Como criar uma plataforma e-learning? Use o WordPress e o Learn Dash, nós explicamos.

E-learning com WordPress e LearnDash

Como criar uma plataforma de e-learning? Pense em LMS.

E o que é LMS? LMS é a abreviatura de learning management system, ou seja, sistema de gestão de aprendizagem, o termo é a evolução do CMS, content management system, o tipo de aplicação que é o WordPress, com a instalação de plugins ou temas específicos, podemos transformar um CMS em um LMS, parece complicado, não é.

Muito resumidamente, se quer criar um site para lecionar os seus próprios cursos e disponibilizá-los para consumo imediato, então a melhor estratégia é criar um site profissional com a plataforma WordPress e instalar o plugin “Learn Dash” que irá transformar o seu site numa autêntica escola virtual!

A maioria de nós concorda que o e-learning é bom para os negócios e uma forma viável de treinar pessoas. O e-learning é usado nos setores da educação e formação corporativa com grande sucesso.

Somos uma cultura digital, por isso o elearning é o método de ensino mais natural.

Dito isso, mesmo que muitas pessoas concordem que o elearning é bom, elas podem não necessariamente saber por quê.

Uma simples pesquisa no Google trará muitos resultados em relação aos fatos que apontam para os benefícios do e-learning, bem como o impacto positivo que isso pode ter em uma organização.

A formação tradicional não é suficiente.

No passado, as organizações se voltavam para o treinamento de eventos pontuais de ensino, no esforço de corrigir um problema ou ajudar a facilitar a mudança. O problema aqui é que as pessoas estão constantemente aprendendo, e muitas vezes uma mensagem precisa ser ouvida mais de uma vez antes de ser totalmente compreendida e posta em prática. Os aprendizes precisam de reforço além do treinamento.

 

O e-learning produz resultados mensuráveis.

Muitos estudos ao longo dos anos mostraram que o e-learning pode aumentar o ROI de uma empresa, melhorar as notas dos alunos na escola e ajudar as organizações a manter o talento. ELearning efetivamente reforça os objetivos de uma organização e pode cobrir cinco vezes a quantidade de material em comparação com cursos tradicionais em sala de aula.

 

O e-learning é propício para o crescimento organizacional positivo.

Não importa em qual setor você esteja, se sua organização tiver uma cultura de elearning forte, você terá 46% mais chances de ser o líder de seu setor. A produtividade dos funcionários também aumentará, o que afeta diretamente o ROI e, portanto, o torna mais competitivo em seu espaço de mercado – incluindo a capacidade de atrair e manter os melhores talentos. Tudo isso contribui diretamente para o crescimento da organização.

Se você é uma organização que ainda precisa implementar um programa de elearning, agora é a hora perfeita para começar! A força de trabalho emergente está à espera de oportunidades de aprendizagem on-line, especialmente porque a utilizam há anos. Estamos agora no ponto em que não implementar um programa de e-learning com um sistema de gerenciamento de aprendizado mais robusto (LMS) pode realmente prejudicar a capacidade da sua organização de competir.

 

Como criar uma plataforma de e-learning? Com o WordPress!

O WordPress permite a qualquer pessoa, mesmo que não saiba programar nem desenhar, a criar um website que funcione como uma plataforma de e-learning.

Para isso há alguns plugins que dominam a plataforma. O LearnDash é um destes plugins e está no top três, sendo o Courseware e o Sensei os outros dois plugins que recomendamos. Neste artigo vamos ensinar-lhe a configurar o LearnDash para funcionar no seu site WordPress.

O LearnDash tem amplas funcionalidades, e várias extensões que lhe dão ainda mais funcionalidades.

Para quem quer construir uma LMS com o WordPress, o LearnDash é a escolha certa.

 

Mas é preciso mais que um plugin para criar uma LMS

Ao contrário do Moodle, Blackboard, e canvas, o LearnDash não é uma LMS standalone. É uma extensão do WordPress. Claro, tem todas as funcionalidades de sistema de gestão de aprendizagem, mas o plugin em si não dá aos estudantes e alunos um interface de e-learning.

Para tal é preciso o WordPress para conseguir criar o website de e-learning.

Para um instrutor, ou tutor pode parecer difícil, mas não é. E nós vamos explicar-lhe o que tem que fazer, em último caso, pode sempre pedir-nos um orçamento. Saiba quanto pode custar um website profissional aqui.

 

Passo 1 Instalar um tema

Assim que o website estiver a funcionar, poderá proceder a instalar um tema. O tema é a “pele” do website. Dita a aparência e sensação da utilização do website- não só as cores, mas também a toda a visualização da página.

O LearnDash porta-se bem com qualquer tema que escolher, mas ainda assim o Botão azul que o LearnDash adiciona ao seu website pode parecer estranho se o seu site for vermelho ou amarelo.

Ao invés disso, uma opção mais segura poderá ser escolher o um tema do LearnDash. Há vários, com o eLumine a ser o mais recente.

Assim que escolher um tema, a instalação é muito fácil, basta seguir os passos abaixo.

1. Efectuar o Login no seu painel de administrador do WordPress

2. Ir a Appearance – Themes, e clicar em Add new.

3. Utilizar a opção upload para fazer o upload de uma cópia do tema

4. Active-a

 

install-theme-wordpress

Se quiser mais detalhes, cada tema tem o seu guia de instalação para mais detalhes

Agora, instalar o tema não é tudo. Precisará de criar o menu, a homepage, página de contacto e tudo o que mais quiser criar.

Mas isso é no passo 4.

Primeiro precisamos de configurar o LearnDash.

 

Passo 2 Configuração do LearnDash

O LearnDash pode ser instalado como qualquer outro plugin do WordPress.

1. Uma vez mais, é necessário estar logged in no painel de administrador do WordPress.

2. Ir a Plugins – Add New/Adicionar novo

3. Faça Upload da cópia do plugin LearnDash, e active-o.

Irá reparar que um menu LMS LearnDash foi criado

learndash-menu

 

Utilizando as opções deste menu, será possível criar os seus cursos, lições, tópicos e perguntas

Definições LearnDash

Por baixo de LearnDash LMS – Settings/Definições – Lms License, Garanta que escreve a sua licensa LearnDash.

Por baixo de Definições PayPal Coloque os seus dados PayPal, caso queira utilizar pagamentos através do Learndash

Agora, criar um curso/lição/tópico é o mesmo que criar um post ou uma página.

 

Criar um curso

Para criar um curso, deverá ir a LearnDash LMS – Courses – Add New

-Adicionar o nome do curso e descrição.

-Se quiser categorizar o curso, crie uma nova categoria.

-Debaixo das definições do curso, as opções em que se deverá focar são:

 

ld-image

Course Price type – Coloque o curso como

-Aberto: se quiser que todos os estudantes sejam automaticamente inscritos neste curso

-Fechado: Se o curso for fechado (e não puder ser acedido). Selecionar esta opção irá revelar uma opção de URL de botão personalizado especial, que tem que ser utilizada para entrar num link que lhe permitirá comprar o acesso ao curso.

-Gratuito: Se o curo for gratuito, mas só os estudantes que querem entrar é que se inscrevem.

-Comprar agora: defina um preço para o curso, que pode ser comprado. Esta compra pode ser feita na opção de pagamento base no LearnDash (PayPal).

-Recorrente: Para cursos que podem ser comprados com base em subscrição.

Pre requesitos do curso- Certamente, isto não se aplicará ao primeiro curso que criar. Mas para cursos subsequentes, poderá escolher a opção de escolher outro curso como pre-requesito para o curso que estiver a criar. Escolher esta opção previne que um estudante escolha um curso sem completar o curso pre-requisitado. Assim que escolher esta opção, irá aparecer um menu onde poderá escolher os cursos que quiser delegar como pre-requisitos. Se escolher múltiplos cursos, tem a opção de ou permitir que todos os cursos tenham que ser completados, ou qualquer um do grupo.

Desativar progressão de lição- Caso não precise que os estudantes sigam as lições por ordem, poderá escolher esta opção.

Expiração do acesso- Como o titulo sugere, esta opção expira o acesso de um estudante a um curso depois de uma duração pre-determinada

Assim que adicionar os detalhes, lembre-se de publicar o curso

Poderá depois proceder a adicionar lições e tópicos, ou outros cursos.

Visual Course Builder

Com a versão 2.5.0, o LearnDash passou a integrar um course builder drag and drop que pode ser utilizado para criar cursos, lições, tópicos e quizes visualmente

Assim que escolher o nome de um curso e adicionar os conteúdos, faça scrol para baixo para ver o Visual Course Builder. Para adicionar lições, escolha o nome de uma e arraste-a e largue-a no curso respectivo.

ld-image-2

 

Criar uma lição

A criação de lições é bastante similar à criação de cursos. Mas ao contrário de um curso, as definições são um pouco diferentes.

learndash-lesson-settings

 

Associated Course– escolha o curso do qual a lição faz parte.

Forced Lesson Timer – O tempo mínimo que um estudante precisa de dedicar a uma lição antes que seja marcada como concluída.

Upload Assignment– Marque esta opção se um estudante tiver que fazer o upload de um trabalho depois de concluir a lição. Os trabalhos entregues são disponibilizados em LearnDash LMS – Assignments

Sample Lesson – Se escolher esta opção, então esta lição será disponibilizada para os estudantes, mesmo que o curso seja pago.

As lições podem ser ordenadas ao utuilizar o atributo “Order”

Criar um tópico

Como sabemos, no LearnDash, as lições contém tópicos. As opções para um tópico são as mesmas que para as lições. Como com as lições, podemos fazer os uploads de trabalhos obrigatórios, forçar um tempo, ou ordenar os tópicos através do atributo “order”.

learndash-topic-settings

 

Criar um certificado

Se quiser premiar certificados com a conclusão dos cursos, poderá criar certificados no LearnDash e associá-los aos cursos ou aos quizes.

A criação de certificados no LearnDash requer algum conhecimento de HTML. O LearnDash dá amostras de certificado que poderão ajudar.

Para criar e adicionar um novo certificado, é isto que precisa de ser feito:

1-Criar uma imagem com medidas 21.5x28cm

2-Ir ao painel de administrador WordPress, LearnDash LMS – Certificates – Add new

3- Adicionar um titulo, e escolher a imagem que criámos

4- Para a descrição, mudar para o editor de texto, escolher o espaçamento correcto e depois mostrar o nome do estudante utiulizando o código [usermeta field=”display_name”]

5- Para mostrar detalhes como o titulo, percentagem ou pontuação, utilize o código

[quizinfo] shortcode, por exemplo:

  • [quizinfo show=”course_title”] para mostrar o titulo do curso

  • [quizinfo show=”quiz_title”] para mostrar o titulo do quiz

  • [quizinfo show=”percentage”]% para mostrar a percentagem

  • [quizinfo show=”score”] para mostrar a pontuação

6.Pré-visualizar as alterações e publicar o certificado.

Associar um certificado a um quiz

Com o LearnDash, os certificados podem ser associados apenas a um quiz. Para associar um certificado a um quiz

-Vá a LearnDash LMS – Quizes, e edite um quiz disponivel

– Nas definições escolha a opção Certificado Associado ao certificado que criou

-Actualize o quiz

 

Passo 3 Configurar o acesso pago ao curso

Se procurar monetizar o seu website desde o inicio, precisará de optar ou pelo plugin de e-commerce ou pelo plugin de subscrição. Há certas diferenças entre vender cursos e vender subscrições. A opção que escolher irá depender da quantidade de cursos que tiver.

Utilizar um plugin E-commerce

O LearnDash fornece plugins de e-commerce no WordPress como o WooCommerce e Easy Digital Downloads. A vantagem de ambos os plugins é diferente. A Easy Digital Downloads pode ser utililzada para vender produtos puramente digitais, enquanto que a WooCommerce pode vender produtos materiais para além dos digitais.

Contudo, integrar cada um dos plugins com o LearnDash é um processo bastante similar

-Precisará de começar por instalar qualquer um dos plugins e configurá-lo(o WooCommerce é mais fácil de instalar)

-Com base no plugin escolhido, precisará de instalar o plugin de integração com o LearnDash.

-Poderá querer configurar uma forma de pagamento adicional especifica à sua localização ou moeda. Este é o melhor momento para o fazer. Precisará de escolher um plugin de gateway de pagamento.

Associar um curso a um produto

– O processo de criar cursos pagos começa com a criação de um produto. Precisará depois de os associar um curso LearnDash ao produto.

-Por exemplo no WooCommerce, precisará de criar um produto “course” e depois associar um ou mais cursos LearnDash a este produto.

learndash-course-product

-Como para o curso, precisará de definir o “price type” como “fechado” e colocar o URL do produto como o “Custom Button URL”

Utilizar um plugin de subscrição

Ao contrario da venda de produtos, se quiser vender subscrições e controlar o acesso dos estudantes, precisará de um plugin de subscrição. Dos muitos plugins disponiveis, recomendamos o Paid Membership Pro.

Os passos para integrar o LearnDash com um plugin de subscrição são os mesmo de integrar com um plugin e-commerce.

– Precisará de instalar o plugin de subscrição

-E depois o plugin de integração com o LearnDash

Ligar cursos a subscrições

Com o Paid Membership Pro, poderá associar um ou mais cursos com um nível de subscrição. Para cursos associados com um nivel de subscrição, defina o “price type” como “closed”, e coloque o URL da página de registo como “Custom Button URL”. Agora, para aceder a um curso, o estudante tem que se registar como membro.

Passo 4 Criar páginas

Há muito que pode ser feito para tornar um site mais apresentável, mas há algumas coisas que são o minimo necessário, tais como as páginas importantes e o menu.

O tema escolhido pode providenciar conteúdo de demonstração, e instalar o conteúdo de demonstração pode criar as páginas necessárias. Por exemplo, como o eLumine é um tema de LearnDash, ele criar páginas genéricas, como a homepage, página de contacto e páginas específicas para um website de e-learning tais como a página de arquivo de curso e página de compras.

Se quiser o processo manual..

Criar a homepage

A homepage é o que os seus visitantes verão primeiro

Deverá passar uma mensagem clara e concisa do que o website pretende, e idealmente demonstrar os cursos disponíveis ou o formulário para registo e login de estudantes.

Tecnicamente, criar uma homepage é tão simples como criar qualquer outra página em WordPress

-Ir a Pages – Add New

-Definir o titulo (geralmente é “Home”), adicionar os elementos necessários e clicar em Publish.

– Agora em Settings – Reading – Front Page Displays, selecionar “A static page” e escolher a “Front Page” para a página que acabou de criar

front-page-settings

E depois terminar com “Save Changes

Configurar Registo e Login

O plugin que queremos para esta tarefa é o Theme My Login

frontend-widget-thememylogin

 

-O plugin tem uma widget para fazer o login em qualquer parte do site

-Podemos redirecionar utilizadores para fazer o login e o log out com base no seu papel de utilizador

-A melhor parte é, os widgets e páginas integram-se maravilhosamente com o resto do website

Adicionar uma página de contacto

A página de contacto é a parte mais crucial de qualquer site. É bastante fácil de criar, simplesmente basta adicionar uma nova página ao site com um formulário de contacto.

Um formulário de contacto pode ser criado ao utilizar o plugin Contact Form 7 ou para funcionalidades mais avançadas, o plugin Gravity Forms.

Ambos os plugins permitem criar os formulários de contacto nas páginas.

Criar um Menu

Para facilitar a navegação dos estudantes pelos cursos, precisaremos de providenciar um link para a página de arquivo dos cursos.

Para tal, é necessário criar um menu de navegação.

-No painel de administrador, ir a Appearance – Menus

-Criar um novo menu, chamemos-lhe o “menu principal”

-Adicionar páginas que criou, como a home, contacto, blog, da lista de páginas.

-E para a página de arquivo de curso, adicionar um “Custom Link” a “/courses/

-Defina este menu como o “Primary Navigation Menu” e guarde o

 

menu-setup-lms

 

Com isto, a sua LMS estará pronta a funcionar! Estes são os passos para criar a sua plataforma de e-learning. Não se esqueça que pode sempre solicitar o apoio da Intuitiva para a construção do seu website. Saiba quanto custa um site aqui.

Gostou deste mini curso de como criar o seu site de e-learning com WordPress? Partilhe o artigo e veja também o nosso guia de como criar um website para alojamento local com WordPress.