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Criamos o teu Site Profissional e Ajudamos-te a Gerar Mais Leads

DESCREVE O SITE QUE QUERES CRIAR

Conta-nos como é o site que queres desenvolver e ajudamos-te a criar um site que vai transformar o futuro do teu negócio e explodir a tua faturação.

Como criar um site profissional em 2024?

Precisas de um site profissional.

Precisas de ter sucesso.

Não podes falhar.

Há uma maneira certa de criar um site profissional bem sucedido.

A diferença entre um site profissional e um site amador, é a capacidade do site em gerar leads.

Tu não precisas apenas de um site novo, tu precisas de um site que consiga gerar leads!

Qualquer negócio depende de leads, uma lead é um contacto interessado nos serviços e produtos que ofereces.

Neste artigo damos-te os passos certos que tens que dar se queres investir numa solução adequada e conseguir criar um site com essas capacidades.

IMPORTANTE: Reserva 10 minutos do teu dia para leres este artigo até a o fim e saberás tudo o que é necessário para criar um site profissional de sucesso, capaz de gerar leads para o teu negócio!

Proposta rápida para criação de site profissional

  • Site WordPress, o melhor CMS para criar um site em 2024
  • Muita experiência em lead generation e funis de vendas
  • Criação e otimização dos conteúdos do teu site
  • Design Personalizado de acordo com a tua marca
  • Alojamento e Manutenção
  • Campanhas contínuas de marketing de conteúdo e SEO para chegar ao topo do Google

Pede agora a tua proposta personalizada

Este é o perfil de quem podemos ajudar a criar um site profissional, se responderes que não a qualquer destas perguntas, não somos a agência certa para ti.

  • Já tens faturação ou estás disponível para investir?
  • Queres ter um plano claro de como começar a gerar leads com o teu site?
  • Queres saber o que os teus concorrentes estão a fazer com o site deles?
  • Queres saber, passo a passo, o que vais ter de fazer para atrair as visitas certas?
  • Queres gerar leads qualificadas?
  • Valorizas o teu tempo e o dos teus parceiros?
  • Compreendes a diferença entre valor e preço?

Se respondeste que sim a tudo, então descreve aqui o site que pretendes criar

Preenche este formulário agora (3 perguntas) e entramos em contacto contigo via WhatsApp

Sites Intuitiva

O que é um site profissional feito pela Intuitiva?

A atenção é a moeda rei da sociedade atual.

Isto significa que as pessoas têm standards muito mais elevados, para aquilo a que dão a sua atenção.

É por isto que os “algoritmos” das redes sociais funcionam tão bem.

As redes sociais têm uma grande capacidade de personalização e de entrega daquilo que mexe com as nossas perferências, nos cativa e agarra a nossa atenção.

Um site profissional criado por nós, não é diferente.

Para chegares aos teus clientes com capacidade de os cativar, tens de garantir que o teu site está bem estruturado para tal.

Esta é a base de tudo para a criação do teu site profissional.

Com um site profissional, consegues não só gerar leads, mas qualificar essas mesmas leads e começar logo a trabalhar na venda (resolução de objeções).

Para criar um site profissional, temos que começar por conhecer bem as métricas fundamentais para o nosso mercado e área de negócio.

Métricas importante como o ICP, Público Frio, Público Quente, CRO, CAC e LTV.

É normal que não saibas ainda o que significam estes termos, e é isso que vais aprender connosco.

Modo “Preço”

Muitos clientes chegam até nós com a cabeça em “modo preço”, antes de começar, já falharam.

Preço e valor são dois conceitos muito distintos.

O investimento num site que trabalhe arduamente para ti e para o teu negócio, é proporcional aos resultados que esperas obter.

É preciso ter capacidade financeira para criar um site profissional.

Ninguém te vai dizer que o seu serviço ou produto não é profissional, mas escolher por preço, não é o necessário para gerar resultados.

Uma agência tem que ter a capacidade de te dizer especificamente o que podes esperar obter com um site profissional.

Isto significa conseguir calcular, por estimativa, o valor que vais ter que investir para gerar leads, quantas leads podes esperar obter, e como podes conseguir transformar essas leads em clientes.

Tudo isto deve fazer parte da proposta de criação do site.

O que acontece é que muitas agências e freelancers dão-te um preço “pacote”, orçamentos “gratuitos” que não têm qualquer utilidade e não vão para lá da criação do site.

Na prática, crias o site “profissional” e ficas na mesma. O teu negócio não cresce.

Isto é um erro comum de quem anda com a carteira apertada e há procura de milagres.

Sabes que tens que agir e essa vontade de mudar as coisas leva-te a procurar ajuda, mas é preciso conhecer bem os passos intermédios.

Queres vender mais, sabes que precisas de um site para te ajudar, e agora?

Começas pelo site? E depois?

Na Intuitiva, ajudamos-te a conhecer os passos para alcançares os teus objetivos comerciais, antes mesmo de investires num site novo.

Não planear é planear para falhar

Este é um problema comum, em Portugal muitos novos negócios vão há falência nos primeiros 2 anos de atividade e a maior parte não passa dos 3.

Isto é a maioria.

A maior parte destas falências ocorrem por falta de planeamento da estratégia de marketing.

Portugal está na cauda da literacia financeira da Europa, e não é um espanto que muitos dos nossos empreendedores não têm um domínio pleno do planeamento e gestão financeira, principalmente no que toca a perceber o seu CAC, Lead Cost , LTV, entre outros.

Não basta ter aquela garra lusitana. É preciso avaliar o impacto financeiro das decisões a tomar.

Se tens ideias de construir um negócio online, ou aumentar a visibilidade do teu negócio atual, tens acima de tudo, de ter vendas sustentáveis, e para teres vendas, tens de ter contactos de interessados dispostos a pagar pelos teus serviços, a chamada lead.

Tens de saber exatamente como o teu negócio gera mais negócio, e que gastos tem para gerar esse negócio, para que possas planear um saldo positivo.

Nesse plano, nessa estratégia, o investimento em marketing digital é fundamental.

O marketing só tem um propósito existêncial, o de te trazer mais vendas.

Quando trabalhas com a Intuitiva, explicamos-te e ajudamos-te a antever, o retorno do teu investimento no teu site.

Mais de 50% das novas empresas em Portugal não chegam aos 3 anos

Mas a tua vai fintar essa estatistica, porque estamos aqui para isso mesmo.

Com base nas fontes mais confiáveis, especialmente os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), podemos resumir a situação das novas empresas em Portugal da seguinte forma: Aproximadamente 24,5% das novas empresas em Portugal não sobrevivem aos primeiros 2 anos de atividade, enquanto cerca de 51,5% não chegam a completar 3 anos de existência

Mais especificamente, a taxa de sobrevivência das empresas após um ano é de 75,5%

Após três anos cai para 48,5%.

Esta informação fornece uma visão mais precisa e atualizada da situação, baseada em dados oficiais do INE para o ano de 2022.

Pode um site profissional colocar-te no site certo destas estatisticas?

Valor & Retorno

Na criação de sites, a variação de preços que encontramos é ampla e reflete a qualidade e experiência de quem cria o site.

Montar uma página ou instalar o WordPress, não é o mesmo que criar um site profissional.

As consequências de contratar um suposto site profissional, que não passa de uma “oferta empacotada” e muito simples são desastrosas para o teu futuro.

Muitos clientes chegam até nós, após terem contratado a agência que lhes prometeu um site “profissional” ao melhor preço (melhor preço comparado com o quê???)

Estes clientes acabam sempre por ter um dos seguintes problemas

  • Não têm visitas no site;
  • As visitas saem rapidamente do site, passam menos de 1 minuto nas páginas;
  • O site não gera leads;
  • O site não fecha vendas autónomas.
  • Não sabem o que fazer ao site, depois de estar online;
  • Não sabem que conteúdos adicionar ao site, depois de estar online;
  • Não sabem como conseguir links;
  • Não sabem como aumentar a autoridade tópica do site.
  • Não aparecem no topo do Google;
  • Não aparecem sequer na primeira página do Google;
  • Não têm autonomia para gerir o site;

Se estás nesta situação, podemos ajudar-te.

TL;DR – Portanto, quanto tenho de investir para ter um site profissional criado pela Intuitiva?

Um site profissional, em Portugal, começa nos 1100€, mas pode com facilidade ser necessário um orçamento superior. Depende do mercado, das funcionalidades, e do plano de desenvolvimento e crescimento do site.

A criação de um site profissional começa logo na pesquisa de mercado.

O que vai definir quanto deves investir no teu site, são os teus concorrentes e o posicionamento que pretendes alcançar.

É preciso ser realista, se estas a começar os teus concorrentes diretos provavelmente têm mais recursos, portanto é preciso ser tático e focar o investimento nas oportunidades.

Apostar num conjunto específico de termos de pesquisa pode trazer-te uma fonte previsível de crescimento.

Se o teu site dobrar o teu dinheiro?

Vamos supor que seria possível prometer-te um site, que dobrava o teu investimento no espaço de um ano.

A partir daqui, já ias procurar o orçamento para criação de site mais “caro”?

Quando pensas que o teu site gera leads, e que essas leads te trazem negócio, começas finalmente a perceber, que um bom investimento é aquele que te permite gerar leads.

Aponta para os 1100€ a 5000€ como o valor mínimo para cobrir as multiplas etapas de prototipagem e planeamento do teu site – simples, profissional, que gera leads.

Se quiseres a nossa ajuda, podes contar com orçamentos modestos e adequados para sites que querem maximizar o investimento na sua capacidade de gerar leads e novos clientes.

Tabela de Preços

Preços para Criação de Sites em Portugal

Tipo de SiteIntervalo de ValoresManutenção/mês
Site SimplesEntre 1100-5000€Desde 29€
Site Empresarial, Startup ou InstitucionalEntre 3500€-10000€Desde 59€
Landing Page de Elevada ConversãoDesde 1100€Desde 59€
Loja Online ShopifyEntre 1800-10000€Desde 59€
Preços para criação de sites, em Portugal, em 20024

Na economia de atenção, plena, em que vivemos – vence quem consegue captar a atenção e o interesse do seu perfil de cliente ideal.

Um bom marketeer experiente consegue criar um site profissional com taxas de conversão elevadas que apelam ESPECIFICAMENTE ao perfil de cliente ideal para o teu negócio.

A capacidade de conversão de um site profissional bem feito, é simplesmente incomparável à de um site que foi comprado pela etiqueta de preço, e não pelo valor que trás para o teu negócio.

Um bom site é sofisticado, não só visualmente, mas acima de tudo táticamente e de acordo com a tua capacidade de investimento e com as oportunidades possíveis no mercado – esta é a diferença que tens que ter para os teus concorrentes, e é aqui que te podemos ajudar.

Capacidade de Converter

A importância da taxa de conversão na criação de sites profissionais

Isto é o que se chama de CROconversion rate optimization.

Um bom site consegue oferecer uma taxa de conversão de tráfego qualificado de pelo menos 3% a 5%

Isto significa que a cada 100 visitas, 3 a 5 tornam-se leads apra o teu negócio.

Existem multiplas boas práticas que seguimos para garantir que um site profissional criado por nós, tem as melhores hipoteses de converter visitas em leads com uma taxa de conversão dentro deste intrevalo.

A conversão é a capacidade de um site profissional converter visitas em leads e leads em clientes

O custo por lead e o retorno esperado são uma forma muito mais sofisticada de avaliar o potencial da criação do teu site profissional e de um orçamento.

Simplesmente comparar orçamentos com base no preço de uma página, não significa absolutamente nada para ti ou para o futuro do teu negócio.

Tecnologia

Qual a tecnologia certa para criar o teu site profissional?

Outro fator fundamental na criação de um site profissional, é a escolha das opções tecnologicas para a criação do site.

Que plataforma ou software vai ser usado para criar o site?

Qual o melhor CMS?

Qual o melhor formulário para captação de leads?

Qual o melhor alojamento para ter um site rápido e fluído?

Qual o melhor template e editor visual?

A escolha tem que ser feita consoante os objetivos e oportunidades.

Investe em infraestrutura digital para a tua empresa, que faz a diferença, mais leads = mais vendas.

Preenche o formulário abaixo e vamos descobrir se somos um bom match!

Redes Sociais

“Tenho seguidores nas redes sociais, preciso de um site?”

Frequentemente perguntam-me se “Vale a pena criar um site, ou basta um perfil nas redes sociais?”

A resposta é simples, um site é teu, tua propriedade, as redes sociais e os perfis nas redes sociais não o são.

E isto diz-nos tudo o que precisamos.

Ninguém dorme descansado se o risco de perder tudo da noite para o dia existir. Diversificar é chave.

Deves ter perfis nas redes sociais pois é onde estão os teus futuros clientes. Mas também deves ter a tua propriedade digital, a tua plataforma, onde és tu que mandas e decides, não um algoritmo, não um bilionário qualquer e as suas agendas pessoais.

Nunca coloques o futuro do teu negócio e dos teus investimentos à mercê de terceiros…

Se as regras da rede social mudam e deixas de conseguir chegar aos teus clientes?

Não é admissível colocares o teu negócio nas mãos de terceiros.

A melhor opção é criar um site profissional como a base digital do teu negócio, e continuas a usar as redes sociais para gerar visitas ao site.

Estudos mostram que um site profissional, em média, pode aumentar com relativa facilidade os lucros de um negócio em mais de 45%, contúdo as empresas Portuguesas investem apenas 10% da sua faturação no marketing, e na hora de desenvolver um projeto como o website, muitas optam pelo serviço mais barato, um erro crasso.

Outro ponto frequentemente negligenciado é o serviço de manutenção e alojamento, essencial para a performance do site.

Um serviço de alojamento de sites não profissional pode não suportar muitas visitas simultâneas, tornando o site inacessível – e isso nem sempre é óbvio na gestão!

3 segundos…

É tudo o que tens antes que alguem saia do teu site, se ele não estiver completamente carregado.

Se o teu site demorar mais de 3 segundos a carregar, é como se não existisse.

Lembra-te, mais uma vez, o barato muitas vezes sai caro.

Alojamento profissional

Quando crias um site, o alojamento que escolhes tem um impacto muito grande na velocidade de carregamento do site.

web designer a criar mockup de site profissional
O design de sites profissionais distingue-se pela prototipagem

Opta por um serviço GERIDO e escalável.

Alojamento profissional é fundamental para criar um site profissional. Até a frase faz sentido certo?

O problema é que toda a publicidade a alojamento de sites diz que é profissional. Só que entre o dizer e o ser, vai uma grande difenreça.

Muitas empresas que oferecem registo de domínios tentam “vender e “impingir-te” alojamento “low-cost” para sites, supostamente “profissional”.

Para além de estes não serem geridos, ou seja, quando tiveres um problema, és tu que o resolves. São alojamentos web partilhados e acentes em infraestrutura de baixa qualidade. Ficas com um site lento, e incapaz de escalar recursos para atender a picos de demanda, como por exemplo, campanhas de anúncios.

Muitos clientes chegam até nós sem saberem porque é que a conversão baixa quando tentam escalar as campanhas, sem saberem que a experiência de navegação do site piora drasticamente quando têm multiplas visitas no site em simultâneo.

Esta é a verdade escondida dos alojamentos partilhados “low-cost” que muitas empresas de registo de domínios te tentam “empurrar” como upsell.

Não há almoços grátis.

Mais diferenças entre um Site Profissional vs Site Amador

Branding na criação de sites
Antes do site, cria a tua identidade visual, é aí que o teu posicionamento começa

Um site profissional é coerente com o teu branding e posicionamento

O branding é o processo de criar uma identidade única e memorável para o teu negócio.

Uma identidade visual forte – que inclui logótipo, cores, tipografia e estilo gráfico – é fundamental para o branding eficaz.

Esta coerência visual ajuda a criar uma ligação emocional com os clientes e aumenta o reconhecimento da marca.

Antes de criar o teu site, considera desenvolver uma identidade visual sólida.

Esta abordagem estratégica oferece vários benefícios a longo prazo:

  1. Diferenciação no mercado
  2. Aumento da confiança dos clientes
  3. Maior coerência em todos os pontos de contacto com o cliente
  4. Melhoria na percepção de valor do teu produto ou serviço

Um site profissional, alinhado com a tua identidade visual, é um investimento valioso.

Embora existam custos associados à criação e manutenção de sites, estes devem ser vistos como um investimento no crescimento do teu negócio.

A longo prazo, uma marca forte e um site profissional podem reduzir significativamente o custo por lead,

E porquê?

  1. Aumentam a credibilidade, levando a taxas de conversão mais elevadas
  2. Melhoram o posicionamento nos motores de busca, reduzindo custos com publicidade paga
  3. Ajudam à fidelização de clientes, aumentando as vendas repetidas e as referências

Lembra-te: criar uma marca forte é um processo contínuo.

Requer planeamento, implementação cuidadosa e manutenção constante.

O resultado? Um negócio mais resiliente e bem-sucedido a longo prazo.

Investimento Por Categoria de Site

Existem diferentes categorias de sites, vamos dividi-los nas 5 categorias principais e explorar os custos associados ao investimento na criação de cada um.

O planeamento de um site profissional incluí a gestão do site, das licenças, plugins, alojamento, etc..

Realisticamente, vais necessitar de manter o site sempre atualizado, gerido, e com funcionalidades que dependem de plugins, e estes também apresentam custos, sejam eles contabilizados de forma mensal ou anual.

Site Profissional Simples

Estilo brochura, composto por uma a cinco páginas com múltiplas secções, por exemplo uma landing page (página de destino) e uma página de contacto.

Um website básico é composto por entre uma a cinco páginas, e apenas tem funcionalidades simples. São excelentes se quisermos uma presença online simples. São ideais para profissionais por conta própria, em industrias tradicionais, que não precisam de fazer updates constantes.

Investimento total de um site profissional simples

Entre 1100 e 5000 euros.

Ao planeares a crição do teu site, não te esqueças que as suas necessidades irão evoluir.

Se estiveres a planear expandir a tua empresa, ou prever aumentos súbitos no número de visitas ao seu site, informa o gestor do projecto, para que o teu site esteja preparado para qualquer desafio futuro.

Custos adicionais na criação de sites profissionais simples

  1. Design e construção: Desde 1100€
  2. Produção e Marketing de Conteúdos: Desde 700€
  3. Manutenção, Actualizações e Alojamento: Desde 59€/mês.

Estes preços dependem do tamanho e complexidade do site e de quem irá fazer as actualizações do site e dos conteúdos.

Tem em consideração que uma grande parte do tempo dispendido a criar o teu site está na produção dos conteúdos para o mesmo.

Fornece referências de outros sites em relação ao que procuras, prepare um guia de normas da marca ou cria a tua identidade visual, antes da construção do site.

Sabe especificamente quantas páginas ou secções vais precisar, ou pede um orçamento com produção de sitemap, com indicações dos textos e imagens a colocar nas páginas.

Site Profissional Avançado

Criação de sites profissionais Institucionais, Empresariais ou Startup

Várias páginas ou página única com várias secções, rico em funcionalidades e com integração com redes sociais, optimização para motores de busca, e Google Analytics.

É a opção adequada para startups, pequenos negócios, freelancers e pessoas que precisam de fazer updates com alguma regularidade.

Investimento total expectável na criação de um site profissional Institucional

A partir de 3500€

Custos adicionais na criação de sites profissionais Institucionais

  1. Design e construção: Desde 1100€
  2. Produção e Marketing de Conteúdos: Desde 1500€
  3. Manutenção, Actualizações e Alojamento: Desde 89€/mês.

O processo de desenvolvimento para sites profissionais, do tipo institucionais ou startup, já requer um pouco mais que um site simples, e é a oportunidade ideal se procuras um upgrade ao teu site já existente.

O aumento do custo de um site para pequenos negócios é a concepção e gestão de um funil de vendas integrado.

Um site profissional para um pequeno negócio ou startup, requer o planeamento e integração das campanhas de anúncios para gerar visitas ao site.

Opta por um site profissional com um design responsivo e um sistema de gestão de conteúdos, como é o caso do WordPress (porque é open-source).

Um site profissional, quase sempre, inclui uma secção de noticias ou destaques, que irá requerer actualizações e inserções de conteúdos regulares, inseridos numa estartégia de conteúdos continua.

Loja Online Profissional

As funcionalidades da loja online exigem um site com capacidade para gestão de vendas, seguimento de envios, diversos meios de pagamento, assim como acompanhamento ao cliente e gestão da encomenda.

É muitas vezes essêncial para qualquer negócio que queira vender online, e tenha um inventário de produtos físicos.

Investimento total na criação de sites profissionais com Loja Online

A partir de 1800€

Custos adicionais na criação de uma Loja Online Profissional

  1. Design e construção: A partir de 1800€
  2. Produção e Marketing de Conteúdos: Desde 1000€
  3. Manutenção, Actualizações e Planos Shopify: Desde 59€/mês.

O custo deste tipo de sites pode variar bastante.

O preço é afetado pelo número de produtos que queremos ter em stock, e o numero de variedades de cada produto que está acessível para compra.

Também, claro, dependerá do número de funcionalidades individuais que queremos incorporar.

Podemos esperar que um design para loja online inclua um sistema de gestão de vendas, tracking de entregas e uma funcionalidade de live chat, para além de todas as funcionalidades já presentes e exigidas para um website profissional.

Ao planeares a tua loja online, é importante pensar bem em tudo o que será necessário para gerar confiança junto do cliente.

Precisa que os visitantes fiquem a ler artigos, e que se envolvam com as suas redes sociais? Quer que as visitas voltem ao site? Ou será uma loja mais simplificada em que as pessoas fazem as compras o mais depressa possível sem muitas opções? A maior parte das vendas será efetuada através de dispositivos móveis, como um smartphone, ou pelo desktop?

Em adição à manutenção normal, o alojamento, domínio e custos de design, sugerimos que também considere os custos de um certificado SSL profissional.

Isto irá adicionar mais uma camada de segurança ao seu site, o que dará uma melhor sensação de segurança aos clientes.

Isto dará ao site um prefixo “https” ao invés de “http”, o s significa seguro, e isto é levado a sério. Especialmente pelo Google.

Custos Adicionais

Custos adicionais com a Criação de um Site Profissional

Ao criar um site profissional existem custos adicionais além do design e desenvolvimento.

O custo do domínio é um deles; é um custo anual para o endereço do site, essencial para a identidade e acessibilidade online do negócio.

Mesmo que opte por fazer o seu próprio site, vai ter sempre que pagar o registo anual do domínio do site.

Aqui os custos variam conforme a extensão (sufixo) do site que escolher. Um site .pt ou .com usualmente tem um custo de renovação entre os 20€ e 30€ anuais.

O alojamento é outro custo que não deve evitar, referindo-se ao serviço que armazena os dados do site e o mantém acessível na internet.

Opte por um alojamento com qualidade para garantir um site com acesso rápido a quem o visita!

Além destes dois custos, podem existir despesas com a segurança do site e com plugins de funcionalidades, que muitas vezes não são gratuitos e acarretam custos anuais com licenças e atualizações.

Um exemplo comum são os certificados SSL e as ferramentas de otimização para motores de busca (SEO), que são vitais para melhorar a visibilidade e o tráfego dos websites.

Custos anuais

Estes custos, embora adicionais, são fundamentais para uma site profissional.

Asseguram que o site funcione de forma eficaz e segura, representam um investimento essêncial na presença digital do negócio, são o custo de fazer negócio no canal digital.

1. Alojamento do Site

Com a cloud o teu site está num servidor virtual em infraestrutura escalável.

Recomendamos a Cloudways.

A Cloudways é uma opção popular por várias razões

Para começar, os planos podem acomodar grandes aumentos no número de visitas.

É fácil adaptar o alojamento na cloud para acomodar as nossas necessidades e só pagamos o que utilizamos.

É a melhor opção para sites profissionais com muitas visitas – por exemplo, se pensa investir em campanhas de publicidade como fonte de tráfego.

O alojamento na Cloudways permite que o teu site não lute por recursos partilhados com outros sites, o que é um problema comum com alojamentos partilhados.

É uma opção lógica para um site com exigências e preocupações com o posicionamento e experiência que a marca espera obter e proporcionar.

2. Content Marketing

Para além dos custos de alojamento, também precisaremos de ter em conta o custo das atualizações, da gestão do site e da produção de conteúdo – o chamado marketing de conteúdos – que é vital para o sucesso de qualquer site profissional.

Um site nunca está realmente “concluído”

Daí dizermos muitas vezes que o web design e a construção de sites são um serviço contínuo e não um produto. Opta por uma parceria a longo prazo.

Assegura-te que tens uma estratégia de marketing de conteúdos e faz os updates ao teu site com  regularidade. Só assim é possível manter os visitantes do site interessados.

Para além disso, atualizar conteúdos é uma ação essêncial para o SEO, de forma a que o site possa aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google.

Outro ponto a ter em conta é a visbilidade online do site através das campanhas de publicidade. Esta é uma das grandes diferenças entre um site amador e um site profissional.

Um site profissional é sempre parte integral de um plano de marketing digital.

3. Marketing de conteúdo

É muito importante que a produção de conteúdos esteja alinhada com a estratégia de marketing.

Define bem qual é o perfil do teu cliente ideal e que conteúdos apelam à ação do teu público alvo.

Caso optes por contratar um gestor de conteúdos, como a Intuitiva, deves ter em conta que o investimento pode ser muito variável.

Contratar um fotógrafo ou videografo para recolher um conjunto de imagens e videos para a produção de conteúdos é essêncial para um site ter um posicionamento profissional.

É algo que podes fazer tu próprio, se tiveres tempo, e se tiveres o equipamento e conhecimento necessário.

O preço médio de uma sessão ou reportagem fotográfica, em Portugal, pode ir desde os 200€ aos 2000€, dependendo dos requerimentos, equipamentos, uso de modelos, licenças, etc.

4. SEO

Especialista em SEO a otimizar um site profissional
SEO na criação de sites profissionais

Imagina que tens uma pastelaria em Lisboa. Quando pesquisas “pastelaria em Lisboa” aparecem-te imenso resultados no Google. Como fazer com que o teu website apareça logo em primeiro?

Sim, porque o primeiro resultado tem em média 2 vezes mais visitas que o segundo!

E à medida que avançamos nos resultados, os lugares inferiores quase não têm visibilidade. Por exemplo, a partir do 10º lugar, um site profissional recebe menos de 1% das visitas resultantes de uma pesquisa.

Quem decide o teu lugar nos resultados de pesquisa é a própria Google, e ninguém conhece a “fórmula exata”.

Muito tem a ver com a relevância do teu negócio para a pesquisa que foi feita, e no quão optimizado o teu site está.

Contudo, há outras coisas que podes fazer para garantir que o teu site apareça o mais acima possível nos resultados de pesquisa do Google.

SEO para Sites Profissionais

SEO significa Search Engine Optimisation, ou seja otimização para motor de busca, é o processo de fazer com que um site ganhe o máximo de visibilidade possível nos resultados de pesquisa, o que irá significar mais negócios para ti!

Os motores de busca dão mais destaque a sites profissionais que carregam mais depressa e que oferecem a informação que as pessoas procuram, entre outros fatores.

Um serviço de gestão de SEO em Portugal começa, em média, a partir dos 250€ mensais, não incluíndo os custos com a produção de conteúdos para SEO.

A este investimento acrescer a produção de artigos originais e conteúdo estrategicamente relevante para que o SEO tenha resultados.

Etapas de Desenvolvimento

Se chegaste até aqui, já tens um bom entendimento sobre a os requerimentos para planeamento e criação de um site profissional.

Um negócio com ambição, investe até 15% da sua faturação anual em marketing digital, e a criação, gestão e manutenção de um website é uma parte fundamental da tua estratégia de marketing.

Se não olhas para o teu site como uma parte fundamental da tua estratégia digital, não sou a pessoa certa para te ajudar, e certamente que concorrentes teus o estão a fazer muito a sério.

1ª Etapa: Proposta de Desenvolvimento Profissional

Cada projeto de web design resume-se ao objetivo que temos para o nosso site.

Se for apenas um site simples para mostrar produtos ou serviços, então o processo não necessita ser extenso.

Contudo, se o nosso site for um elemento fundamental da nossa prestação de serviços, poderá ser um projeto amplo, e tudo depende dos objetivos que pretendemos atingir.

O segredo para desenvolver um site de sucesso é assegurar que conhecemos exatamente o que queremos e, mais crucial ainda, compreender o que necessitamos!

Na Intuitiva, rejeitamos a abordagem de soluções “tamanho único”. Dedicamo-nos a compreender profundamente as suas necessidades específicas, a sua visão e objetivos, para assim desenhar e construir um website que não só atenda, mas supere as expectativas dentro do seu contexto único.

2ª etapa: Estrutura do Site Profissional

Os modelos são cruciais para compreender o conteúdo que será exibido na página, a sua estrutura, o fluxo de utilizadores e como o site funcionará de forma simplificada.

É fundamental entender estes aspectos antes de nos entusiasmarmos demasiado com o design final do website; é mais importante definir a funcionalidade e perceber como as páginas irão operar individualmente e em conjunto – fazer isso ajudará a alcançar muitos dos objetivos especificados.

3ª etapa: Identidade Visual e Design do Site Profissional

A identidade visual é uma extensão da personalidade de um negócio ou marca, e é por isso que é crucial que a agência escolhida compreenda profundamente os valores da sua marca. Sem esta compreensão, podem ocorrer falhas significativas no design, ou pode-se acabar por incorrer em despesas adicionais desnecessárias que desviam do objetivo original.

Embora não existam regras inflexíveis sobre a estética de um site, é vital assegurar uma experiência de usuário impecável e um design que respeite e reflita os princípios da sua marca.

4ª etapa: Criação do Site

O desenvolvimento é quando a agência escolhida pega num design e o torna funcional.

Há dois tipos de criação de websites: Frontend e Backend.

A programação e desenvolvimento frontend lida com aquilo que o utilizador observa, tal como o design e conteúdo visível nas páginas do website.

Já a programação e desenvolvimento backend, é responsável por tudo o resto, primariamente pelo fluxo de informação, como as bases de dados, sistema de gestão de conteúdos, plugins, e até mesmo parte do dashboard com que gere o seu website.

É uma etapa fundamental e complexa, e como tal pode tratar-se de um processo demorado que pode levar semanas ou meses a concluir.

5ª etapa: Controlo de Qualidade

Existem 3 testes essências pelos quais qualquer website desenvolvido pela Intuitiva é sujeito.

O primeiro é o on-page, que verifica se uma funcionalidade do teste que foi pedida, desenhada e desenvolvida funciona realmente.

O segundo é o teste de acessibilidade de utilizadores, que envolve garantir que tudo o que precisa de ser acessivel para o utilizador está, e que funciona perfeitamente.

O tipo final é o melhoramento. É um teste continuo que procura descobrir se há alguma funcionalidade do site que pode ser feita de uma melhor maneira: Pode um certo elemento ser movido para funcionar de forma mais eficaz, encorajar mais engagement e ajudar as pessoas a entenderem melhor o que estão a fazer?

Os dois primeiros tipos de testagem são mais eficazes antes do lançamento do site, enquanto que o terceiro deverá ser efectuado regularmente para garantir uma refinação continua do site.

6ª etapa: Ativação

O estado final é ativar o seu site profissional. Vamos colocar o site online e acessível a todos!

É muito importante garantir que atingiu todos os objectivos pedidos, mas também é importante saber que nada é 100% perfeito no lançamento.

Ou melhor, o site nunca será perfeito, pois terá sempre lugar para melhorar com a evolução tecnológica.

Não adie o lançamento do seu website, feito é melhor que perfeito, sempre!

Só porque algo não parece perfeito, ou não está no sitio certo, não significa que isso deve afectar o seu lançamento.

Estes pequenos problemas são coisas que podem ser resolvidas depois do lançamento.

Aliás, deve sempre rever a forma comop os seus visitantes estão a utilizar e a interagir com o site, de forma a garantir que está o mais optimizado possivel.

Tempo e Prazos

Na Intuitiva, levamos em média 8 a 16 semanas a criar um site profisional novo, com acompanhamento dedicado, apoio na concepção do branding e/ou identidade visual, assim como criação dos conteúdos e na optimização para motor de busca (SEO).

Websites como lojas online, podem levar mais tempo consoante a dimensão e exigêncis do catálogo.

Já uma landing page ou um website mais simples podem ser feitos em 2 a 4 semanas.

Perguntas Frequentes na Criação de Sites

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