Regra geral, a cor e o contraste não se encontram nas prioridades de quem cuida do web design de um site. Mas deviam. Isto porque se o texto do seu site não tiver contraste suficiente com o seu fundo, as pessoas terão dificuldades em ler o seu conteúdo, nomeadamente aquelas que padecem de problemas oftalmológicos e/ou de discromopsia.

Para além da facilidade de leitura, a cor e o contraste são aspectos importantes na medida em que podem ser utilizadas para criar pontos de interesse e direccionar a atenção do utilizador. Poderão ser também ser úteis para definir o fluxo e a hierarquia de uma página. Assim sendo, este será um dos princípios a ter em atenção durante o processo de design, pelo que aqui vão algumas dicas:

  • Se utilizar uma ferramenta gratuita para testar o contraste da cor poderá facilmente perceber como estão os níveis de contraste no seu site e se, por sua vez, se encontram adequados aos padrões estabelecidos;
  • Pesquise como é que os maiores sites utilizam a cor e o contraste para melhorar a leitura e destacar determinadas secções, utilizando estes dados para criar um excelente esquema de cores;
  • Uma das melhores formas de melhorar o seu contraste é criar elementos com tamanhos diferentes, fazendo com que determinadas coisas apareçam maiores que outras. Isto funciona particularmente bem com um esquema de cor mínimo, e significa que não terá somente que ponderar as diferenças de cor para obter excelentes resultados.

Como planear um website?

Subscreva a nossa newsletter e faça download gratuito do nosso guia de planeamento essêncial de um website.