O que são plugins WordPress?

by | Mar 5, 2020 | Sem categoria, WordPress

Se o WordPress é algo novo para si, é normal que se pergunte “O que são plugins WordPress?”. É uma questão muito comum, pois para além de ser um dos variados termos novos que a utilização do WordPress vai introduzir no seu vocabulário, os plugins são também parte estrutural de todos os sites WordPress.

O que são plugins WordPress, e como funcionam?

Um plugin WordPress é essencialmente um bloco de código que faz plug-in (ou seja, que se liga) a um site WordPress. Simplificando, isto significa que um plugin WordPress é algo que atribui novas funcionalidades ao seu site WordPress ou que aumenta funcionalidades já existentes.

Um dos benefícios do WordPress é que já existem dezenas de milhares de plugins que podem ser utilizados para praticamente qualquer finalidade que necessitemos.

Os plugins podem fazer coisas tão simples como pequenos melhoramentos, e tão complexas como uma alteração completa a um site. Alguns plugins podem até tornar o seu simples site WordPress numa loja WordPress 100% funcional, numa rede social, ou até num fórum online.

Alguns plugins nem sequer têm funcionalidades visíveis. Por exemplo, podemos instalar Plugins que melhoram a performance do seu site, ou que fazem com que ele ganhe visibilidade em motores de pesquisa como o Google.

Os plugins WordPress são gratuitos?

Existem plugins gratuitos e plugins premium.

Com os plugins gratuitos, é possível instalar e utilizar o plugin sem qualquer custo, embora algumas funcionalidades do plugin possam estar disponíveis apenas para quem pagar para ter acesso.

Embora os plugins gratuitos façam um bom trabalho, os plugins premium geralmente oferecem funcionalidades superiores.

Advertências sobre plugins WordPress

À medida que as pessoas sem experiência se familiarizam com os plugins WordPress, é normal que comecem a ter alguns problemas.

Há quem critique a utilização de plugins, pois acreditam que a sua utilização em demasia pode fazer com que um site fique mais lento.

A ideia que demasiados plugins WordPress podem fazer com que um site fique lento não é exactamente correcta, mas é um conceito interessante para ter em mente. Especialmente para principiantes.

O que é mais importante que o número de plugins no seu site, são as funcionalidades e a qualidade do código de cada um desses plugins.

Mas, como principiante, provavelmente não terá o conhecimento para medir o impacto individual de cada plugin.

Por essa mesma razão, é uma boa ideia evitar adicionar plugins só porque parecem bons. Melhor ideia ainda é contratar profissionais que escolherão os melhores plugins WordPress para o seu site, algo que poderá facilmente fazer com a Intuitiva. Contacte-nos!

Há riscos sérios na utilização indevida de plugins WordPress

Enquanto que os plugins facilitam o funcionamento de qualquer site WordPress, há riscos associados. A simples utilização de um plugin errado pode fazer com que o seu site fique temporáriamente offline, ou pior.

Uma decisão errada, e o plugin pode:

  • Deixar o site permanentemente mais lento.
  • Gerar código intencionalmente malicioso que pode colocar o funcionamento do site em risco, bem como comprometer os dados dos clientes e do site.

Para prevenir que tudo isto aconteça, pode:

  • Investigar os plugins e as pessoas por detrás deles, confirmando que são seguros.
  • Investigar o código de cada plugin antes de instalar.
  • Ler as criticas online de todas as pessoas que utilizam os plugins em questão.
  • Confirmar que possui a melhor versão de cada plugin, e mantê-la sempre actualizada.

Ou contratar uma equipa com anos de especialização em WordPress, como a Intuitiva. Contate-nos!