O WordPress 5.0 (codename bebo) já chegou: O que precisa saber?

O WordPress 5.0 mais esperado de sempre já está disponível, depois de uma série de versões beta e RCs. A comunidade tem estado ansiosamente à espera do 5.0, principalmente por causa do Gutenberg, o novo block editor, e outra funcionalidade nova como o tema Twenty Nineteen.

Os utilizadores que já conhecem as versões beta e RC podem agora fazer o upgrade final do seu Dashboard WordPress, ou fazer o download em wordpress.org.

– Como fazer o upgrade para o WordPress 5.0?

– Análise de velocidade do WordPress 5.0

– Gutenberg, o novo Block Editor

-Funcionalidades

-Updates de segurança

-Editor Front-end

-Optimização Mobile

-Recortar imagem de fundo

-Novo tema WordPress – Twenty Nineteen

-Melhores temas base

-Perspectiva dos utilizadores

Como fazer o Upgrade para o WordPress 5.0?

 

Para utilizadores cloudways

Se for um utilizador da cloudways, pode fazer o upgrade para o 5.0 de forma segura ao utilizar o gestor de aplicações da sua plataforma cloudways, e criar o ambiente como demonstrado na imagem abaixo

 

Para quem não usa cloudways

Pode testar instantaneamente o WordPress na plataforma Cloudways, aqui.

Simplesmente crie uma conta e faça login na plataforma, lance um servidor com o WordPress instalado em apenas alguns clicks

 

Do DashBoard navegue para Updates e clique em “Update Now” para fazer o upgrade para o 5.0

 

wordpress 5.0

Novos utilizadores podem testar sites existentes no WordPress 5.0 utilizando o plugin Migrator. Depois da migração, basta fazer o login no seu dashboard WordPress e fazer o update para o WordPress 5.0

Nota: se não estiver a testar o 5.0 no ambiente da Cloudways, recomendamos que faça um backup total do seu site antes de efectuar o upgrade. Assim que o update tiver terminado, efetue um teste de compatibilidade para confirmar que os plugins e temas são compatíveis com o 5.0.

Análise de velocidade

Testámos o 5.0 na plataforma Cloudways para ver se existe alguma diferença entre o 5.0 e o 4.9.8

Teste de velocidade

Nota: Para remover qualquer imparcialidade, utilizamos um servidor lançado anteriormente sem qualquer otimização para reduzir o impacto nos resultados.

Ambiente de teste: 1GB de servidor Linode com um datacenter localizado em Freemont, CA USA.

WordPress 4.9.8 com o tema Twenty Seventeen

twenty seventeen theme

WordPress 5.0 com o tema Twenty Nineteentwenty nineteen

O resultado demonstra que o 5.0 funciona mais depressa que a versão anterior, e também que é compatível com a cloudways, como indicado por um tempo de carregamento diminuído e melhor performance.

O tempo de carregamento diminuiu de 1.43 para 807 e o numero de pedidos diminuiu de 18 para 11. Isto pode ser melhorado ainda mais ao aplicar técnicas de otimização de velocidade.

Guttenberg – o novo Block Editor

A Automattic introduziu o editor WordPress Gutenberg em 2017 e desde então, ganhou grande tração na comunidade WordPress.

A importância do Gutenberg pode ser confirmada pelo convite que aparece no Dashboard do WordPress 4.9.x

É um convite de braços abertos para utilizadores WordPress testarem o editor Gutenberg, embora também tenham a edição de utilizar o clássico.

O Gutenberg é o editor por defeito no WordPress 5.0. Contudo, se estiver relutante em utilizar o novo editor, também pode utilizar o plugin de editor clássico. Se não tiver planos imediatos para fazer o upgrade para o WordPress 5.0 e quiser testar o Gutenberg, precisará de utilizar o plugin Gutenberg.

Para testar o novo editor, navegue para Posts – AdD New e verá um layout diferente do das versões anteriores.

Funcionalidades do Gutenberg

à direita tem dois tabs: Documento e Bloco.

-Document: Contém as opções mais relevantes do editor clássico para publicar, escolher categorias e fazer o upload de imagens, etc.

-Block: A nova funcionalidade. Contudo, se já utilizou algum page builder WordPress anteriormente, poderá entender mais facilmente o Gutenberg Blocks.

Os blocos são basicamente templates pre definidos para uma secção específica do post. Por exemplo, o Table Block permite adicionar uma tabela e definir o número de colunas e linhas.

Os utilizadores podem facilmente configurar a tabela através das definições do Block.

Estilo do texto

O editor Gutenberg também permite estilizar e formatar, portanto os utilizadores podem definir o tamanho, cor de texto e cor de fundo do texto.

Previsão HTML live

O Live HTML preview é uma excelente função nova do Gutemberg que simplifica a utilização do código HTML dentro do corpo dos posts e páginas. Este bloco personalizado permite aos utilizadores adicionar código HTML personalizado no corpo do post (onde necessário) e fazer preview, dentro do editor.

Outros aspetos chave:

-Botões incorporados que podem ser arrastados e largados em qualquer lado dentro do post

-Um bloco separado para fazer embed a perfis sociais

-contador de palavras e blocos

-novas opções de alinhamento via um bloco específico

-Tabela de conteúdos e apoio ancora

Toda uma experiência de utilizador melhorada, certo?

Embora o Gutenberg esteja rico com novas funcionalidades, ele continua a ser uma das maiores controvérsias da comunidade WordPress. Os utilizadores estão relutantes a aceitar a mudança por uma razão ou por outra, mas não será errado dizer que o futuro do WordPress está no editor Gutenberg.

Funcionalidades do WordPress 5.0

O wordPress5.0 agora suporta oficialmente o PHP 7.3, e o novo pack JavaScript introduzido com esta versão permite aos developers adicionar strings traduziveis directamente no seu código JS.

O que há de novo?

Algumas das funcionalidades mais importantes do WordPress 5.0

-Editor de tipo de letra base diferente pode ser seleccionado para lingua diferente.

-Blocos de imagem e video podem ser transformados num block para embed.

-Um rascunho completo do post é guardado quando se clica em pré-visualizar

-Componente DateTimePicker localizado

-classe wp-image-### CSS adicionada para permitir a utilização de srcset e tamanho de atributos para imagens.

-Todas as caixas meta são guardadas quando o botão pre visualização é clicado.

-Só a meta que tenha sido atualizada é guardada através de um método recursivo de rastreamento pós meta no block API para evitar guardar o valor base para cada meta registada.

Actualizações de segurança

Como a segurança WordPress tem sido sempre um tópico importante para a comunidade, a equipa do WordPress tem sempre trabalhado ativamente em melhorar a sua segurança. Também recomendam serviços de alojamento com certificados SSL, autenticação two factor e proteção de password a nível de aplicação.

Editor Front-end.

Os wordpressers utilizam editores front-end, ou page builders, extensivamente. Contudo, com o 5.0, os utilizadores podem tirar vantagem de editores leves e rápidos, que herdam as suas funcionalidades do personalizador de framework. É excelente para personalização básica e formatação, mas não tem funcionalidades avançadas que page builders populares oferecem (muitas vezes por um preço).

Optimização mobile melhorada

Com o 5.0, colocou-se enfase na experiência mobile para todos os utilizadores. Neste contexto, o novo tema Twenty Nineteem é totalmente responsivo e todos os temas anteriores também já são. O objetivo desta iniciativa é o de aumentar a velocidade de carregamento das páginas de temas base em mobile, garantindo melhores resultados SERP para estes novos websites.

Recorte de imagem de fundo

Os utilizadores podem cortar imagens de fundo antes de colocar o site online, o que reduz significativamente o tempo que de outra forma teria sido gasto em cortar manualmente e em fazer o upload.

Melhores temas base

O wordpress lançou um novo tema, mas isso não o impediu de melhorar os antigos. Isto é uma excelente notícia para os utilizadores, pois podem esperar atualizações para estes temas também. Os temas desde o Twenty Seventeen até ao Twenty Ten terão atualizações para o Gutenberg.

 

Perspetiva dos utilizadores

Sempre que há um novo lançamento do WordPress, as reações da comunidade são variadas. O 5.0 foi igual, pois recebeu muita atenção devido ao Gutenberg.

É essencial saber o que as pessoas pensam sobre o 5.0 e os elementos chave por detrás das suas opiniões

As boas

As não tão boas

 

Conclusão

O 5.0 é sem dúvida um grande update, mas de momento, é difícil saber se atingirá a mesma popularidade dos seus predecessores. Ainda é muito cedo para ter uma resposta definitiva, e a decisão da comunidade ainda não é sabida.

 

Workshop wordpress

Faça a nossa Workshop WordPress online, já com as novas funcionalidades da versão Bebo do WordPress 5.0.

Vamos ensinar-lhe a criar um website WordPress de raíz, explicando-lhe passo a passo tudo o que precisa saber sobre o WordPress e as melhores práticas de desenvolvimento de um website. Inscreva-se agora ou fale connosco e peça-nos um orçamento para sermos nós a desenvolver o seu website profissional.