1. Ficheiros favoritos para leitura Offline

Se marcar as suas imagens ou documentos de texto como favoritos no seu dispositivo móvel utilizando a App do Dropbox, poderá aceder-lhes depois, mesmo se não estiver ligado à rede.

2. Utilize o Dropbox como a sua pasta de documentos por defeito

Para preservar memória e tempo, pode guardar os ficheiros directamente para o Dropbox a partir dos seus programas no computador. Esta funcionalidade requere a introdução de pequenos comandos no Terminal no OS do Mac ou uma pequena alteração nas definições do Windows.

Para o Mac OS, abra o Terminal (nos Utilitários) e escreva cd Dropbox. Pressione Enter, e depois escreva -s~/Documents/Documents. Pressione Enter novamente para completar o processo.

No Windows, clique com o botão direito do rato na pasta “Os Meus Documentos, seleccione “Propriedades” e clique “Mover”. Depois, seleccione a pasta Dropbox.

3. Envie ficheiros por e-mail para o Dropbox como anexos

Caso não tenha acesso ao Dropbox, pode vir a ser útil dispor de um meio alternativo para enviar ficheiros.

Se criar uma conta em sendtodropbox.com, poderá enviar ficheiros para um endereço de e-mail personalizado como anexos. Os ficheiros aparecerão automaticamente na pasta “Attachments” no Dropbox.

4. Obtenha mais espaço – Grátis

Se tiver uma conta gratuita no Dropbox, terá imediatamente acesso a 2GB de espaço, mas pode aceder a mais espaço sem ter que pagar por isso.

O Dropbox oferece 500MB por cada amigo a quem recomende e active o serviço, 250MB por completar uma lista “Getting Started”, 125 por se ligar às redes sociais e várias outras opções para ganhar mais espaço.

Os utilizadores Dropbox Pro podem chegar aos 32GB de espaço extra, graças aos referidos.

5. Mantenha as suas definições do Firefox em vários Computadores

É difícil manter preferências específicas ou add-ons no Firefox quando usa o browser em vários computadores. Contudo, pode fazer download do Firefox Portable e armazená-lo no Dropbox. Uma vez que o Firefox Portable pode ser utilizado em qualquer local, as suas definições e add-ons serão sincronizados.

6. Envie os Ficheiros para o Dropbox via URL

O URL Droplet permite que envie links directamente para as suas pastas do Dropbox. Tudo o que precisa é de um link (e isto funciona perfeitamente com um PDF ou semelhante) e colá-lo no formulário do URL Droplet.

7. Descarregue Torrents Remotamente

Nota: Não utilize esta dica para downloads ilegais

Se estiver longe do seu computador pessoal e pretender descarregar ficheiros para estarem prontos logo que chegue a casa, o Dropbox é a ferramenta ideal.

Deve apenas ajustar as definições no seu programa de Torrents (uTorrent, BitTorrent, etc.) para carregar automaticamente o seu torrent no Dropbox.

8. Mantenha duas contas Dropbox (Avançado)

Este pode complicar, portanto destina-se mais a utilizadores avançados (utilizando o Mac OS).

Muitas pessoas utilizam o Dropbox tanto para propósitos profissionais como pessoais, utilizando frequentemente contas separadas para cada propósito, uma vez que o Dropbox não suporta vários utilizadores ao mesmo tempo. Tal pode ser inconveniente quando está ligado a uma conta, mas pretende aceder a ficheiros noutra.

A solução passa por utilizar uma pasta de inicio alternativa na linha de comando e criar outro ícone e pasta do Dropbox, guardados em zonas separada do seu computador. Poderá diferenciar os dois ao colocá-los em cores diferentes.

Saiba mais sobre este processo na Wiki do Dropbox.

9. Faça Backup do seu Site

Poderá facilmente fazer backup do seu site e respectivos dados no Dropbox, o que é útil quando colocou muito tempo e esforço a criar o seu site, mas está preocupado com os seus servidores.

Com um serviço como o Backup Box ou um plugin do WordPress, pode descansar que o seu site fica guardado.

10. Aloje a sua Página

Quer ter um site, mas não quer pagar por um domínio? Quer ter um portfolio online, mas não percebe nada de HTML? O Dropbox pode ajudar.

Ao utilizar serviços como o DropPages ou o Pancake.io, pode criar um site pequeno e simples com um esforço mínimo.

Com o Pancake.io, tudo o que precisa fazer é guardar ficheiros de texto no Dropbox, podendo editá-los da mesma forma a a qualquer altura. O DropPages é um pouco mais complexo, permitindo adicionar temas e endereços personalizados. Ambos os serviços permitem que use Markdown ou HTML.

Vivemos numa época em que queremos (e às vezes precisamos) de aceder a informação a toda a hora. Isto inclui os nossos próprios dados e ficheiros – documentos de texto, fotografias, vídeos, música e mais. É por isto que serviços como o Dropbox e a nuvem são tão populares com a geração online.

Grátis (com a opção de upgrade pago), o Dropbox permite enviar os seus ficheiros para pastas acessíveis onde quer que exista uma ligação à internet. Elimina todos os transtornos relacionados com o envio de anexos de e-mail para si próprio e os limites de espaço. O Dropbox pode ser utilizado na aplicação de desktop, no smartphone, no tablet e através do seu browser. Ainda não tem conta? Crie agora mesmo a sua clicando aqui!

Sabe como planear o seu website?

Faça download gratuito do nosso guia de planeamento essêncial de um website.

 

Aprenda a planear o seu website para o sucesso.