Muitos artigos focam-se na importância de obter avaliações positivas em sites como o Google Plus ou o Yelp. Contudo, os benefícios de colocar os seus próprios testemunhos e avaliações enquanto cliente noutros websites são, não raras vezes, negligenciados.

Quais são então os benefícios de ter testemunhos e avaliações dos clientes nos websites de um fornecedor, revendedor ou parceiro de negócios?

  • Os testemunhos e avaliações noutros websites incluem frequentemente o nome, título, empresa e, por vezes, o link para o website da sua empresa o que, normalmente, lhe traz uma excelente mais valia em termos de Optimização para Motores de Pesquisa (SEO), ajudando na percepção que o Google tem do seu website;
  • Se a sua empresa ou instituição receber muita atenção mediática, receberá decerto algumas chamadas de jornalistas, que se vão reflectir em algumas menções positivas na imprensa.
  • Poderá tornar-se parte dos seus materiais de marketing ou sales pitch. Assim que o seu testemunho entra no website de uma empresa, poderá ir parar às suas brochuras ou às conversas entre os comerciais. Regra geral, os potenciais clientes perguntam sempre aos comerciais se dispõem de clientes na sua área de negócio, pelo que eles poderão utilizar o nome da sua empresa. Em suma, um testemunho poderá levar a que o nome da sua empresa seja mencionado e visto por terceiros.

A quem deve solicitar testemunhos e avaliações?

Aqui vão algumas ideias sobre como perceber a que empresas deve enviar o seu testemunho:

  • Faça uma lista das empresas com quem trabalha e com as quais tem uma opinião positiva a partilhar. Não se preocupe com o volume de negócios que tem com essa empresa.
  • Quais dessas empresas têm websites que destaquem testemunhos e avaliações de clientes?

Assim que tenha a lista de empresas, encontre a pessoa certa a quem deve enviar o seu testemunho. Essa pessoa poderá ser o Director de Marketing, o Relações Públicas, o Director Comercial ou alguém especificamente dedicado ao marketing digital. Se já conhece alguém na empresa, tal como um gestor de conta, pode sempre perguntar-lhe a quem se deve dirigir para deixar o seu testemunho. Se não conseguir, poderá tentar encontrar a pessoa certa através do LinkedIn e pedir-lhe que indique como o fazer.

Como é que os seus testemunhos e avaliações devem ser?

Você pretende que as empresas a quem está a enviar os seus testemunhos e avaliações os utilizem, portanto o seu testemunho deve ser tal e qual como o pretendem! Muito possivelmente, até já estão a mostrar o tipo de testemunhos e avaliações que gostam através do seu website. Quão longos são os testemunhos? Qual é o seu tom? Os testemunhos incluem números? Quais são os principais benefícios que as empresas destacam nos seus materiais de marketing? Por fim tenha atenção que ainda que falando dos pontos-chave, tendo a dimensão e tom adequados, terá que prestar um testemunho que seja um pouco diferente do que as empresas já dispõem.

Poderá também desde logo dizer que está aberto a alterações aos seus testemunhos e avaliações. Poderá dizer alguma coisa como, “Embora o nosso testemunho se foque no XYZ, também somos grandes fãs da funcionalidade XYZ123, pelo que estaríamos disponíveis para alterar o nosso testemunho”.

Conclusão

Os testemunhos e avaliações que prestamos são, não raras vezes, um método negligenciado para ganhar exposição e links de qualidade. E o esforço necessário é incomparavelmente menor, quando o comparamos com outros métodos de ganhar atenção.

Como planear um website?

Subscreva a nossa newsletter e faça download gratuito do nosso guia de planeamento essêncial de um website.