O que é um funil de conversão?

Conversion funnel, ou funil de conversão é um nome dado a uma técnica utilizada em conjunto com a taxa de conversão.

O objectivo da optimização da taxa de conversão é garantir que o nosso funil de conversão é tão eficaz quanto possivel, levando os visitantes do nosso site a tomar as decisões que queremos que tomem. Por exemplo, para a maior parte das lojas online, o objectivo é fazer com que os utilizadores comprem algo, que subscrevam um serviço, ou ambos.

Optimizar o funil de conversão é essencial para garantir que tira o maior partido das visitas do seu site.

Todas as lojas online têm um funil de conversão, quer tenham noção disso ou não. Se não sabe que tem um funil de conversão no eeu site, é porque não está optimizado, o que fará com que perca vendas.

O que é um funil de conversão?

Pense no seu site como sendo um mapa. O visitante chega à sua página, que é a primeira paragem. A segunda paragem é quando ele encontra o produto que procura. A terceira paragem pode ser colocar esse item no carrinho, e a quarta é decidir que quer mesmo o produto e pagar.

O funil de conversão guia os visitantes neste processo, levando-os desde a acção comum de abrir a sua página, até à acção muito mais específica de efectuar uma compra, ou subscrição.

Vejamos três exemplos de funis de conversão para ficarmos com uma melhor ideia sobre como funcionam.

Funil de contacto

1- O visitante chegar ao site
2- Visita uma página de interesse
3- É levado a obter mais informações, fazendo com que obtenhamos uma lead.

Este é um funil clássico para um website institucional ou de serviços. O objectivo é levar o visitante a submeter um formulário de contacto, a partir do qual se tornará uma lead, potencialmente qualificada, para os nossos objectivos.

Funil de compras

1- O visitante chega ao site.
2- Visita a página de uma categoria.
3- chega à página de um produto .
4- adiciona itens ao carrinho.
5- faz o checkout.
6- insere dados de morada e envio.
7- selecciona método de pagamento.
8- confirmação da encomenda.

Com cada passo, as acções tornam-se mais específicas e definitivas. Os visitantes vão de uma página a outra ao clicar nos botões de call-to-action. O resultado final deste funil é concluido com uma conversão, que é uma compra.

Funil de subscrição em Newsletter

1- visitante chega à página de destino.
2- Insere o email para efectuar o download de um guia de compras gratuito.
3- Site envia visitante para página de confirmação, onde pode efectuar o download do guia.

Nesta versão, a recompensa pela tomada de acção (a inserção do email), é a aquisição de um guia ou outro elemento que impulsione a subscrição da newsletter..

Optimizar o funil de forma a que ele guie os visitantes do seu site de forma eficaz até que eles cheguem ao fundo do funil é a melhor forma de aproveitar ao máximo as visitas ao seu site, e de melhorar a eficácia das suas outras estratégias de marketing.

Se quer optimizar o funil de conversão do seu site e não sabe como, entre em contacto com os nossos serviços especializados!

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