Hoje em dia parece que todas as empresas ou pequenos negócios – desde um dentista a uma empresa de software – têm um blog. Contudo, só porque toda a gente tem um blog, não quer dizer que toda a gente o faça bem. Mesmo que só esteja agora a lançar um blog para o seu negócio, ou se já tem o tem feito desde algum tempo a esta parte é muito fácil cair em maus hábitos.

Sendo uma pequena agência, quereremos e precisamos mesmo de agarrar as oportunidades que as redes sociais nos oferecem. Temos vindo a desenvolver este blog ao longo dos últimos dois anos, sendo que aprendemos várias coisas ao longo do caminho, incluindo os erros em blogs a não repetir.

1. Confundir o seu blog com uma plataforma promocional

São muitos os que se apressam a escrever no blog e nas redes sociais vendo-as, na generalidade, como publicidade gratuita. Contudo, quando os seus artigos de blog se focam demasiado na sua empresa, produtos e serviços, o seu blog deixa de ser credível ou ter utilidade. Serão poucos os leitores que vão voltar, semana após semana, para saber o quão espectacular você é.

Se a maioria dos seus artigos forem centrados na sua empresa ou produtos, irá necessitar de mudar a forma como está a fazer a abordagem ao seu blog. Foque o seu conteúdo para que ofereça informação que seja útil e relevante para os temas com que a comunidade à sua volta se interessa. Por exemplo, uma vez que trabalhamos no âmbito do marketing digital, do design, desenvolvimento e design web, faz sentido que muitos dos nossos artigos se foquem em ajudar os nossos leitores a desenvolverem as suas competências nesse âmbito.

Existem especialistas que aconselham manter um rácio de 90:10 ou 75:25 quando se trata da relação entre conteúdo educacional e conteúdo promocional. Não terá que se agarrar a nenhuma equação mágica, desde que mantenha as necessidades e interesses da sua audiência na linha da frente da sua estratégia para o blog. Este é o primeiro dos seis erros em blogs que deve evitar.

2. Não publicar de forma consistente

É fácil começar um blog, mas é mais difícil mantê-lo. Um blog normalmente falha por falta de compromisso ou recursos. Estudos na área têm mostrado que as empresas que actualizam de forma frequente e consistente beneficiam mais dos esforços que colocam nos seus blogs.

Antes de lançar o seu blog, determine a frequência ideal de publicação para que mantenha o seu blog sempre actualizado, por exemplo, uma ou duas vezes por semana. Se precisar, vigie os blogs da concorrência para medir a quantidade média de artigos que publicam por semana. Num plano ideal, deve criar um plano editorial quadrimestral para os próximos assuntos a tratar. Para os períodos em que não disponha de tempo, crie uma mão cheia de artigos com assuntos mais genéricos (pouco sensíveis temática e temporalmente), que poderão alimentar o blog automaticamente nos tempos em que os seus horários se encontrem mais apertados. Este é o segundo dos seis erros em blogs que deve evitar.

3. Não se envolver com os seus leitores

Um blog não é um comunicado de imprensa ou uma página estática onde a informação flui a partir de si para o emissor. As redes sociais providenciam-lhe uma ligação directa para interagir com os seus clientes e comunidade. Seria uma pena não aproveitar esta oportunidade. Se tem a sorte de ter leitores envolvidos que comentam os seus artigos no blog, faça questão de lhes mostrar reconhecimento – seja agradecendo-lhes as palavras simpáticas, respondendo a uma questão, dando mais detalhes ou começando uma conversa.

Enquanto todos somos diferentes quando se trata da moderação e controlo de um comunidade, todos concordamos com o seguinte: se encorajar o envolvimento, precisará de tornar os comentários mais fáceis de publicar. Os sistemas de login e formulários captcha ajudam a limitar o spam, mas tornam mais difícil para qualquer pessoa publicar um comentário. Este é o terceiro dos seis erros em blogs que deve evitar.

4. Focar-se demasiado no SEO

Escrever no blog pode ter um impacto incrível nos seus rankings e tráfego de pesquisa orgânica. Encorajamos sempre o desenvolvimento de uma estratégia de SEO para o seu blog. Identifique os principais termos de pesquisa para a sua área de negócio e optimize os seus artigos com esses termos. Existem várias ferramentas que o podem ajudar na optimização para os motores de pesquisa.

Contudo, os blogs com maior sucesso são aqueles que são escritos para pessoas e não para máquinas. Não contrate alguém que se limite a encher os seus artigos com palavras ou frases chave especificas, sem sequer pensar se o conteúdo é útil ou fácil de ler. Esta estratégia pode-lhe trazer visitas, mas estas visitas nunca vão ficar, ler, envolver-se ou partilhar o seu conteúdo se este for pobre. As palavras-chave não criam credibilidade. Escreva artigos interessantes, invista em algumas palavras-chave aqui e ali, e os seus esforços serão recompensados. Este é o quarto dos seis erros em blogs que deve evitar.

5. Não utilizar images da forma correcta.

Enquanto muitos bloggers se focam nas palavras, as imagens são a melhor forma de captar a atenção das pessoas rapidamente. Adicionalmente, quebrar os artigos mais longos com imagens que ilustrem o que está a falar vai ajudar a manter os leitores interessados, aproveitando ao máximo a atenção que que os leitores têm para dar.

Para muitos dos blogs, o problema com as imagens tem que ver com a alocação de recursos. Em princípio demorará cerca de uma hora a escrever um artigo, mas apenas alguns minutos para encontrar uma imagem. Contudo, encontrar a imagem certa raramente é tão fácil.

Antes de começar a procurar, demore alguns minutos a pensar no conceito principal, sentimento ou ideia que o seu artigo quer transmitir. Deve sempre utilizar imagens que sejam visualmente envolventes, atraentes e relevantes para o artigo. A sua imagem precisa de exprimir um conceito, não parecendo que colocou a primeira imagem que encontrou no caminho.

Adicionalmente, muitas pequenas empresas infringem os direitos de autor e as melhores práticas pensando que têm o direito de utilizar qualquer imagem que encontrem na internet. A melhor forma de ter a certeza que não entra em sarilhos é utilizar imagens com licença Creative Commons. Pode procurar por este tipo de imagens no Flickr, no site da Creative Commons ou através de motores de pesquisa como o Compfight ou o Photo Pin. Este é o quinto dos seis erros em blogs que deve evitar.

6. Não ouvir os seus leitores

Não tem a certeza sobre que tipo de conteúdo apela mais à sua audiência? Não existe qualquer mistério: as estatísticas do seu blog pode dar-lhe dados valiosos sobre que tipo de artigos estão a agradar mais aos seus leitores.

Quando deixa de dar atenção às estatísticas, está a ignorar informação valiosa que pode trazer o seu blog para o próximo nível. Acompanhe continuadamente todas as respostas que surgem em função de cada artigo. Pense em diferentes assuntos, títulos e tipos de artigos. Que artigos geram maior actividade (comentários, partilhas, gostos)? Aumente a frequência do que for mais popular. Este é o sexto dos seis erros em blogs que deve evitar.

E você é culpado de algum destes seis erros em blogs? Quais as principais lições que aprendeu com o seu blog?

Sabe como planear o seu website?

Faça download gratuito do nosso guia de planeamento essêncial de um website.

 

Aprenda a planear o seu website para o sucesso.