Criar uma conta no YouTube é um passo simples, e criar um canal para a sua marca é também fácil e rápido. Mas, num momento em que todos conhecem o potencial desta plataforma, não basta ter uma presença. Uma marca deve destacar-se ao tornar o seu canal como um destino de referência. Caso contrário, corre o risco de se perder no meio de mais de três biliões de vídeos vistos todos os dias no YouTube.
É por isto que as marcas precisam de um plano de acção no YouTube que cubra todos os aspectos do seu canal, incluindo o aspecto gráfico, os conteúdos vídeo e a moderação de comentários. Abaixo pode encontrar oito dicas para criar o seu próprio plano de acção, com vista a criar o canal da sua marca como uma referência no sector.
1. Crie um Calendário
Enquanto muitas vezes pode não dispor dos recursos necessários para criar vídeos novos todas as semanas, criar um calendário e respeitá-lo, vai obrigá-lo a criar novos conteúdos de forma regular. Isto vai fazer com que os visitantes voltem ao seu canal o que, no fundo, é o que se pretende. Uma forma de ter a certeza de que regularmente surgirão novos vídeos, é criar uma série com o mesmo tema gráfico. Este método irá certamente ajudá-lo quando lhe faltarem ideias para criação de novos conteúdos. Por exemplo, se gere uma empresa de manutenção de espaços verdes, poderá criar uma série de vídeos em que explica os passos essenciais (how to) em pequenas tarefas nesse âmbito.
Ao utilizar um calendário de actividades, poderá lançar um teaser aos seus seguidores nas redes sociais sobe o tipo de conteúdo que irá publicar. Poderá e deverá também sincronizar a publicação no YouTube nos outros perfis de que dispuser noutras redes sociais, para uma promoção cruzada.
2. Mantenha-os curtos
O YouTube permite vídeos de quinze minutos, mas quanto maiores estes forem, menos probabilidades terão de captar a atenção dos visitantes. Tenha em mente que as pessoas que visitam o seu canal podem não dispor de todo esse tempo. Contar uma história em apenas um ou dois minutos, ajudará a garantir que o maior número possível de visitantes possa assistir e compreender de forma integral toda a sua mensagem. Muitas marcas acabam por fazer o upload para o YouTube dos seus anúncios de televisão que, normalmente têm uma duração inferior a cinco minutos.
3. Promova
Uma das maiores potencialidades sobre o YouTube é a sua funcionalidade de partilha. Por outro lado, com quarenta e oito horas de video a serem enviados para o YouTube a cada minuto, existe uma intensa competição pela atenção dos utilizadores do site. É por isto que se torna impreterível a utilização de todos os seus meios digitais para promover o seu canal e respectivo conteúdo.
Comece por publicar os seus vídeos em todas as redes sociais para aumentar as suas visitas, mas lembre-se de que isto não vai, necessariamente, gerar tráfego. Deve ainda certificar-se de que está a publicar as ligações ao canal, encorajando de forma activa os utilizadores a subscrevê-lo. O aumento dos seus subscritores irá aumentar de forma significativa a possibilidade das pessoas visualizarem os seus novos vídeos, assim que entrem na página inicial do YouTube.
Outro dos factores críticos de sucesso passa por optimizar os vídeos, introduzindo um título com palavras-chave alvo, uma descrição detalhada (quanto mais, melhor) e palavras-chave relevantes no campo das etiquetas. O preenchimento correcto dos detalhes textuais facilitará que qualquer visitante encontre os seus vídeos, na medida em que o Google coloca os vídeos do YouTube na primeira página dos resultados de pesquisa.
4. Tenha um Canal esteticamente cuidado
O YouTube dá-lhe várias opções para criar uma aparência personalizada para o seu canal. Neste ponto, tenha a certeza que se cria um reflexo estético da presença digital da sua marca. Assim, para assegurar que os seus visitantes saibam quando começam a ver o seu vídeo, que este tem origem na sua organização é crucial que utilize o logotipo e paleta de cores que já se encontram associadas à sua marca.
5. Não ignore a secção de comentários
Existem duas áreas separadas onde existe a necessidade de se proceder à monitorização de comentários. Os utilizadores podem não só comentar na página inicial do seu canal como também em cada vídeo que publica. Os administradores dos canais têm a opção de permitir todos os comentários, moderar comentários antes da sua aprovação ou não permitir de todo os comentários. Este é o caso tanto para o canal como para cada video. Adicionalmente, os comentários podem ser moderados após as sua publicação, ao reportá-los como spam ou simplesmente removê-los da secção de comentários. É ainda muito importante monitorizar todas as conversas que decorrem na caixa de comentários dos vídeos e do canal para ter a certeza de que responde a todas as questões que exijam respostas e que modera todo o conteúdo inapropriado que possa aparecer. O importante é que nunca ignore os comentários. É também óbvio que não deve apagar todos os comentários negativos, mas pode definir padrões de conduta para apagar comentários com linguagem injuriosa ou qualquer outro conteúdo ofensivo.
6. Escolha o seu vídeo de destaque de forma sensata
As primeiras impressões são as mais importantes. Assim, sempre que alguém chega ao seu canal, não prefere mostrar logo o seu melhor lado? Seleccione um video de boa qualidade que proporcione entretenimento, seja oportuno e relevante. Mude de video de destaque regularmente para manter o seu canal actualizado e apelativo. Também é importante que o seu video de destaque tenha um título mais apelativo que faça com que as pessoas o queiram ver.
7. Crie Playlists de conteúdo relacionado
Criar playlists são uma excelente forma de ajudar os seus visitantes a encontrar mais conteúdos que lhes interessem assim que terminem a visualização do video. Com o novo layout do YouTube, as marcas podem colocar playlists em destaque, mesmo no centro da página do canal. Dentro desta playlist, os seus utilizadores podem encontrar e visualizar facilmente vídeos relacionados, um depois do outro, sem ter que clicar no botão play. Só não se esqueça de uma coisa: etiquete cada playlist adequadamente, para que todos os seus visitantes saibam exactamente o que vão encontrar em cada uma.
8. Preste atenção às estatísticas
O YouTube oferece-lhe estatísticas para o seu canal. Isto quer dizer que tem acesso a dados como visualizações, subscritores, likes, comentários ou partilhas. Para além disto, dispõe ainda de dados de cariz demográfico como localização ou género de quem o visita. Tudo isto, também numa base vídeo a vídeo. Ao rever esta informação poderá afinar a utilização que dá aos conteúdos do seu canal, para proporcionar uma experiência ainda melhor aos seus visitantes e subscritores.