Se o seu negócio tem uma presença local – onde quer que seja – tem que retirar todas as vantagens que possa do Google+ Local. Criar e optimizar este perfil é uma prática de marketing crítica tanto para pequenos negócios locais, empresas com várias delegações, franchises nacionais e internacionais ou empresas com uma única presença física. Esta prática vai ajudá-lo a chegar a cerca de 97% dos consumidores que utilizam a pesquisa local para comprar e fazer negócios na web.

Google+ Local não só ajuda quem utiliza a pesquisa local a encontrar e partilhar informações sobre negócios locais, como também ajuda o seu negócio a ser colocado junto do topo dos resultados de pesquisa do Google. Quando uma pesquisa local é feita, normalmente o Google mostra uma mistura de resultados que incluem listagens do Google+ Local no topo e os resultados orgânicos abaixo – ou, algumas vezes, as listagens vão ser mostradas mesmo no topo dos resultados de pesquisa.

Cinco pequenas dicas para dominar a pesquisa local e ultrapassar os concorrentes:

#1 Complete o seu perfil a 100%

Sim, isto pode parecer óbvio, mas não ia acreditar se lhe disséssemos quantos perfis apenas estão completos apenas a 50%. Normalmente, o Google prefere perfis que estejam completos a 100% – fornecer-lhes o máximo de informação disponível vai fazer com que possam dar a melhor experiência possível a quem pesquisa.

O Google também toma em consideração as horas de abertura, por exemplo, se o seu negócio se encontra aberto ao público na hora em que é feita a pesquisa. Por isso, caso o seu horário de abertura ao público não se encontrar mencionado no seu perfil do Google+ Local, poderá ser deixado de parte nos resultados da pesquisa. Não se esqueça ainda de adicionar fotografias que poderão ajudar o seu negócio a destacar-se dos restantes.

#2 Torne a sua informação de contacto coerente

Isto é algo que deve fazer em tudo o que refere o seu negócio na web, e não apenas no Google+ Local. Assegure-se de que o seu nome, morada e telefone de contacto estão correctos e idênticos em todos os locais online. Por exemplo, se a sua morada tem um número de Lote, seja coerente. Não escreva “Lote” num local e “Lt” noutro. Não utilize um número local de contacto na listagem e um número verde no seu site.

Dados de contacto inconsistentes podem levar o Google+ Local a gerar listagens automaticamente, que não são tão eficazes quanto as informações de perfil que você mesmo criou.

Por fim, recomendamos vivamente que inclua o seu nome, morada e telefone de contacto no rodapé de todas as páginas do seu site utilizando um sistema de dados estruturados como o Schema ou um hCard, se possível.

#3 Utilize todas as categorias relevantes

Garanta que retira todas as vantagens das categorias do Google+ Local para ganhar profundidade e interesse face aos demais. Tenha a certeza de que marca todas as categorias que se relacionem com o seu negócio – por exemplo, um franchise de entrega de pizzas ao domicilio deve seleccionar as categorias Restaurante de Pizza, Entregas ao Domicílio e Restaurante Fast Food.

Nota: O Google já não permite categorias personalizadas.

#4 Solicite testemunhos legítimos de clientes

O Google adora ver uma série de testemunhos na sua listagem, e vários estudos já demonstraram que estes são muito importantes para definir quem é mostrado. Mas os testemunhos não são apenas bons para os motores de pesquisa – os utilizadores também utilizam os testemunhos quando é hora de decidir qual o serviço que vão escolher.

Não peça imediatamente à sua família e amigos para escreverem testemunhos “falsos”. Se tal for descoberto, o Google pode cancelar a sua presença ou penalizar o seu posicionamento na pesquisa. Peça antes aos seus clientes para publicarem um testemunho, especificando qual o serviço ou produto que compraram. (O Google pesquisa por palavras-chave nos testemunhos que sejam relacionados com os seus produtos ou serviços.)

#5 Adicione um Mapa Google Local

Adicione um mapa Google Local à página de contacto do seu website para ajudar o Google+ Local a ligar-se ao seu website. Garanta que adiciona o mapa da sua listagem no Google Local e não apenas um Google Map.

Para o fazer, vá até ao Google Maps, pesquise pelo seu negócio, clique no botão “Ligação”, e copie e cole o HTML para colocar o mapa no seu website.

Retire vantagens da Pesquisa Local

Garanta que o seu negócio se encontra listada no Google+ Local. Esta é uma forma muito importante de promover a sua empresa online, permitindo às pessoas encontrar, partilhar e recomendar o seu negócio aos seus amigos, parceiros e conhecidos. O Google+ Local ajuda-o ainda a monitorizar os testemunhos de clientes e a melhorar o seu serviço de apoio e atendimento ao cliente.

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