As pessoas visitam o seu website pelo seu conteúdo, pelo que a forma como este se estrutura é um factor crítico de sucesso. Infelizmente, na maioria dos casos, você estará tão preocupado em transmitir informação ao seu potencial cliente que irá negligenciar a forma como esta deve ser apresentada.
A maioria das pessoas não lê, a menos que seja absolutamente necessário, sendo que preferem procurar apenas os pontos que mais lhes interessam. É por isto que é fundamental estabelecer uma hierarquia de conteúdos com fortes efeitos visuais para que os utilizadores possam, rapidamente, encontrar o que lhes interessa. Esta hierarquia também desempenha um papel importante enquanto guia para cada página, pelo que irá criar uma muito melhor experiência para o utilizador.
Assim sendo, quando se estiver a focar no seu conteúdo, é melhor que tenha em atenção estas três dicas:
Os espaços em branco são provavelmente o factor mais importante a considerar, na medida em que vão permitir que o utilizador se concentre no conteúdo de cada secção;
Quando estiver a lidar com grandes pedaços de informação, separe-os em pequenos textos que sejam mais amigáveis para a leitura, utilizando cabeçalhos, marcadores, citações e parágrafos;
Os conteúdos que possibilitem a leitura são importantes, logo a altura das linhas de texto devem ser grandes o suficiente para que possibilitem uma verificação rápida do utilizador. As margens e espaços entre letras também devem ser levados em consideração.
E, obviamente, que quando falamos de conteúdo, a correcção ortográfica e gramatical devem ser uma constante.