Select Page

O que são as Criptmoedas e como funcionam?

Que tal o dobro das vendas, em metade do tempo?

As moedas criptográficas, ou moedas virtuais, são meios de troca digitais que utilizam a criptografia para fins de segurança. A palavra “cripto” vem da antiga palavra grega, “kryptós”, que significa oculto ou privado. Uma moeda digital que é criada e utilizada por particulares ou grupos tem múltiplos benefícios, vamos explicar-lhe quais.

O que é uma moeda criptográfica?

As moedas criptográficas desafiam a ortodoxia de como uma moeda funciona e enquanto entusiasmam uns, preocupam outros. Então, o que é exactamente uma moeda criptográfica e porque é que é diferente? Ao contrário de outras moedas, todas as moedas criptográficas são totalmente digitais. Nenhuma divisa criptográfica imprime dinheiro ou cunhe moedas. Tudo é feito online comparativamente com as formas convencionais de moeda que são geradas pelo governo e depois circulam na economia, através dos bancos.

Valor de uma moeda criptográfica

As moedas criptográficas não dependem de nenhuma das instituições tradicionais. Em vez disso, a moeda criptográfica é descentralizada. Por outras palavras, é criada, trocada e regulada pelos seus utilizadores. As moedas criptográficas são “mineradas” (criadas) digitalmente. A questão de como as moedas criptográficas têm valor é complexa, e revela que qualquer moeda deriva o seu valor da fé no seu poder de compra.

Blockchain

No sector bancário, isto é feito com livros-razão que acompanham o fluxo de dinheiro através das contas. Com a moeda criptográfica, a tarefa é realizada com a Blockchain, usando uma forma de matemática chamada criptologia. Blockchain é um registro seguro de cada transação feita. As transacções verificadas são adicionadas à cadeia de blocos como parte do processo de extracção mineira (de criação de novas moedas). A exploração mineira não se trata, portanto, apenas de criar dinheiro novo, mas também de validar transacções. Embora seja possível comprar moeda criptográfica – tudo o que precisa é de uma carteira digital criptográfica – e de encontrar locais que a aceitem (que são cada vez mais).

Aplicações da Cryptocurrency

A moeda criptográfica pode transformar a forma como fazemos transacções. A chamada tecnologia de ledger (tecnologia de registos e validações por bloco) por detrás da blockchains pode ser integrada em todo o tipo de processos de negócio que requerem confiança entre múltiplas partes. Isto porque a blockchain armazena informações que são simultaneamente seguras e transparentes.

Muito interessante, mas como é que isso é possível? Por um lado, por causa dos próprios blocos. Agora, em vez de uma longa série de registos, a informação numa cadeia de blocos é cortada em blocos selados. Graças à utilização da criptografia, é impossível alterar ou falsificar os registos no bloco.

Mas o que há dentro destes blocos?
Cada bloco contém determinados dados, por exemplo, quando se vende um quadro exclusivo pretende que o bloco tenha informação sobre o nome do quadro, o artista o proprietário anterior, o novo proprietário, a hora da venda e da transacção. Ao lado dos dados, cada bloco tem um hash identificável. Este é um código único, que funciona como uma impressão digital.

Vantagens da moeda criptográfica

A vantagem determinante da moeda criptográfica é que não é governada por nenhuma autoridade central ou instituição financeira, tornando-a imune a interferências ou manipulações governamentais. A isto se chama ter um sistema descentralizado. Um sistema económico centralizado, no entanto, consiste no controlo da moeda pelo governo ou pelas empresas. O governo e os bancos centrais controlam o fornecimento de moeda através da impressão de unidades de moeda fiduciária e do controlo dos seus valores, bem como dos custos de transacção. Num sistema económico descentralizado, o fornecimento e o valor das moedas virtuais são controlados pelos próprios utilizadores, através de protocolos altamente complexos que utilizam uma rede peer-to-peer.

Bitcoin

Em 2009, a Satoshi Nakamoto, um indivíduo ou grupo pseudónimo, propôs um sistema de pagamento electrónico baseado numa rede peer-to-peer que é suportada por prova criptográfica em vez de depender da confiança ou de um sistema de terceiros. As transacções de bitcoin são registadas num livro público utilizando tecnologia de blockchain para que todos no mundo possam verificar quem é pago primeiro. Cada transacção é vista como um endereço sensível ao caso, que qualquer pessoa pode gerar para receber as moedas.

Altcoins

Hoje em dia, existem muitas moedas alternativas de bitcoin chamadas altcoins. A maioria dos altcoins espera substituir ou melhorar as moedas Bitcoin.

As moedas alternativas podem variar muito umas das outras e cada moeda promete características como velocidade de transacção mais rápida, privacidade mais segura, prova de compra e muitas mais.