Office 365 vs. Gsuite – qual a melhor opção para o seu negócio?

Existem todo o tipo de aplicativos de produtividade no mercado hoje em dia. Dois dos melhores foram criados pela Google e Microsoft. Tanto o Gsuite da Google como o Office 365 da Microsoft oferecem ferramentas de comunicação e armazenamento de ficheiros em conjunto com ferramentas de escritório.

Mas ao comparar ambas, várias diferenças são evidentes. Qual a melhor, para uma companhia em rápido crescimento?

 

Comparação de funcionalidades

Algumas diferenças são fáceis de notar. Embora ambas ofereçam serviços baseados na cloud, apenas o Office 365 permite funcionamento no desktop. A primeira questão para qualquer companhia em rápido crescimento é: Será isto importante? Enquanto que a microsoft pode lidar com situações híbridas, o Gsuite reside na cloud. A Cloud pode ser muito importante para companhias em rápida expansão.

Mas muitas organizações não se estão confortáveis com a noção de colocar todos os ovos no mesmo saco – assim, um modelo híbrido, em que os modelos estão divididos entre uma aplicação própria e a cloud, é importante. Se for este o caso, a Microsoft ganha nesta área. Aliás, o Office 356 permite atualmente obter a versão desktop em conjunto com o modelo cloud. Isto é ótimo para companhias que estão a crescer rapidamente; quanto mais opções, melhor. O Office 365 pode ser utilizado offline num desktop ou online.

Comparação direta:

 

Features Office 365 GSuite
Apresentação PowerPoint Slides
Dados Excel Sheets
Escrita Word Docs
Armazenamento OneDrive/SharePoint Drive
Integração de 3rd party Microsoft Teams Google Web Store
Email Outlook Gmail
IM Yammer GChat
Video Conferência Skype for Business Google Hangouts

 

Em termos de ofertas, o 365 e o Gsuite estão muito próximos. Mas uma diferença importante é que os produtos da google são gratuitos para utilização individual. Mas para aplicações profissionais, ambos têm um acordo de utilização para os seuis produtos.

 

Quanto custa o Gsuite e o Office 365

O pagamento destes serviços funciona mensalmente, por utilizador.

No Google GSuite

Desde 5 a 25 euros mensais por utilizador.

Na Microsoft Office 365

Desde 5 a 12.50 mensais por utilizador.

Há diferenças entre os preços nos planos pequenos/médios, e empresas. Contudo, a maior diferença está no espaço de armazenamento. O nível básico do GSuite tem um limite de 30GB. As boas notícias são que os documentos criados no suite de aplicações não contam para o limite de armazenamento. Contudo, os e-mails contam.

Para o plano base, a Microsoft ganha com 1 terabyte de espaço.

Outro problema com o Google são as funções de e-mail. O Gmail não permite aos utilizadores enviar e-mails de grupo, o que não é nada prático. A verdade é que o Outlook, tal como o Word e o Excel, dominam o mercado no que toca a essa função. Há muitos mais aplicações de outlook em funcionamento que o Gmail, e a produtividade do Office domina o mercado há décadas. Um problema importante a ter em conta com o google é que os seus produtos de e-mail não funcionam bem com o calendário do Outlook.

Outra coisa importante a ter em conta, quanto comparando o preço do Office 365 com o GSuite, é que a Microsoft tem uma estrutura mais complicada. Contudo, há muitas mais opções para construir um conjunto de serviços para empresas que estão acrescer rapidamente; essa flexibilidade e capacidade de escalar são um a grande vantagem.

 

Funcionalidade

O GSuite é uma excelente mistura de serviços simples e low cost para pequenos negócios. Mas ninguém bate a Microsoft no que toca à quantidade de funções em cada aplicação. Não há dúvida de que o Excel destrói o Google Sheets no que toca a lidar com números complexos e visualização de dados. O Google docs simplesmente não consegue ter as layers de gráficos e funcionalidades de publicação presentes no Word. Além disso, o PowerPoint é o software de apresentações mais utilizado no Planeta; a maior parte dos utilizadores já o usam há décadas.

Isto não deve excluir o GSuite. Aliás, é até possível abrir documentos do Microsoft Office a partir do Google Docs ou guardar ficheiros do GSuite em qualquer formato microsoft.

Contudo, ao comparar o 365 com o GSuite, é importante considerar as funções e objetivos da empresa em questão. Algo importante é conhecer todos os pontos de contacto numa plataforma de gestão de relações. É por isso que a Microsoft tem a Dynamics, um CRM desenhado para lidar com as vendas, relação com clientes, marketing ou qualquer outro serviço que requer contacto com os clientes.

Muitas companhias em modo de crescimento agressivo querem software planeamento de recursos de nivel empresarial pois é uma forma mais sofisticada de acompanhar a produtividade e lucratividade. A Microsoft tem uma solução que oferece dados analíticos e acompanhamento num formato microsoft familiar.

Por falar em familiaridade, os programas da Microsoft todos têm uma aparência familiar, em conjunto com inter operabilidade que faz com que a integração seja mais fácil. Para companhias em crescimento, isto pode ser importante, pois pode diminuir o tempo de formação e aumentar a facilidade de utilização.

 

Recomendação

Uma comparação das duas plataformas deve ser sempre efectuada antes de assinar algum serviço. Para empresas pequenas, o GSuite pode ter funcionalidades suficientes para os ajudar a expandir sem sentir as limitações causadas por um número limitado de funcionalidades.

Mas ao comprar um conjunto de programas de produção, considere que a curva de aprendizagem para os empregados que possam estar mais acostumados ao standard da Microsoft, ainda que as apps da Gsuite são em tudo identicos aos da Microsoft, como é o caso dos Google Documents.

Talvez mais importante, considere não onde a sua empresa está agora – mas onde quer que ela esteja em cinco anos. O aumento de espaço na cloud, ou o poder analitico de uma plataforma ERP ajudariam a sua organização a chegar ao próximo nivel? Será que o Google iria inibir os seus objectivos, obrigando o a passar para algo mais complexo como as ferramentas da microsoft?

É por essas razões que recomendamos o Gsuite para empresas que procuram crescer.