Embora os emojis não influenciem diretamente o SEO, podem afetá-lo de várias maneiras importantes. Vamos olhar para algumas vantagens e exemplos do uso de emojis para melhorar os resultados de pesquisa do teu site.
1. A Pesquisa por Emoji está em Ascensão 💹
Dada a popularidade dos emojis nas comunicações modernas, não é surpresa que muitas pessoas os utilizem para resultados de pesquisa online. Os motores de busca mostram resultados relevantes quando se pesquisa por emojis. Aqui está um exemplo:
Não só os motores de busca reconhecem a consulta, como também geralmente retornam resultados que contêm Emojis. Isto só por si deveria ser suficiente para te encorajar a usar emojis nas tuas meta descrições.
2. Aumenta a Tua Visibilidade nos SERPs 🔍
Outra vantagem do uso de emojis na otimização para motores de busca é o facto de aumentarem a visibilidade do teu SEO.
Isto deve-se ao facto de os resultados de pesquisa que incluem Emojis se destacarem entre os que não incluem.
Na imagem acima, os resultados de pesquisa que incluem emojis destacam-se imediatamente. Com os SERPs a tornarem-se mais competitivos a cada dia, uma maior visibilidade pode dar-te uma vantagem sobre os outros resultados de pesquisa.
3. Impulsiona o Teu CTR Orgânico 🔥
Uma das vantagens mais significativas do SEO que os emojis podem trazer para os teus snippets de pesquisa é o aumento das taxas de cliques orgânicos (CTRs). Isto acontece devido ao aspeto de visibilidade que mencionámos anteriormente. Como o teu snippet de texto se destaca, aumenta a probabilidade de as pessoas clicarem nele. Outra razão pela qual os emojis podem aumentar o teu CTR é que eles são divertidos. Os utilizadores antecipam uma leitura agradável depois de clicarem no link do teu site.
4. Atrai um Público Mais Jovem 🤓
Se pretendes conectar-te com a geração mais jovem através da pesquisa orgânica, uma das formas mais eficazes de o fazer é incorporar emojis nas estratégias de SEO que empregas. Os emojis podem dar à tua marca um toque jovem e divertido. Aqui está um ótimo exemplo:
Os emojis podem dar à tua marca um toque divertido e sociável. Este é um dos aspetos que atraem os jovens. Os emojis nos teus resultados de pesquisa ajudarão a impulsionar as vendas.
Num estudo realizado pela Adobe, 71% da Geração Z e 67% dos Millennials indicaram que comprariam um produto de uma marca que usa emoticons.
Os emojis são uma razão pela qual utilizá-los na pesquisa deve ser um elemento integral da tua estratégia de marketing de pesquisa, especialmente considerando que muitas empresas ainda não os adotaram.
5. Torna a Tua Listagem de Pesquisa Mais Relevante ✅.
A relevância é um fator importante no SEO. Por exemplo, se os pesquisadores não acreditarem que o conteúdo do teu site é relevante, não vão clicar nele.
É aqui que os emojis são úteis.
Os emojis que usas nos teus snippets de pesquisa aumentam o valor do teu conteúdo, pois demonstram como o teu material é atual.
Eles também enriquecem o valor do teu conteúdo, fornecendo uma imagem do que o utilizador pode esperar do teu conteúdo.
Além disso, incluir Emojis nos teus resultados de pesquisa é uma forma fantástica de criar uma conexão emocional com os leitores. Segundo uma pesquisa, “75% dos utilizadores de emojis nos EUA sentem-se mais ligados a pessoas que usam emoji.” Isto implica que os utilizadores estarão mais propensos a relacionar-se com os resultados da tua pesquisa se eles contiverem Emojis.
Os Emojis são Bons para o SEO 🤔?
Embora os emojis possam não ser um fator exato de classificação, têm muitas vantagens que impactam indiretamente a tua classificação. Portanto, sim. Os emojis podem ser úteis para o SEO.