente evitar o oposto: não os coloque onde possa haver grandes distrações em segundo plano. Uma pequena actividade que complemente o vídeo pode ser agradável, mas demasiada e o público pode ficar mais interessado no que se passa por detrás do sujeito do que no próprio sujeito.

#4: “How Far is too Far?”

Se estiver a fotografar com uma única câmara, enquadre o seu sujeito com um plano largo a médio, dando-lhe apenas um pouco de “espaço para a cabeça” (o espaço entre a cabeça e o topo do enquadramento) e terminando a parte inferior do plano em torno da secção média do sujeito. Isto será suficientemente abrangente para permitir à audiência ver as expressões faciais e a linguagem corporal do sujeito, mas não tão longe que deixem de ser o ponto focal da filmagem em geral.

#5: “How Close is too Close?”

Se tiver uma segunda câmara para a sua entrevista, use-a para obter uma imagem alternativa de Close Up do sujeito, colocando a segunda câmara bastante perto da primeira e enquadrando o sujeito desde a linha do pescoço até à ponta da cabeça. De perto, você não tem que ser tão cuidadoso ao deixar espaço entre a cabeça do sujeito e o topo do enquadramento. Certifique-se de que usa a mesma Regra dos Terços para este plano assim como para o “Grande Plano” (wide shot) se o sujeito estiver no terço esquerdo do seu Grande Plano, ele precisa estar no terço esquerdo do seu plano de proximidade, “Close Up”.

#6: “Two May Be Better Than One”

Embora a maioria dos vídeos de estilo entrevista não apresente o entrevistador na câmera, você pode optar por apresentar os dois no enquadramento. Este tipo de filmagens pode ser muito eficaz. Nesses casos, as Regras # 1 e # 2 não se aplicam, pois devem ser enquadradas uniformemente na foto e normalmente devem olhar um para o outro. Não se esqueça de considerar as outras Regras e terá um óptimo visual Two Shot.

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