Criar uma presença online é um passo obrigatório para qualquer negócio deste tempo, na medida em que a vasta maioria das pessoas em todo o  mundo já fizeram transacções com base na internet. Desta forma, é essencial que as empresas venham a consolidar de forma sistemática todos os seus esforços online.

Se perguntar que plataforma é, hoje em dia, mais eficaz para promover os seus produtos e serviços, a resposta dominante vai passar pelas redes sociais. De acordo com a statista, existem neste momento cerca de 1,79 biliões de utilizadores de redes sociais, estando projectado que o seu crescimento chegue aos 2,44 biliões em 2018. Esta métrica vai, de certeza, favorecer as redes sociais enquanto principal meio de promoção num futuro próximo.

Quase todos os anos, emergem tendências das redes sociais. Com o aproximar de 2015, é tempo de olhar para as principais que se antecipam para o próximo ano.

  • As redes sociais serão progressivamente mais desenhadas para os dispositivos móveis;
  • As imagens serão utilizadas de forma ainda mais intensiva;
  • Os vídeos curtos também serão mais utilizados;
  • As empresas tentarão uma abordagem cada vez mais viral;
  • O marketing em tempo real aumentará significativamente;
  • O Instagram e o LinkedIn serão as plataformas mais populares;
  • A criatividade será a principal necessidade.

O marketing nas Redes Sociais será mais móvel

Esta é uma das tendências das redes sociais que começou há alguns anos e que continuará também em 2015. Não se trata apenas de implementar um design respondido. Cada vez mais pessoas estão a aceder às redes sociais através dos seus dispositivos móveis. De facto, as tendências mais recentes mostram que o aumento de utilizadores que utilizam apenas os dispositivos móveis para aceder às redes sociais cresce mais do que qualquer outro meio de acesso. Assim, é perfeitamente expectável que as plataformas de redes sociais sejam cada vez mais pensadas para o móvel.

É expectável que venham a emergir novas aplicações para as redes sociais. Por sua vez, estas farão com que seja muito mais fácil ao utilizador aceder às redes sociais, onde quer que esteja.

A utilização de imagens continuará a ganhar terreno

O velho ditado ainda é uma verdade: uma imagem vale por mil palavras. Está provado que as pessoas respondem de uma forma mais pronta a publicidade na forma de imagem do que na forma de texto. É por isto que as imagens se encontram entre as melhores formas de comunicação e são utilizadas de forma extensiva para que a audiência entenda a mensagem. Desta forma, a utilização de imagens vai certamente aumentar nas redes sociais.

É um facto conhecido que os conteúdos visuais são muito mais fáceis de lembrar. Por isso, é provável que tenham muito mais impacto do que os textos. Em 2015, é expectável que as empresas venham a utilizar mais imagens para espalhar a palavra sobre os seus negócios.

O Marketing através de vídeos curtos também será popular

O conteúdo visual tem sempre um impacto muito relevante nos esforços de marketing. Desta forma, a sua utilização também deverá aumentar em 2015, mas a utilização de conteúdo visual nas redes sociais não será apenas limitado a imagens. Com a cada vez menor paciência dos utilizadores, também se espera que os vídeos curtos emerjam como uma nova forma de comunicação num futuro próximo. Assim, o marketing por vídeo será, em 2015, uma das formas mais importante de marketing nas redes sociais

As empresas deverão criar pequenos vídeos informativos sobre os seus produtos e serviços, pelo que esta será uma das melhores formas de se ligar à sua audiência dentro do mais curto espaço de tempo possível. Os vídeos interactivos também deverão ser um factor importante em 2015. Sites como o Instagram, que oferecem excelentes oportunidades de marketing por vídeo, deverão crescer em popularidade em 2015.

As empresas tentarão uma abordagem cada vez mais viral

O mundo online já tem vindo a experimentar o poder do marketing viral. É a melhor forma que obter várias partilhas que, por sua vez, ajudam a espalhar a palavra sobre a sua empresa a várias pessoas o que, de certeza, aumentará as oportunidades de negócio da sua empresa.

Em 2015, cada vez mais empresas procurarão criar conteúdos que se tornarão virais, pelo que o seu objectivo deverá passar por aumentar os negócios que criam através deles. E para isto, até poderão pedir a ajuda de algumas agências de publicidade como a intuitiva :).

Cada vez mais, as empresas utilizarão o marketing em tempo real para servir os clientes

As redes sociais são uma excelente plataforma para as empresas se ligarem directamente com os seus clientes. É esperado que a maioria das empresas continue a explorar esta possibilidade ao máximo. E, em adição, o conceito de marketing em tempo real será cada vez mais popular.

Desta forma, as marcas deverão ser uniformes na sua actividade. Para além disto, terão que responder tão depressa quanto possível aos comentários e questões que os seus utilizadores e potenciais clientes estão a publicar nas redes sociais. Contudo, as empresas terão que ser prudentes a abordar cada oportunidade para que se mantenham ligadas à sua audiência numa base regular.

O LinkedIn e o Instagram deverão tornar-se as plataformas mais importantes

É esperado que o LinkedIn e o Instagram se venham a confirmar como as plataformas de redes sociais mais importantes. Enquanto é se espera que o LinkedIn emerja como a principal plataforma para a audiência B2B, um número de cada vez maior de pessoas utilizarão o Instagram para a comunicação B2C.

O Instagram será uma das mais importantes plataformas para a partilha de vídeos. Adicionalmente, é esperado que as empresas levem o LinkedIn muito mais a sério num futuro próximo, expondo a relevância dos benefícios da utilização desta plataforma.

A criatividade será a chave do sucesso

Não importa quanto tempo passa nas redes sociais, na medida em que não terá qualquer resultado a menos que seja criativo. Não pode esperar que a audiência reaja positivamente a mensagens gastas e que não passam de clichés. Em vez disso, tente pensar em algo fora da caixa. Seja no Twitter, Facebook, Instagram, ou qualquer outra plataforma, terá que criar o conteúdo da forma mais criativa possível. E assim que seja criativa, o conteúdo será único o suficiente para atrair inúmeras visitas.

A maioria das redes sociais, tais como o Twitter e outras, deverão também manter-se relevantes em 2015. Contudo, os profissionais do marketing terão que pagar mais para que os seus anúncios sejam visíveis em plataformas como o Facebook. Por isso, as empresas necessitam de aumentar significativamente o seu orçamento para as redes sociais em 2015. Além disso, deverão conter o seu foco em utilizar as redes sociais como a ferramenta perfeita para aumentar as suas receitas.

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