Outro dos erros fundamentais no web design consubstancia-se na falta de um claro incentivo à acção de quem visita o seu website. Já todos vimos muitos sites de pequenas empresas em que apenas nos deparamos com uma série infindável de textos. Se não está a direccionar os seus visitantes para tomar a iniciativa, então está a perdê-los…

Gerar tráfego para o seu site é muito importante, mas este é inútil se, à espera deste novo visitante, estiver apenas um discreto “clique aqui” no meio de um mar de texto. Os botões que não primem pela discrição são boas formas de chamar a atenção dos potenciais clientes, levando necessariamente ao aumento da taxa de conversão do seu site. Investir o seu tempo em criar formas de chamar a atenção do utilizador pode, não só ajudar a guiar o utilizador, como também a atingir os seus objectivos de negócio.

Neste contexto é fundamental seguir estas boas práticas:

  • O design de uma boa chamada à acção pode ser dividida em quatro simples elementos – tamanho, forma, cor e posição. Cada um destes irá definir o quão eficaz o incentivo à acção está a ser;
  • Não faça o seu utilizador pensar ou trabalhar muito, caso contrário ele rapidamente o seu site. Não é que não sejam proactivos ou inteligentes, pelo contrário. O que querem é aceder à informação de uma forma directa sem quaisquer perdas de tempo desnecessárias à sua procura;
  • Não coloque mais do que um incentivo à acção em cada página. Decida qual é o seu objectivo principal e defina um objectivo claro em cada página. A sua chamada à acção deverá responder a uma questão do género “O que faço agora?”

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