Quanto custa a criação de um website novo?

Ter um website actual, rápido e responsivo é hoje uma questão de sobrevivência para o seu negócio! Não desvalorize o impacto que um website profissional pode ter no seu negócio.

Quanto poderá custar-lhe a criação de um website capaz de representar a sua marca e o seu negócio? 

 

Comparámos apenas os preços que permitem a criação de websites bem pensados, com objectivos profissionais.

A diferença entre criar um website amador ou criar um website profissional, não se verifica somente no preço, mas também na percepção que os utilizadores do website vão sentir na utilização do mesmo, por isso poupar alguns euros num website pode mais tarde revelar-se num erro Crasso, em alusão à etimologia do termo.







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    Um website é um dos elementos mais importantes de qualquer negócio, não procure atalhos.

     

    Criar um website para o seu negócio, pode aumentar o lucro imediato em mais de 45%, conforme indicam estudos recentes. Milhares de negócios em Portugal ainda não possuem um website, e muitos outros não têm um website actualizado e responsivo.

    As empresas Portuguesas gastam apenas 10% do seu orçamento de marketing no canal online, e na hora de desenvolver um projeto tão vital como o website da sua marca, as empresas optam pelo serviço mais barato que encontram, o que muitas vezes se revela um erro crasso que na maioria dos casos pode levar a um declínio rápido do negócio ou até mesmo à sua extinção.

    Os serviços de manutenção e alojamento, que podem afetar drasticamente a performance do seu site, são outro serviço bastante desconsiderado pelos empresários Portugueses.

    Um serviço de alojamento não profissional, não lhe garante uma boa resposta do seu website caso tenha muitas visitas simultâneas, algo a que pode levar o seu website a não ser navegável, e é algo que não é obvio de perceber!

    Outro problema grave com um website lento, preste atenção ao que lhe vou dizer agora – se o seu website levar mais do que 3 segundos a carregar, é o mesmo que não ter website.

    O mais barato que se encontra, como em tudo na vida, regra geral, acaba por sair caro.

    Na hora de criar ou atualizar o seu website, opte por um serviço profissional e assegure o investimento necessário para a realização de um trabalho de excelência e que de facto impulsione a sua presença digital.

    Já no alojamento, opte por um serviço de Alojamento e Manutenção GERIDOS, e aqui o termo chave é gerido! É absolutamente fundamental para um website profissional.

    Muitas empresas que oferecem o registo de dominios, tentam efectuar o upsell, ou incentivar a compra de um nome de domínio, associando uma oferta de alojamento de baixo custo, note que, em 100% dos casos que confirmamos, este tipo de alojamento NÃO é gerido, que na prática, é o mesmo que deixar o seu website novo ao abandono.

    Façamos a seguinte analogia, imagine que o seu negócio é de motorista, onde irá passar a maior parte do seu dia? Dentro de um carro certo? Sendo o seu negócio, a sua fonte de sustento, a sua marca, o local onde passar a maior parte do seu dia, você vai querer poupar no carro? Na manutenção do carro? Correndo riscos desnecessários? Possivelmente, se conseguir imaginar-se nesta situação, a sua resposta será que não, então pense da mesma forma em relação ao seu website porque ele pode muito mais que aumentar as suas vendas, ele pode ser TODO o seu negócio!

    Quanto custa um website profissional?

    Ainda existe muita confusão sobre o que é que um site faz, e quanto deve custar – precisamos de gastar milhares, ou podemos simplesmente construi-lo nós mesmos?

    E se investirmos para alguém desenhar o nosso site, quais os custos a longo prazo?

    Precisamos de um design totalmente personalizado, ou podemos optar por um design pré-existente?

    São questões que compreendemos bem. É difícil saber por onde começar, cada caso é um caso. 

    Neste artigo vamos explorar todos os custos envolvidos com a criação e manutenção de sites de todas as diferentes dimensões, para lhe oferecer uma ideia mais clara do que precisa, e do que poderá custar um website profissional.

    Na Intuitiva podemos ajudá-lo a construir o seu novo site. Basta que solicite o seu orçamento connosco sem compromisso.

     

    Criação de websites, por categoria:

    Existem diferentes tipos de websites, mas para o propósito deste artigo, vamos dividi-los em 4 categorias diferentes:

    website simples

    Website simples

    Estilo brochura, composto por uma a cinco páginas com múltiplas secções, por exemplo uma landing page (página de destino) e uma página de contacto.

    Um website básico é composto por entre uma a cinco páginas, e apenas tem funcionalidades simples. São excelentes se quisermos uma presença online simples. São ideais para profissionais por conta própria, em industrias tradicionais, que não precisam de fazer updates constantes.

    Investimento total expectável na criação de um website simples,

    Entre 2000 e 3500 euros.

    Peça aqui uma proposta-orçamento gratuita e imediata para o seu website simples.

    Ao criar o seu site, não se esqueça que as suas necessidades irão evoluir. Se estiver a planear expandir a sua empresa, ou prever aumentos súbitos no número de visitas ao seu site, informe o gestor do projecto, para que o seu site esteja preparado para qualquer desafio futuro.

    Website simples
    Detalhes adicionais sobre os custos associados:

     

    1. Design e construção: 1000€ a 3000€
    2. Produção de conteúdos e guia de estilo simples: 500€ a 1000€
    3. Manutenção, actualizações e alojamento gerido de qualidade Cloud: 30€ a 90€ /mês.
    4. Caixa de email profissional: a partir de 5€ /mês.
    5. Updates de conteúdos, textos e imagens: 100€/hora.

     

    Claro que, estes preços dependem do tamanho e complexidade do site e de quem irá fazer as actualizações do site e dos conteúdos, assim como se irá utilizar um serviço de email profissional (em média 5€ por caixa de correio) ou um serviço de email associado ao hosting partilhado (sem custos).

    Tenha em consideração que uma grande parte do tempo despendido a produzir o seu site está na produção dos conteúdos para o seu site, forneça referências de outros sites em relação a o que procura, prepare um guia de normas da marca que defina tipos de letra, cores e logótipo a utilizar, ou peça ao seu designer para produzir um guia de normas da marca.

    Saiba especificamente quantas páginas ou secções precisa, e que textos e imagens quer colocar nas páginas.

    website profissional

    Website profissional: Institucional ou Startup

    Estilo institucional, várias páginas ou página única com várias secções, rico em funcionalidades e com integração com redes sociais, optimização para motores de busca, e Google Analytics.

    É a opção adequada para startups, pequenos negócios, freelancers e pessoas que precisam de fazer updates com alguma regularidade.

    Investimento total expectável na criação de um website profissional,

    Entre 3500 e 7500 euros.

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    Website profissional
    Detalhes adicionais dos custos associados:
    1. Design e construção: 3500€ a 5000€
    2. Produção de conteúdos e guia de estilo simples: 500€ a 1000€
    3. Manutenção, actualizações e alojamento gerido de qualidade Cloud: 30€ a 90€ /mês.
    4. Caixa de email profissional: a partir de 5€ /mês.
    5. Updates de conteúdos, textos e imagens: 100€/hora.

     

    O nosso processo de desenvolvimento para sites profissionais, do tipo institucionais ou startup, já requer um pouco mais que um site básico, e é a oportunidade ideal se procura um upgrade do seu site já existente para uma imagem mais actual.

    O que geralmente aumenta o custo de um site de pequenos negócios é a concepção e gestão de um funil de vendas integrado. Um website profissional para um pequeno negócio ou startup, requer o planeamento e integração das campanhas de anúncios para gerar visitas ao site.

    Opte por um website profissional com um design responsivo e um sistema de gestão de conteúdos, como é o caso do WordPress.

    Estes sites costumam ter mais páginas do que um site básico, e geralmente são desenhados para funcionar primariamente em dispositivos móveis, que são a forma de acesso mais utilizada hoje em dia.

    Estes sites são excelentes para quem quer fazer updates regulares ao conteúdo do website, o que pode ser fundamental a nível de optimização para motores de busca. Um website profissional, quase sempre, inclui uma secção de noticias ou destaques, que irá requerer actualizações e inserções de conteúdos regulares.

     

    Pagar por um site bem desenhado não é uma garantia de sucesso.

    Assim que tiver o seu site concluido, recomendamos que reforce a sua presença com updates de marketing e conteúdo, de forma a fazer com que os visitantes continuem a voltar ao site. Disponibilizar um orçamento mensal de tempo e dinheiro pode ser uma excelente forma de garantir que o seu site se mantém popular.

    website para loja online

    Website loja online

    Uma loja online irá requerer tudo o que um website profissional tem, mas ainda mais.

    As funcionalidades da loja online exigem um website com capacidade para gestão de vendas, seguimento de envios, diversos meios de pagamento, assim como acompanhamento ao cliente e gestão da encomenda. É o ideal para qualquer negócio que queira vender online.

    Investimento total expectável na criação de um website profissional,

    Entre 3500 e 10000 euros.

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    Loja online
    Detalhes adicionais dos custos associados:
    1. Design e construção: superior a 3500€
    2. Produção de conteúdos e guia de estilo simples: 500€ a 1500€
    3. Manutenção, actualizações e alojamento gerido de qualidade Cloud: 30€ a 90€ /mês.
    4. Caixa de email profissional: a partir de 5€ /mês.
    5. Updates de conteúdos, textos e imagens, inserção de produtos: 100€/hora.

    O custo deste tipo de sites pode variar bastante. O preço é afetado pelo número de produtos que queremos ter em stock, e o numero de variedades de cada produto que está acessível para compra.

    Também, claro, dependerá do número de funcionalidades individuais que queremos incorporar. Podemos esperar que um design para loja online inclua um sistema de gestão de vendas, tracking de entregas e uma funcionalidade de live chat, para além de todas as funcionalidades já presentes e exigidas para um website profissional.

    Ao comissionar a sua loja online, é importante pensar bem em tudo o que será necessário para gerar confiança junto do cliente. Uma loja online acaba por ser a maior representação da sua marca –

    Precisa que os visitantes fiquem a ler artigos, e que se envolvam com as suas redes sociais? Quer que as visitas voltem ao site? Ou será uma loja mais simplificada em que as pessoas fazem as compras o mais depressa possível sem muitas opções? A maior parte das vendas será efetuada através de dispositivos móveis, como um smartphone, ou pelo desktop?

    Em adição à manutenção normal, o alojamento, domínio e custos de design, sugerimos que também considere os custos de um certificado SSL profissional. Isto irá adicionar mais uma camada de segurança ao seu site, o que dará uma melhor sensação de segurança aos clientes. Isto dará ao site um prefixo “https” ao invés de “http”, o S significa seguro, e isto é levado a sério. Especialmente pelo Google.

    website feito à medida

    Website de dimensão corporativa / lógica aplicacional personalizada.

     Sites com bases de dados, funcionalidades avançadas e sub páginas ilimitadas. Ideais para negócios complexos, como websites para Booking de alojamento local, listagens de propriedades imobiliárias, serviços financeiros, recrutamentos, saúde e fitness, etc.

    Website simples
    Custos associados a um website de dimensão corporativa:

    Os websites por medida são excelentes para empresas maiores que requerem mais funcionalidades, com um maior numero de visitantes ou mais informação para partilhar, ou ainda que tenham necessidades únicas de gestão de informação, manutenção de bases de dados e modelos transacionais específicos.

    Para sites mais pequenos sem qualquer requerimento complexo, um webdesigner pode normalmente modificar um site já existente para o nosso negócio. Neste caso, o website é customizado, mas não por medida. O verdadeiro website por medida é criado de raiz para obedecer a um conjunto específico de requerimentos.

    Estes sites funcionam à base de bases de dados. Têm funcionalidades avançadas e sub-páginas ilimitadas. Geralmente são requeridos por negócios de certas indústrias, incluindo serviços financeiros, saúde e arquitetos. Os websites bespoke também são os melhores no que toca ao mobile, pois se dedicam a criar um design fluido específico para o seu ecrã. 50% das pesquisas online são feitas pelo telemóvel, portanto isto é muito importante.

    Ao pedir um site destes, é importante estar a trabalhar com um parceiro dedicado. A não ser que tenhamos uma relação forte com um freelancer talentoso, recomendamos que procure uma agência. Isto garante que receberá o melhor serviço possível.

    Os preços para este tipo de projecto começam nos 500€ por dia e tem geralmente uma duração média de vários meses, ou anos, de desenvolvimento, até se alcançar um produto mínimo viável.

    O custo total poderá ascender aos milhares de euros. Em termos de preço, um site por medida é certamente mais caro que qualquer outro tipo de site.

    website feito à medida

    Outras Opções, crie o seu próprio site / DIY e os website builders.

    Claro que, a opção mais barata é o DIY (Do it your self ou em Português o  Faça-você-mesmo).

    Há vários designers de sites no mercado que permitem a criação de um site simples, mas com contrapartidas. Requerem o seu tempo, têm uma curva de aprendizagem que pode ser complexa de mais para o seu nível de utilização tecnológica, e caso requeira funcionalidades mais avançadas, podem não existir ou podem requerer pagamentos elevados e muitas vezes recorrentes.

    Estes construtores de websites, também assume que você tem tempo para dedicar à construção de um website. Tendo em conta que levará bastante mais tempo que um especialista (como seria espectável), este fator é de longe o menos apelativo para a construção do seu website.

    Contúdo, são excelentes para criar um site simples que podem caber num modelo pre-desenhado.

    Website simples
    O que precisa de saber sobre os website builders?

    Website builders

    Se quer evitar os custos de pagar a um profissional, pode considerar utilizar um website builder para criar o seu site. Estes criadores são ferramentas que nos permitem criar sites apelativos de forma rápida e eficiente. Com os builders, todos os aspetos técnicos ficam em boas mãos. O hosting é providenciado pelo website builder, e podemos simplesmente copiar e colar elementos na nossa página, sem saber programar.

    Um site feito com um website builder não é “verdadeiramente seu”.

    Criar um site desta forma implicará ficarmos limitados ao web builder. E refêns da empresa do builder, o site nunca é verdadeiramente seu e pode ser “deitado abaixo” ou “sequestrado” a qualquer momento, para além de que o alojamento destes builders costuma ser partilhado e muito limitado, o que significa que se o seu site tiver muita afluência, possivelmente vai “abaixo” e deixa de estar acessível.

    Se o seu negócio depende um website, ou se um website pode afetar a sua marca negativamente, sugerimos que contrate um profissional para o auxiliar ao invés de utilizar um destes builders.

     

    IMPORTANTE: Se procura criar uma loja online, este tipo de produto pode ter séries consequências para o seu projecto.

    A última coisa que recomendariamos é que use os construtores de lojas online, à excepção talvez do Shopify (que vai depender muito das suas expectativas de crescimento e estratégia de marketing).

    É inclusive, MUITO curioso, que algumas empresas de grande dimensão nacional oferecem produtos de mensalidade com custos encaputados para lojas online “standardizadas”, que são tecnicamente absurdas, por exemplo, não conseguem sequer suportar um punhado de utilizadores em simultâneo, um caso recorrente e consequente do modelo de negócio e infraestrutura destas empresas e das suas soluções.

    Se a componente de venda online é fundamental para o seu negócio, recomendamos que opte sempre por uma solução personalizada e com a atribuição dos devidos recursos e atenção, necessários, para que possa ter sucesso.

     

    Exemplos de website builders que pode encontrar online

    Dentro do universo conhecido de website builders, estes são talvez os melhores e mais acessíveis:

    Um tema comum entre estes websites builders é a promessa de um website profissional e de não necessitar de “design skills”, na teoria, na pratica não será, mas se gosta de aprender ou se o seu orçamento é mais limitado, são opções viáveis.

    Na Intuitiva, não vemos estes builders como “concorrentes”. Vendemos um produto diferenciado, encaramos os websites de uma forma diferente, pensada, dentro de uma estratégia de marketing, com intenção e propósito, para que possa dedicar-se ao que mais importa, o seu negócio.

    Custos adicionais com um website?

    Nome do Domínio

    Para lá dos custos de design, o custo principal será a compra de um domínio (para quem não tiver já um)

    Um domínio, ou “domain name”, é uma morada única para um site. Por exemplo, o domain name da Intuitiva é “intuitiva.pt”

    Os sites .com e .pt custam entre 15 a 30 euros por ano.

    O site só será seu enquanto pagar este valor, se deixar de pagar perder o direito ao domínio e ele pode ser registado por outra pesoa.

    Assim que tiver decidido o seu nome de domínio, e caso este esteja disponível, poderá compra-lo num site como o GoDaddy.

    Os preços variam dependendo na popularidade da extenção do seu domain name.

    As extensões mais desejadas , por exemplo, a .ai, podem custar centenas de euros por ano, portanto procure algumas combinações antes de escolher um.

    Para o propósito deste artigo, limitámos o custo do nome do seu domínio a 100€ por ano.

    Alojamento, qual optar?

    Todos os sites precisam de ser alojados num servidor, é isso que faz com que fique disponível e acessível pela internet.

    Basicamente significa que estamos a alugar ou a comprar um espaço na internet.

    Entender o significado de hosting não é necessário, mas é essencial saber que o nosso site precisa dele.

    As opções de Alojamento são:

     

    Alojamento Partilhado, desde 3€ a 20 eur mês (não recomendamos)

    É a forma menos dispendiosa se o seu website não for profissional.

    A nossa plataforma é partilhada com outros sites, o que significa que o custo é partilhado. 

    O lado negativo é que também partilhamos a largura de banda.

    Imagine que aluga casa partilhada com mais 200 ou 300 pessoas, mas no fim do dia só existe 1 cozinha e 2 ou 3 banheiros. Bem, o alojamento partilhado (o tal que é muito baratinho) é mais ou menos condenar o seu website a essa experiência.

    Isto significa que competimos pelo espaço no servidor com outros sites.

    Traduzido por miúdos, se os websites dos seus concorrentes tiverem alojamento profissional, dificilmente o seu site irá superá-los nos resultados de pesquisa.

    Pralém de que, se planeia criar campanhas de publicidade paga, tendo o seu website como destino da landing page dessas campanhas, esta opção é absolutamente proibitiva.

    De resto, é uma excelente opção para websites amadores.

    Alojamento Gerido, preferencialmente na Cloud: desde 29 a 100€ mês (a opção profissional)

    Com o cloud hosting o nosso site está num servidor virtual.

    É uma opção popular por várias razões.

    Para começar, os planos podem acomodar grandes aumentos no número de visitas. É fácil adaptar hosting na cloud para acomodar as nossas necessidades e só pagamos o que utilizamos. 

    É a melhor opção para sites com muitas visitas – por exemplo, websites com campanhas de publicidade como fonte de visitas.

    O alojamento na Cloud permite que o seu website não partilhe um servidor com outros sites, logo não temos que competir por largura de banda, memória, capacidade de processamento, e não ficamos associados a outros websites com spam ou piores práticas.

    É uma opção lógica para um site com exigências de marca, e que precisa de oferecer garantias de resposta no bom funcionamento, segurança e uptime.

    Por último, Infraestrutura dedicada.

    Com esta opção, temos o nosso próprio servidor dedicado ao nosso site.

    Os websites que são particularmente grandes ou complexos, ou que requerem grande segurança beneficiarão de infraestrutura dedicado.

    Alguns projectos podem ter necessidades especificas de infraestrutura dedicada.

    Aqui o custo pode ir dos 8 ao 80, muito rapidamente. Ou seja, desde milhares, a milhões de euros, literalmente.

    Qual o custo da actualização e manutenção de um website?

    Para além dos custos de alojamento, também precisaremos de ter em conta o custo das atualizações, da produção de conteúdo – o chamado marketing de conteúdos – e os custos de desenvolvimento e marketing, como por exemplo, expansão do website e campanhas de publicidade.

    Os custos variam dependendo do tamanho do nosso site e da quantidade de informação a actualizar.

    Lembre-se que o site nunca está realmente “concluído”, mesmo quando estamos felizes com a sua aparência e funcionalidade.

    Garanta que faz os updates de uma forma ou de outra regularmente, de forma a manter a sua audiência interessada, e para aparecer nas procuras do google.

    Uma estratégia de produção de conteúdos é fundamental, podem ser necessários inserções de novos produtos, de imagens de trabalhos realizados, de novos artigos, notícias, novidades, etc.

    Tenha ideia dos seguintes valores,

     

    1. Produção de conteúdos escritos

    Produzir conteúdo escrito é algo que podemos fazer nós próprios, mas que pode ser muito melhor se contratarmos especialistas. Os custos variam entre 75 e os 500 euros por artigo original, devidamente formatado e decorado com imagens e vídeo.

     

    2. Imagens

    Contratar um fotógrafo para recolher um conjunto de imagens para a nossa marca ou produto é sempre uma boa escolha. Podemos também comprar imagens de stock. O preço médio de uma sessão ou reportagem fotográfica, em Portugal, varia entres os 75€ e os 1500€.

     

    3. SEO/Marketing

    Digamos que possui uma pastelaria em Lisboa. Googlar pastelaria em Lisboa irá produzir demasiados resultados. Como fazer com que o nosso website apareça logo em primeiro?

    Muito tem a ver com a relevância do nosso negócio, e no quão atualizado o nosso site está, e quantos visitantes têm. Contudo, há outras coisas que podemos fazer para garantir que o nosso site aparece o mais acima da lista possível.

    É ai que entra o SEO. Significa Search Engine Optimisation, ou seja otimização do motor de busca, é o processo de fazer com que um site ganhe o máximo de visibilidade possível, o que irá significar mais negócio para si!

    Os motores de busca gostam mais de sites que carregam depressa e que oferecem a informação que as pessoas procuram, entre outras coisas.

    Na Intuitiva oferecemos serviços de SEO como parte da construção do site, geralmente este investimento começa nos 150€ mensais para gestão e optimização SEO, ao qual deve acrescer a produção de artigos originais e conteúdo estrategicamente relevante para que o SEO funcione.

    Vamos conversar? Peça o seu orçamento aqui.

    A quem recorrer para criar o seu site?

    1. Você mesmo.

    Os website builders tem se tornado mais prevalentes e sofisticados recentemente. São agora uma forma legitima de criar sites individuais ou de negócios. Para além do benefício de custo, também nos permitem colocar um site a funcionar em apenas algumas horas, com pouca experiência de design necessária. Pode também procurar desenvolver copetências nesta àrea através de um curso na Udemy.

     

    2. Agência de web design (Intuitiva.pt)

    Agências de web design que prestam serviços de web designer são geralmente experientes. Criar sites é o que e sabem fazer, e sabem fazê-lo bem, é o que nós fazemos aqui na Intuitiva, pode sempre pedir-nos um orçamento sem compromissos!

    São a opção para sites que vão desde o básico ao institucional, passando pelas lojas online.

     

    3. Freelance developer

    Recorrer a um freelancer é outra opção para criar um site simples.

    Encontrar um freelancer adequado pode levar algum tempo e muitas vezes não sabemos com quem estamos a trabalhar, se bem que existem excelentes profissionais.

    Poderá ser difícil econtrar alguém com a experiência necessária, um freelancer commum raramente tem a mesma capacidade de produção que uma agência com uma equipa multi-disciplinar.

    Geralmente os freelancers trabalham com um preço por hora, “price based”, o que nem sempre é uma boa opção de gestão e pode resultar em dificuldades de comunicação e entregas fora de prazo.

    Opte por um freelancer que trabalhe num modelo de valor, “value based”, o custo será mais elevado mas é o preço a pagar por qualidade de serviço e experiência.

     

    4. Marketplaces 

    Utilizar uma empresa de marketplace de serviços offshore é uma das opções menos dispendiosas.

    Contudo, as histórias de terror que correm na Internet, tiram o sono a qualquer um. Basta uma pesquia no Reddit ou Quora para perceber muito rapidamente que os maiores marketplaces de serviços digitais, como o UpWork ou o Fiverr são uma autêntica corrida para o fundo do poço.

    Os freelancers e os falsos freelancers (agências localizadas em países de terceiro mundo) canabalizam o preço e isso é refletido na qualidade do serviço.

    Se já é díficil encontrar um bom freelancer localmente, encontrar alguém com quem se possa depender, num marketplace digital, é como encontrar uma agulha num palheiro, é quase impossível e regra geral, não compensa o esforço.

    Os marketplaces são autênticas “sweat-shops”, fábricas de despachar trabalho, onde a qualidade é absolutamente um pensamento de segundo plano.

    A excepção são alguns marketplaces de nicho, de nova geração, que portegem e vetam os profissionais, como por exemplo, o Contra.

    Se optar por um marketplace internacional, algo que muitas vezes não é perceptível mas que pode ter consequências nefastas na criação do seu site, é a diferença de horários e a barreira da língua.

    Tenha especial cautela com propostas que se destacam por orçamentos demasiado baixos, são um indicador que o prestador de serviços tem pouca experiência técnica ou comercial, ou pior, que oferecem um serviço de baixa qualidade.

    Quais as etapas de desenvolvimento no processo de criação de websites?

    1ª etapa: A Proposta

    Cada projeto de web design resume-se ao objetivo que temos para o nosso site.

    Se for apenas um site simples para mostrar produtos ou serviços, então o processo não necessita ser extenso.

    Contudo, se o nosso site for um elemento fundamental da nossa prestação de serviços, poderá ser um projeto amplo, e tudo depende dos objetivos que pretendemos atingir.

    O segredo para desenvolver um site de sucesso é assegurar que conhecemos exatamente o que queremos e, mais crucial ainda, compreender o que necessitamos!

    Na Intuitiva, rejeitamos a abordagem de soluções “tamanho único”. Dedicamo-nos a compreender profundamente as suas necessidades específicas, a sua visão e objetivos, para assim desenhar e construir um website que não só atenda, mas supere as expectativas dentro do seu contexto único.

     

    2ª etapa: Modelos e Estrutura do website

    Os modelos são cruciais para compreender o conteúdo que será exibido na página, a sua estrutura, o fluxo de utilizadores e como o site funcionará de forma simplificada.

    É fundamental entender estes aspectos antes de nos entusiasmarmos demasiado com o design final do website; é mais importante definir a funcionalidade e perceber como as páginas irão operar individualmente e em conjunto – fazer isso ajudará a alcançar muitos dos objetivos especificados.

     

    3ª etapa: Design e Identidade Visual

    A identidade visual é uma extensão da personalidade de um negócio ou marca, e é por isso que é crucial que a agência escolhida compreenda profundamente os valores da sua marca. Sem esta compreensão, podem ocorrer falhas significativas no design, ou pode-se acabar por incorrer em despesas adicionais desnecessárias que desviam do objetivo original.

    Embora não existam regras inflexíveis sobre a estética de um site, é vital assegurar uma experiência de usuário impecável e um design que respeite e reflita os princípios da sua marca.

     

    4ª etapa: Desenvolvimento

    O desenvolvimento é quando a agência escolhida pega num design e o torna funcional.

    Há dois tipos de criação de websites: Frontend e Backend.

    A programação e desenvolvimento frontend lida com aquilo que o utilizador observa, tal como o design e conteúdo visível nas páginas do website.

    Já a programação e desenvolvimento backend, é responsável por tudo o resto, primariamente pelo fluxo de informação, como as bases de dados, sistema de gestão de conteúdos, plugins, e até mesmo parte do dashboard com que gere o seu website.

    É uma etapa fundamental e complexa, e como tal pode tratar-se de um processo demorado que pode levar semanas ou meses a concluir.

     

    5ª etapa: Testar

    Existem três tipos de testes que efectuamos ao seu website:

    O primeiro é o on-page, que verifica se uma funcionalidade do teste que foi pedida, desenhada e desenvolvida funciona realmente.

    O segundo é o teste de acessibilidade de utilizadores, que envolve garantir que tudo o que precisa de ser acessivel para o utilizador está, e que funciona perfeitamente.

    O tipo final é o melhoramento. É um teste continuo que procura descobrir se há alguma funcionalidade do site que pode ser feita de uma melhor maneira: Pode um certo elemento ser movido para funcionar de forma mais eficaz, encorajar mais engagement e ajudar as pessoas a entenderem melhor o que estão a fazer?

    Os dois primeiros tipos de testagem são mais eficazes antes do lançamento do site, enquanto que o terceiro deverá ser efectuado regularmente para garantir uma refinação continua do site.

     

    6ª etapa: Lançamento

    O estado final é lançar o seu website. É muito importante garantir que atingiu todos os objectivos pedidos, mas também é importante saber que nada é 100% perfeito no lançamento.

    Ou melhor, o site nunca será perfeito, pois terá sempre lugar para melhorar com a evolução tecnológica.

    Não adie o lançamento do seu website, feito é melhor que perfeito, sempre!

    Só porque algo não parece perfeito, ou não está no sitio certo, não significa que isso deve afectar o seu lançamento.

    Estes pequenos problemas são coisas que podem ser resolvidas depois do lançamento.

    Aliás, deve sempre rever a forma comop os seus visitantes estão a utilizar e a interagir com o site, de forma a garantir que está o mais optimizado possivel.

    Vamos conversar? Peça o seu orçamento aqui.







      Precisa de um website novo? 👋

      Estamos prontos para o apoiar na criação ou redesign do seu website. Peça-nos uma proposta personalizada, sem compromisso.

      Quanto tempo levará o seu website a estar construido?

      Não deve ser surpreendente que a resposta também venha a depender do tamanho e complexidade do site, e da capacidade das pessoas que empregámos.

      Na Intuitiva, levamos em média 8 a 12 semanas a desenvolver um website novo, com acompanhamento no estudo de mercado, branding, criação dos conteúdos e com optimização para motor de busca (o chamado SEO) incluída.

      Regra geral, pode levar alguns meses caso queira ter o melhor website possível.

      Questões essênciais para colocar à agência responsável pela criação do seu novo website.

       

      A comunicação é a chave para fazer com que o processo seja o mais simples possível. Precisamos de saber exatamente o que vamos receber por parte do designer, e ele precisa de saber exatamente o que esperamos dele.

      Com isto em mente, criamos uma lista de questões que devem ser colocadas ao designer que contratar para criar o seu site.

      1. Quem compra o nome do domínio e o alojamento, está incluido no preço?
      2. Com que facilidade poderá fazer updates no site? Será simples ou vai requerer conhecimentos profundos, e se sim, irão dar formação para o efeito?
      3. Quais as opções e diferentes pacotes de manutenção? Pagamento mensal ou anual?
      4. O site será otimizado para os motoroes de busca através de serviços de SEO? (search engine optimization)
      5. O site funcionará bem em qualquer ecrã de dispositivos móveis? (responsiveness)
      6. Se ficar infeliz com o design final, poderemos efectuar revisões? Quantas revisões incluí o orçamento?
      7. Têm serviços de ajuda no desenvolvimento do conteúdo e das imagens para o site, ou teremos que ser nós a fornecer esses conteúdos antes de dar início à construção do site? (content strategy)
      8. Qual é a escala para o desenvolvimento futuro do site? Será capaz de crescer com o negócio?
      9. Podemos adicionar uma loja online ou um blog?
      10. Que proteções e certificados de segurança terá o site?

      Se decidir trabalhar connosco, certificamo-nos que tudo é claro para si, a qualquer momento, durante todas as etapas do processo de criação do seu website.

      Considerações finais prévias à criação do seu website

      O web design é um serviço, não um produto!

      Pensar o web design como um serviço irá ajuda-lo a perceber porque é difícil atribuir um preço exato.

      Os orçamentos são subjetivos… mas o barato, regra geral, saí caro.

      O mesmo projeto pode ter custos muito diferentes. Novamente pelo facto do web design ser um serviço e não um produto. Agências diferentes terão formas diferentes de fazer coisas, e priorizam aspetos diferentes do site. A experiência e a creatividade têm um custo!

      Ser o mais claro possível sobre o que queremos, e sobre o que não queremos, é a melhor forma de fazer com que os preços sejam os mais adequados possíveis.

      Os standards variam entre agências de webdesign.

      Como em todas as industrias, a criação de websites irá variar de agência para agência (geralmente o preço é um bom indicador do que estamos a comprar).

      Uma boa ideia é olhar para as criticas dos clientes e exemplos de trabalhos anteriores quando estiver a decidir com que agência trabalhar. A melhor opção não é sempre a mais barata, e tudo o que parece demasiado bom para ser verdade, provavelmente é mesmo!

      Escolha sempre um website WordPress, é mais barato, mais rápido, e simplemente melhor.

      O WordPress é uma plataforma open source e por isso gratuito, apesar de que existem custos de alojamento, custos do layout, da adaptação do layout, dos temas, plugins, estratégia de conteúdos, creatividade, rentabilidade, experiência, serviços, etc.

      Um site WordPress único é muito personalizado e adaptado ao seu negócio.
      Na Intuitiva trabalhamos exclusivamente com WordPress.

      Para ter um site WordPress, vai precisar de alojamento, o alojamento mais barato possivel que encontra em Portugal é para esquecer! Fuja disso, até porque nestes casos o espaço do alojamento e a velocidade do servidor onde o site fica alojado são péssimos, e isso afeta negativamente o posicioanemento do seu website nos resultados de pesquisa.

      E depois se o tamanho e a complexidade aumentar, também o preço aumentará. Não recomendamos que poupe no alojamento pois está a por em causa o seu negócio. Opte no mínimo, por um alojamento Cloud como a Cloudways.

      É normal um website profissional ter custos adicionais com gestão e manutenção geridas, licensas de plugins, licenças de temas, entre outros, que muitas vezes requerem uma subscrição premium. Se é um site simples, possivelmente terá um custo anual mais baixo, também temos pacotes de alojamento que começam nos 9€ mês para websites simples.

      Se é profissional, entenda que um website é um investimento constante, contudo, espere obter um retorno multiplas vezes superior a esse investimento caso contrate o parceiro certo para criar o seu website.

      Na Intuitiva, acreditamos ser o parceiro que procura para o seu projecto.

      O próximo passo para a criação do seu website?

       

      Esse é o mais fácil!
      Pedir-nos uma proposta personalizada!
      Preencha o formulário e entraremos em contato consigo para avaliarmos o seu projeto.







        Estamos prontos para o apoiar na criação ou redesign do seu website. Peça-nos uma proposta personalizada, sem compromisso.




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