Seis passos para a sua estratégia nas redes sociais

Mais de 5 biliões de pessoas estão em pelo menos uma rede social. É agora, mais do que nunca, uma necessidade absoluta, estabecer a sua estratégia nas redes sociais.


Um bilião de pessoas utilizam o Facebook de forma activa todos os meses.

O Twitter já chegou aos 500 milhoes de utilizadores.

A cada minuto são enviadas setenta e duas horas de vídeo para o YouTube.

Sessenta e dois por cento de todos os adultos no mundo utilizam as redes sociais.

Uma vez que os seus clientes e amigos estão agora a utilizar as redes sociais numa base diária, a comunicação e marketing nestas plataformas deixou de ser um luxo. É fundamental.

6 Passos para uma Estratégia nas Redes Sociais para a sua PME

O primeiro passo do desenvolvimento de uma estratégia passa por definir os seus objectivos.

Considere todo o seu negócio e objectivos de marketing.

Quais destes se traduzem para o marketing nas redes sociais? Crie objectivos quantitativos e qualitativos. Por exemplo, poderá pretender gerar mais leads, então defina um objectivo específico – “gerar seis leads por mês nas redes sociais“, “aumentar o tráfego do site oriundo do Facebook em 30%” ou “aumentar o número de seguidores em 1000 novos seguidores mensais”.

No segundo passo terá que escolher as plataformas que se adequam. É óbvio que o Facebook e o Twitter dominam as redes sociais, mas se o seu produto ou serviço for muito visual, poderá considerar utilizar o Pinterest ou o Instagram.

O terceiro passo é planear as categorias e tipologias de conteúdo.

Se por exemplo, se tratar de um consultor de relações públicas, as suas categorias de conteúdo podem incluir dicas de relações públicas para as pme, notícias de como as grandes empresas lidam com as crises de relações públicas nos meios de comunicação, sucessos dos clientes e algumas cenas de bastidores. Já os seus tipos de conteúdo, podem incluir ligações (para o seu próprio blog e outros sites também), infografias, vídeos consigo a explicar um tema em voga sobre as relações públicas ou podcasts onde entrevista clientes satisfeitos. Obviamente, os seus tipos de conteúdo podem e devem variar consoante a rede social utilizada, uma vez que umas são mais adequadas para um tipo específico de conteúdo que outras.

O quarto passo passa por determinar a frequência de publicação em cada rede.

Faça pesquisa para as aquelas em que tem interesse. Crie um plano para determinar o quão frequentemente publicará.

No quinto passo deverá criar um calendário editorial.

Sugerimos que o crie no Excel (ou Numbers no Mac ou iPad). Poderá prepará-lo de forma a que faça sentido para si. Planeie com um mês de avanço e defina quando e o que é que irá publicar em cada dia e em que redes. Isto vai fazer com que quem o segue saiba o que pode esperar e vai ajudá-lo a gastar menos tempo no dia a dia, uma vez que o trabalho a fazer já está definido de avanço.

O sexto passo é determinar quem vai executar a sua estratégia diária.

Tem tempo para a gestão das redes sociais do seu negócio de forma a que possa atingir os objectivos definidos? Caso não tenha, poderá necessitar de contratar um gestor de redes sociais.

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