O gigante da pesquisa online chega até ao reconhecimento facial. E nós sabíamos que isto estaria para chegar, correcto?

A CNN avança que a Google estará a preparar uma aplicação móvel que irá utilizar a tecnologia de reconhecimento facial para permitir a utilização de fotografias do telefone como forma de identificar pessoas. A aplicação funcionará como uma forma de “pesquisa visual”, incluindo nos seus resultados o nome e endereço de e-mail.

Como seria expectável, os defensores da privacidade foram rápidos a escrutinar todos os perigos de uma aplicação desta natureza. Em resposta, a Google afirma que tal serviço apenas poderá funcionar como “opt in”, sendo que os utilizadores terão que concordar para que as suas fotografias e dados sejam utilizados por esta aplicação.

A ideia não é nova, pelo que existem rumores de que o Facebook estaria a preparar algo semelhante para uma identificação automática nas fotografias carregadas pelos utilizadores. Se no caso do Facebook esta funcionalidade só estaria disponível para os utilizadores desta rede social, já no caso da Google o assunto seria mais sério, na medida em que a aplicação desta empresa iriam vasculhar todos os recantos da web, nomeadamente os sites de partilha de fotografias como o Flickr ou o Picasa.

Fica a questão: será este um avanço natural e expectável ou, por outro lado, constituirá uma séria ameaça à privacidade na web?

Sabe como planear o seu website?

Faça download gratuito do nosso guia de planeamento essêncial de um website.

 

Aprenda a planear o seu website para o sucesso.