Como matar o seu website WordPress em 7 simples passos

como matar um website

Acabou de criar o seu primeiro site wordpress. Muito bem. Agora provavelmente estará à procura da forma mais rápida de o destruir. Há tantas formas fáceis de destruir o seu próprio blog que criámos uma lista para lhe dizer quais são as melhores!

Atenção: Este é um artigo humorístico sobre tudo o que não deve fazer com o seu website. Os passos abaixo indicados devem ser evitados, pois eles são realmente eficazes na destruição de sites. Se quer saber qual o custo de desenvolvimento de um website novo, leia aqui o nosso artigo explicativo. Se precisa de mais ajuda, fale agora connosco.

 

Quem precisa de segurança?

Acabou de começar o seu blog. Ninguém o lê para além de si e da sua família. Porquê tomar algum tipo de medida de segurança? Nenhum hacker atacaria um site sem tráfego certo?

Na verdade, muitos sites wordpress podem tornar-se vitimas de ataques. Os hackers não querem os nossos dados do cartão de crédito, o que eles querem é roubar a nossa largura de banda. Eles querem alojar alguns dados ilegais no nosso servidor. Eles querem utilizar o nosso website como alojamento para malware que irá atacar os visitantes. Um site WordPress recente, e sem qualquer segurança, é um excelente alvo para um hacker.

Os hackers não atacam os sites pessoalmente – eles utilizam bots. Os bots podem atacar vários sites em pouco tempo. Negligenciar a segurança desde o inicio irá fazer com que o nosso site seja infectado e destruído em pouco tempo.

Uma forma ainda mais eficaz de destruir um site é ter o login como “admin” e a pass como “1234” – é um grande favor que fazem aos hackers.

Outra boa forma de sabotar o seu próprio site é não utilizar plugins de segurança, como o WP Cerber ou o MalCare, que protegem de ataques brute force. Evite também updates ao WordPress e aos plugins. Quão menos atualizado estiver o software, melhores as chances de destruir um site.

 

O alojamento menos dispendioso é o melhor!

Se está apenas a começar, porque ir para um preço competitivo? O melhor é pagar apenas 99 cêntimos, ou até gratuito.

E é mesmo isso que deverá fazer se não quiser atrair visitantes! Escolha um alojamento de plataforma partilhada barato. Isto fará com que o site fique tão lento que o google irá ignorá-lo por completo, e não o mostrar nos seus resultados sequer. Todos os visitantes que aparecerem no site irão rapidamente abandoná-lo por estarem fartos de esperar. Consegue imaginar alguém a esperar por um site durante mais de 2 minutos?

Companhias de alojamento de baixo custo também raramente têm algum tipo de redundância. Se o servidor for abaixo, vai se manter em baixo. E o seu site também. E se não tiver feito um backup, terá que construir o site desde o inicio. Ou deixá-lo morto.

Melhor ainda, escolha sites que não utilizem wordpress. Será ainda mais lento.

 

Não faça backups

Se o seu site for abaixo por alguma razão, existem algumas formas de o recuperarmos sem um backup. Mas por vezes, uma porção significativa do nosso site será perdida de qualquer forma, e teremos que o reconstruir. É normal que isto lhe dê vontade de desistir. Ainda bem, o melhor é deixar que ele morra.

Se tiver backups, o seu site irá viver um pouco mais infelizmente. Mas, se quer mesmo que ele seja destruído, o melhor é esquecer fazer backups, por exemplo, mesmo antes de um update importante. Continua a haver esperança, mas se tiver um plugin para backups automáticos, tais como o BackupBuddy, toda a esperança de destruir o seu website será arruinada, pois o site irá tornar-se imortal.

 

Utilize o tema errado

Quer que o seu site mostre o seu trabalho fotográfico? Escolha um tema para escritores! Quer um site simples para mostrar o seu portefólio de escritor? Escolha o tema mais caro possível como todo o tipo de funcionalidades inúteis! Melhor ainda, não escolha um tema com integração mobile, pois ninguém utiliza a Internet no telemóvel hoje em dia. Assim o seu site estará acessível apenas a quem utilizar PC ou Mac. Irão chamar-lhe velho do Restelo, mas ninguém o acusará de não ter princípios.

O tema errado irá tornar o seu site desagradável e difícil de utilizar. Se não funcionar em mobile, o site irá repelir 90% da população.

Há um problema ainda pior. O google não gosta de sites não otimizados para mobile, o que significa que o seu site será ignorado com base na má escolha que fez no tema. O google tem os seus favoritos, aqueles que funcionam com mobile, os que são rápidos, e os que têm bom conteúdo e o demonstram correctamente. Estes são aqueles que aparecem nas buscas. Os outros são escondidos, e ainda bem. Se quiser que o seu site não tenha qualquer tipo de tráfego e que morra de solidão, escolha o tema errado.

 

Instale TODOS os plugins!

Ter plugins é bom! E muitos deles são gratuitos- portanto porque não obtê-los todos? Obtenha alguns plugins para SEO, pois quantos mais melhor. Certo? Alguns anti-spam também (mesmo que ninguém comente as suas publicações). Plugins de estatísticas, para sabermos quantas pessoas não visitam o nosso site. O site vai ser um blog pessoal? Obtenha o plugin WooCommerce, pois nunca se sabe quando é que não vai precisar dele!

Demasiados plugins irão atrasar consideravelmente o seu website. E se estiver mesmo com muita sorte, muitos irão mesmo colidir e criar conflitos, causando ainda mais problemas! Portanto, do que é que está À espera?

 

Faça batota com o SEO (Otimização de motor de pesquisa)

Já ouviu falar sobre SEO. Sabe que é importante para atrair mais visitantes e talvez ganhar algum dinheiro com o site. Já leu algures que é uma atividade trabalhosa. Precisa de construir um site rápido e responsivo, e publicar muito conteúdo original de elevada qualidade(corretamente escrito, pois o Google liga a isso). Ninguém tem tempo para isso!

Mas descobriu alguém online que se dispôs a vender lhe alguns backlinks por alguns euros! Certamente é legitimo e trará bons resultados, se considerarmos ser ignorado pelos resultados de pesquisa do google. Se tiver sorte, o seu site poderá até ser penalizado por estar associado com fontes não fidedignas.

O que mais pode fazer para destruir a otimização do seu site? Abusar de palavras chave, abusar das meta tags com demasiadas palavras chave sem qualquer relação. Escreva textos que repetem várias frases sem oferecerem qualquer tipo de conteúdo. Ao invés de ganhar confiança através da publicação de conteúdo de elevada qualidade, tome atalhos. Rapidamente o seu site desaparecerá por completo da indexação do google.

 

Utilize imagens com direitos de autor. Não otimize!

Precisa de imagens atrativas para tornar o seu site atrativo, todos sabemos disso. Onde obtê-las? É simples! Quando vir uma imagem que gosta, copie e publique-a no seu site! Não interessa que não tenha direitos sobre ela. Ninguém vai descobrir.

Faça isso. Não só irá fazer com que o seu site seja fechado, poderá até trazer uma multa ou levá-lo para a prisão se utilizar a imagem de alguém que não achar piada À brincadeira.

Enquanto falamos sobre isso, deverá publicar as maiores imagens possíveis e evitar utilizar o potencial delas para SEO. Não adicione rodapés, descrições ou títulos. Apenas encha o website com todas as imagens gigantes que não lhe pertencem que conseguir.

Se não quer mesmo ir para a prisão por roubar propriedade intelectual alheia, tente utilizar imagens stock gratuitas com a licença CC0

Acabar com o seu site nunca foi tão fácil. Algumas das técnicas acima vão matá-lo instantaneamente enquanto outras irão apenas envenená-lo mais lentamente, tipo como o efeito do tabaco num ser humano. Escolha a arma cuidadosamente, e comece a destruir o seu site de forma sábia neste momento.

Se não quer destruir o seu site mas tem dúvidas no que anda a fazer, marque uma consulta connosco! Se precisa de um website novo, saiba quanto pode custar um novo website aqui.