Tudo o que Precisas Saber para Investir na Criação do Site Profissional para a tua Empresa

Para calcularmos o investimento na criação de sites profissionais é preciso ter em conta a ambição e propósito do site a desenvolver para a tua empresa ou negócio.

Criar um site profissional rápido, responsivo e verticalmente integrado numa estratégia de marketing digital, é absolutamente essêncial.

A variação de preços que encontramos é ampla e reflete a qualidade e experiência de quem cria o site.

As consequências de contratar um amador ou uma oferta simples e “commodotizada“, pode ser desastrosa para a tua empresa e negócio.

A criação de sites profissionais não é uma “commodity”

Não basta escolher um template de um site, igual aos demais ou optar por uma solução standard de um construtor de site.

Como podes esperar destacar-te se vais seguir o mesmo caminho que todos os demais?

Criação de Sites na Economia de Atenção

Na economia de atenção, plena, em que vivemos – vence quem consegue captar a atenção e o interesse do seu perfil de cliente ideal.

Um bom marketeer experiente consegue criar um site profissional com taxas de conversão elevadas que apelam ESPECIFICAMENTE ao perfil de cliente que a tua empresa quer ter e conquistar!

A capacidade de conversão de um site profissional bem feito, é simplesmente incomparável à de um site que foi comprado pela etiqueta de preço, e não pelo valor que trás para o teu negócio.

Um bom site é sofisticado, não só visualmente, mas acima de tudo táticamente – esta é a diferença que tens que ter para os teus concorrentes, e é aqui que a Intuitiva se distingue.

O que conta mesmo?

É a capacidade de gerar leads e vendas, de converter, dentro do perfil de cliente.

A conversão é a capacidade de um site profissional converter visitas em leads e leads em clientes

Um site deve ser personalizado de acordo com a identidade da sua marca, mas mais importante ainda, de acordo com a sua estratégia de marketing e com os seus objectivos comerciais.

Deves apostar na criação de um site profissional que sirva de apoio às tuas vendas e com capacidade para alavancar o crescimento do teu negócio.

A diferença entre criar um site amador e um site profissional, não é apenas o custo do investimento.

Escolhe a tecnologia certa para ti!

As escolhas das opções tecnologias para a criação do site devem ser determinadas consoante os objetivos que temos para o site, e para a sua manutenção e gestão futura.

Neste artigo damos-te a nossa recomendação de investimento e a escolha de tecnologias adequadas para diferentes cenários e diferentes tipos de sites profissionais.

TL;DR – Investimento Necessário

TLDR – A nossa calculadora / simulador para criação de sites profissionais permite-te obter uma resposta para o investimento necessário, consoante a complexidade e funcionalidade do site.

É também o ponto de partida para teres uma proposta Intuitiva personalizada para a criação do site.

A nossa orçamentação personalizada na criação de sites profissionais é exclusiva para Empresas e Profissionais Liberais em atividade.

Se o site que pretendes criar não tem como suporte um negócio ativo, não te podemos ajudar a calcular o investimento necessário.

Calcular Investimento Agora

Como orçamentamos a criação de sites profissionais na Intuitiva?

Na Intuitiva, temos em consideração um conjunto de parâmetros específicos, que correspondem ao nosso método de desenvolvimento.

Com esta fórmula, conseguimos criar sites profissionais excelentes, que ajudam o teu negócio a desenvolver-se e a chegar ao topo do teu mercado!

  1. Quanto custa um site profissional na Intuitiva.
  2. Custos imediatos e custos mensais de um site.
  3. Custos das actualizações do conteúdo de um site.
  4. A quem recorrer para criar o seu site?
  5. As estapas do desenvolvimento de um site.
  6. Quanto tempo para o seu website estar concluído?
  7. Questões a colocar na hora de escolher o seu webdesigner
  8. Considerações finais.
  9. Peça-nos uma proposta personalizada, sem compromisso!

O elemento mais importante de qualquer negócio, o teu Site

Frequentemente perguntam-me: “Vale a pena criar um site, ou basta um perfil nas redes sociais?”

A resposta é direta: um site é teu, a tua propriedade, as redes sociais e os perfis nas redes sociais não são tua propriedade!

E isto diz-nos tudo.

Perfis e páginas nas redes sociais?

Esses não te pertencem (basta leres os termos e condições) – portanto, queres realmente depender de outros para o teu negócio? De terceiros anónimos?

As histórias de horror são muitas. Negócios inteiros alavancados em perfis de Instagram ou Facebook, que são hackados, que se perde o acesso, ou que são interditos ou apagados pelas próprias plataformas! E puff… de um dia para o outro, perdes tudo.

Nunca coloques o futuro do teu negócio e dos teus investimentos à mercê de terceiros…

Se as regras da rede social mudam e deixas de conseguir chegar aos teus clientes?

Não é admissível colocares o teu negócio nas mãos de terceiros.

Um site profissional é a base do teu negócio

A melhor opção é criar um site profissional como a base digital do teu negócio, mesmo que, claro, uses as redes sociais para gerar tráfego.

Estudos indicam que um site profissional, em média, pode aumentar com relativa facilidade os lucros de um negócio em mais de 45%, contúdo as empresas Portuguesas investem apenas 10% da sua faturação no marketing, e na hora de desenvolver um projeto como o website, muitas optam pelo serviço mais barato, um erro que pode ser fatal para o negócio.

Um ponto frequentemente negligenciado é o serviço de manutenção e alojamento, essencial para a performance do site.

Um serviço de alojamento de sites não profissional pode não suportar muitas visitas simultâneas, tornando o site inacessível – e isso nem sempre é óbvio na gestão!

Um alerta importante: se o teu site demorar mais de 3 segundos a carregar, é como se não existisse. Lembra-te, mais uma vez, o barato muitas vezes sai caro.

Quando criar um site, escolhe um serviço de alojamento profissional.

Investe o necessário para um trabalho de excelência que realmente impulsione a tua presença digital.

Quanto ao alojamento para websites, opta por um serviço GERIDO – a palavra-chave aqui é gerido! É fundamental para criar um site profissional.

Muitas empresas que oferecem registo de domínios tentam vender alojamento para websites baratos, mas atenção, geralmente estes não são geridos, o que é o mesmo que deixar o teu site ao abandono.

Pensa nisto como se fosses um motorista: É uma boa analogia, não pouparias no carro que é a base do teu negócio e onde passas mais tempo, certo?

O mesmo se aplica ao teu site; ele não só pode aumentar as tuas vendas, mas pode ser o teu maior canal de vendas!

O que é mesmo um site profissional?

Ainda existe muita confusão sobre o papel de um site numa estratégia digital moderna e de quanto será necessário investir.

Será necessário investir milhares de euros? Ou é possível sermos nós a construir o nosso próprio site? São questões que nos são colocadas recorrentemente.

É importante entender o que dinstingue um site profissional de um site amador – é fácil prever que estamos a adquirir um site fraco quando nos oferecem um valor supreendentemente baixo. Não há almoços grátis. Ser o melhor e simulâneamente o mais barato, é impossível. Não existe. Muitas vezes o “fazemos o seu site barato” acaba por ser ruinoso (e verdadeiramente caro).

É importante definir o que é um site profissional e porque requer um investimento maior do que o valor muitas vezes cobrado por supostos sites profissionais.

Um site profissional é coerente com o teu branding e posicionamento

Opta por exigir um site visualmente consistente e coerente com a tua marca.

Vamos explorar todos os custos envolvidos com a criação e manutenção de sites de todas as diferentes dimensões, desde sites profissionais passando também pelo custo de um site feito por si mesmo!

Sim os custos do “faça você mesmo”!

Pensavas que podia “criar um site gratuito?” Não há almoços grátis..

Existe sempre investimento associado à criação de um site

Quanto mais não seja no registo do domínio e no alojamento do site (o servidor onde os ficheiros do site vão residir, sendo depois acessíveis a quem a eles aceder através de um browser).

Mas realisticamente, vai necessitar de funcionalidades que dependem de plugins, e estes também apresentam custos, muitas vezes mensais ou anuais.

Como Investir

Existem diferentes categorias de sites, vamos dividi-los nas 5 categorias principais e explorar os custos associados ao investimento na criação de cada um.

Site Profissional Simples

Estilo brochura, composto por uma a cinco páginas com múltiplas secções, por exemplo uma landing page (página de destino) e uma página de contacto.

Um website básico é composto por entre uma a cinco páginas, e apenas tem funcionalidades simples. São excelentes se quisermos uma presença online simples. São ideais para profissionais por conta própria, em industrias tradicionais, que não precisam de fazer updates constantes.

Investimento total expectável na criação de um site profissional simples

Entre 3000 e 6000 euros.

Ao criar o seu site, não se esqueça que as suas necessidades irão evoluir. Se estiver a planear expandir a sua empresa, ou prever aumentos súbitos no número de visitas ao seu site, informe o gestor do projecto, para que o seu site esteja preparado para qualquer desafio futuro.

Custos adicionais na criação de sites profissionais simples

  1. Design e construção: 3000€ a 6000€
  2. Produção de conteúdos: 500€ a 3000€
  3. Manutenção, actualizações e alojamento gerido de qualidade Cloud a partir de: 30€/mês.
  4. Caixa de email profissional: a partir de 5€ /mês.
  5. Updates de conteúdos, textos e imagens: 35€ a 100€/hora.

Claro que, estes preços dependem do tamanho e complexidade do site e de quem irá fazer as actualizações do site e dos conteúdos, assim como se irá utilizar um serviço de email profissional (em média 5€ por caixa de correio) ou um serviço de email associado ao hosting partilhado (sem custos).

Tenha em consideração que uma grande parte do tempo despendido a produzir o seu site está na produção dos conteúdos para o seu site, forneça referências de outros sites em relação a o que procura, prepare um guia de normas da marca que defina tipos de letra, cores e logótipo a utilizar, ou peça ao seu designer para produzir um guia de normas da marca.

Saiba especificamente quantas páginas ou secções precisa, e que textos e imagens quer colocar nas páginas.

Site Profissional Institucional, Empresarial e Startup

Estilo institucional, várias páginas ou página única com várias secções, rico em funcionalidades e com integração com redes sociais, optimização para motores de busca, e Google Analytics.

É a opção adequada para startups, pequenos negócios, freelancers e pessoas que precisam de fazer updates com alguma regularidade.

Investimento total expectável na criação de um site profissional Institucional

Entre 3500 e 7500 euros.

Custos adicionais na criação de sites profissionais Institucionais

  1. Design e construção: 3500€ a 5000€
  2. Produção de conteúdos e guia de estilo simples: 500€ a 1000€
  3. Manutenção, actualizações e alojamento gerido de qualidade Cloud: 30€ a 90€ /mês.
  4. Caixa de email profissional: a partir de 5€ /mês.
  5. Updates de conteúdos, textos e imagens: 100€/hora.

O nosso processo de desenvolvimento para sites profissionais, do tipo institucionais ou startup, já requer um pouco mais que um site básico, e é a oportunidade ideal se procura um upgrade do seu site já existente para uma imagem mais actual.

O que geralmente aumenta o custo de um site de pequenos negócios é a concepção e gestão de um funil de vendas integrado. Um website profissional para um pequeno negócio ou startup, requer o planeamento e integração das campanhas de anúncios para gerar visitas ao site.

Opte por um website profissional com um design responsivo e um sistema de gestão de conteúdos, como é o caso do WordPress.

Estes sites costumam ter mais páginas do que um site básico, e geralmente são desenhados para funcionar primariamente em dispositivos móveis, que são a forma de acesso mais utilizada hoje em dia.

Estes sites são excelentes para quem quer fazer updates regulares ao conteúdo do website, o que pode ser fundamental a nível de optimização para motores de busca. Um website profissional, quase sempre, inclui uma secção de noticias ou destaques, que irá requerer actualizações e inserções de conteúdos regulares.

Pagar por um site bem desenhado não é uma garantia de sucesso.

Assim que tiver o seu site concluido, recomendamos que reforce a sua presença com updates de marketing e conteúdo, de forma a fazer com que os visitantes continuem a voltar ao site. Disponibilizar um orçamento mensal de tempo e dinheiro pode ser uma excelente forma de garantir que o seu site se mantém popular.

Loja Online Profissional

Uma loja online irá requerer tudo o que um website profissional tem, mas ainda mais.

As funcionalidades da loja online exigem um website com capacidade para gestão de vendas, seguimento de envios, diversos meios de pagamento, assim como acompanhamento ao cliente e gestão da encomenda. É o ideal para qualquer negócio que queira vender online.

Investimento total na criação de sites profissionais com Loja Online

Entre 3500 e 12000 euros.

Custos adicionais na criação de uma Loja Online Profissional

  1. Design e construção: superior a 3500€
  2. Produção de conteúdos e guia de estilo simples: 500€ a 1500€
  3. Manutenção, actualizações e alojamento gerido de qualidade Cloud: 30€ a 90€ /mês.
  4. Caixa de email profissional: a partir de 5€ /mês.
  5. Updates de conteúdos, textos e imagens, inserção de produtos: 100€/hora.

O custo deste tipo de sites pode variar bastante. O preço é afetado pelo número de produtos que queremos ter em stock, e o numero de variedades de cada produto que está acessível para compra.

Também, claro, dependerá do número de funcionalidades individuais que queremos incorporar. Podemos esperar que um design para loja online inclua um sistema de gestão de vendas, tracking de entregas e uma funcionalidade de live chat, para além de todas as funcionalidades já presentes e exigidas para um website profissional.

Ao comissionar a sua loja online, é importante pensar bem em tudo o que será necessário para gerar confiança junto do cliente. Uma loja online acaba por ser a maior representação da sua marca –

Precisa que os visitantes fiquem a ler artigos, e que se envolvam com as suas redes sociais? Quer que as visitas voltem ao site? Ou será uma loja mais simplificada em que as pessoas fazem as compras o mais depressa possível sem muitas opções? A maior parte das vendas será efetuada através de dispositivos móveis, como um smartphone, ou pelo desktop?

Em adição à manutenção normal, o alojamento, domínio e custos de design, sugerimos que também considere os custos de um certificado SSL profissional. Isto irá adicionar mais uma camada de segurança ao seu site, o que dará uma melhor sensação de segurança aos clientes. Isto dará ao site um prefixo “https” ao invés de “http”, o S significa seguro, e isto é levado a sério. Especialmente pelo Google.

Sites Profissionais feitos à medida das funcionalidades

Sites com bases de dados, funcionalidades avançadas e sub páginas ilimitadas. Ideais para negócios complexos, como websites para Booking de alojamento local, listagens de propriedades imobiliárias, serviços financeiros, recrutamentos, saúde e fitness, etc.

Os websites por medida são excelentes para empresas maiores que requerem mais funcionalidades, com um maior numero de visitantes ou mais informação para partilhar, ou ainda que tenham necessidades únicas de gestão de informação, manutenção de bases de dados e modelos transacionais específicos.

Para sites mais pequenos sem qualquer requerimento complexo, um webdesigner pode normalmente modificar um site já existente para o nosso negócio. Neste caso, o website é customizado, mas não por medida. O verdadeiro website por medida é criado de raiz para obedecer a um conjunto específico de requerimentos.

Estes sites funcionam à base de bases de dados. Têm funcionalidades avançadas e sub-páginas ilimitadas. Geralmente são requeridos por negócios de certas indústrias, incluindo serviços financeiros, saúde e arquitetos. Os websites bespoke também são os melhores no que toca ao mobile, pois se dedicam a criar um design fluido específico para o seu ecrã. 50% das pesquisas online são feitas pelo telemóvel, portanto isto é muito importante.

Ao pedir um site destes, é importante estar a trabalhar com um parceiro dedicado. A não ser que tenhamos uma relação forte com um freelancer talentoso, recomendamos que procure uma agência. Isto garante que receberá o melhor serviço possível.

Os preços para este tipo de projecto começam nos 500€ por dia e tem geralmente uma duração média de vários meses, ou anos, de desenvolvimento, até se alcançar um produto mínimo viável.

O custo total poderá ascender aos milhares de euros. Em termos de preço, um site por medida é certamente mais caro que qualquer outro tipo de site.

DIY / Faça você mesmo

Claro que, a opção mais barata é o DIY (Do it your self ou em Português o  Faça-você-mesmo).

Há vários designers de sites no mercado que permitem a criação de um site simples, mas com contrapartidas. Requerem o seu tempo, têm uma curva de aprendizagem que pode ser complexa de mais para o seu nível de utilização tecnológica, e caso requeira funcionalidades mais avançadas, podem não existir ou podem requerer pagamentos elevados e muitas vezes recorrentes.

Estes construtores de websites, também assume que você tem tempo para dedicar à construção de um website. Tendo em conta que levará bastante mais tempo que um especialista (como seria espectável), este fator é de longe o menos apelativo para a construção do seu website.

Contúdo, são excelentes para criar um site simples que podem caber num modelo pre-desenhado.

Construtores de Sites Profissionais: Site Builders

Se quer tentar evitar os custos de pagar a um profissional, pode considerar utilizar um website builder para criar o seu site.

Estes plataformas chamadas de “Site Builders” são nada mais que ferramentas simplificadas que nos permitem criar sites.

Com os site builders, todos os aspetos técnicos ficam nas mãos da plataforma que escolher.

O hosting é providenciado pelo website builder, e podemos simplesmente copiar e colar elementos na nossa página, sem saber programar.

Um site feito com um site builder não é gratuito e os custos recorrentes podem ser elevados

Criar um site profissional desta forma implicará ficarmos limitados ao web builder e ao desenvolvimento da equipa por trás do mesmo. Isto acontecer porque builders como o Shopify, o Wix ou Square Space, não são open source.

E refêns da empresa do builder, o site nunca é verdadeiramente seu e pode ser “deitado abaixo” ou “sequestrado” a qualquer momento, para além de que o alojamento destes builders costuma ser partilhado e muito limitado, o que significa que se o seu site tiver muita afluência, possivelmente vai “abaixo” e deixa de estar acessível.

Se o seu negócio precisa de um site profissional, um site feito com um destes builders “main stream” e “closed-source” pode afetar a sua marca e a alavancagem do seu negócio, no futuro.

Somos suspeitos mas sugerimos que contrate um criador de sites profissionais, especializado, para o auxiliar na criação do seu site, em detrimento de soluções “commoditie” como é o caso da maioria destes site builders.

Exemplos de site builders

Dentro do universo conhecido dos construtores de sites, também conhecidos como site builders, estes são os mais conhecidos.

Um tema comum entre estes sites builders é a promessa de facilidade e rapidez e de não necessitar de ser um criador de sites profissional, na teoria, porque na pratica não será assim e muita gente que recorrer a estes builders depara-se com uma curva de aprendizagem, muitas vezes frustrante.

É simplesmente impossível que a mesma solução standard sirva para todos os negócios, quando sabemos que cada empresa tem a sua personalidade e conjuntor próprio de desafios.

Custos Adicionais

Ao criar um site profissional existem custos adicionais além do design e desenvolvimento.

O custo do domínio é um deles; é um custo anual para o endereço do site, essencial para a identidade e acessibilidade online do negócio.

Mesmo que opte por fazer o seu próprio site, vai ter sempre que pagar o registo anual do domínio do site.

Aqui os custos variam conforme a extensão (sufixo) do site que escolher. Um site .pt ou .com usualmente tem um custo de renovação entre os 20€ e 30€ anuais.

O alojamento é outro custo que não deve evitar, referindo-se ao serviço que armazena os dados do site e o mantém acessível na internet.

Opte por um alojamento com qualidade para garantir um site com acesso rápido a quem o visita!

Além destes dois custos, podem existir despesas com a segurança do site e com plugins de funcionalidades, que muitas vezes não são gratuitos e acarretam custos anuais com licenças e atualizações.

Um exemplo comum são os certificados SSL e as ferramentas de otimização para motores de busca (SEO), que são vitais para melhorar a visibilidade e o tráfego dos websites.

Estes custos anuais são fundamentais para o teu site!

Estes custos, embora adicionais, são fundamentais para uma site profissional.

Asseguram que o site funcione de forma eficaz e segura, representam um investimento essêncial na presença digital do negócio, são o custo de fazer negócio no canal digital.

Alojamento do Site

Com a cloud o teu site está num servidor virtual em infraestrutura escalável.

Recomendamos a Cloudways.

A Cloudways é uma opção popular por várias razões

Para começar, os planos podem acomodar grandes aumentos no número de visitas.

É fácil adaptar o alojamento na cloud para acomodar as nossas necessidades e só pagamos o que utilizamos.

É a melhor opção para sites profissionais com muitas visitas – por exemplo, se pensa investir em campanhas de publicidade como fonte de tráfego.

O alojamento na Cloudways permite que o teu site não lute por recursos partilhados com outros sites, o que é um problema comum com alojamentos partilhados.

É uma opção lógica para um site com exigências e preocupações com o posicionamento e experiência que a marca espera obter e proporcionar.

Custos Recorrentes

Para além dos custos de alojamento, também precisaremos de ter em conta o custo das atualizações, da gestão do site e da produção de conteúdo – o chamado marketing de conteúdos – que é vital para o sucesso de qualquer site profissional.

Um site nunca está realmente “concluído”

Daí dizermos muitas vezes que o web design e a construção de sites são um serviço contínuo e não um produto. Opta por uma parceria a longo prazo.

Assegura-te que tens uma estratégia de marketing de conteúdos e faz os updates ao teu site com  regularidade. Só assim é possível manter os visitantes do site interessados.

Para além disso, atualizar conteúdos é uma ação essêncial para o SEO, de forma a que o site possa aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google.

Outro ponto a ter em conta é a visbilidade online do site através das campanhas de publicidade. Esta é uma das grandes diferenças entre um site amador e um site profissional.

Um site profissional é sempre parte integral de um plano de marketing digital.

Marketing de conteúdo

É muito importante que a produção de conteúdos esteja alinhada com a estratégia de marketing.

Define bem qual é o perfil do teu cliente ideal e que conteúdos apelam à ação do teu público alvo.

Caso optes por contratar um gestor de conteúdos, como a Intuitiva, deves ter em conta que o investimento pode ser muito variável.

Contratar um fotógrafo ou videografo para recolher um conjunto de imagens e videos para a produção de conteúdos é essêncial para um site ter um posicionamento profissional.

É algo que podes fazer tu próprio, se tiveres tempo, e se tiveres o equipamento e conhecimento necessário.

O preço médio de uma sessão ou reportagem fotográfica, em Portugal, pode ir desde os 200€ aos 2000€, dependendo dos requerimentos, equipamentos, uso de modelos, licenças, etc.

Otimização SEO

Imagina que tens uma pastelaria em Lisboa. Quando pesquisas “pastelaria em Lisboa” aparecem-te imenso resultados no Google. Como fazer com que o teu website apareça logo em primeiro?

Sim, porque o primeiro resultado tem em média 2 vezes mais visitas que o segundo!

E à medida que avançamos nos resultados, os lugares inferiores quase não têm visibilidade. Por exemplo, a partir do 10º lugar, um site profissional recebe menos de 1% das visitas resultantes de uma pesquisa.

Quem decide o teu lugar nos resultados de pesquisa é a própria Google, e ninguém conhece a “fórmula exata”.

Muito tem a ver com a relevância do teu negócio para a pesquisa que foi feita, e no quão optimizado o teu site está.

Contudo, há outras coisas que podes fazer para garantir que o teu site apareça o mais acima possível nos resultados de pesquisa do Google.

SEO para Sites Profissionais

SEO significa Search Engine Optimisation, ou seja otimização para motor de busca, é o processo de fazer com que um site ganhe o máximo de visibilidade possível nos resultados de pesquisa, o que irá significar mais negócios para ti!

Os motores de busca dão mais destaque a sites profissionais que carregam mais depressa e que oferecem a informação que as pessoas procuram, entre outros fatores.

Um serviço de gestão de SEO em Portugal começa, em média, a partir dos 250€ mensais, não incluíndo os custos com a produção de conteúdos para SEO.

A este investimento acrescer a produção de artigos originais e conteúdo estrategicamente relevante para que o SEO tenha resultados.

Etapas de Desenvolvimento na Criação de Sites Profissionais

Se chegaste até aqui, já tens um bom entendimento que criar um website para um negócio ou empresa, não é o mesmo do que pedires a um “primo que percebe de computadores” para te “desenrascar”.

Se tens um negócio com ambição, tens de pensar que deves investir parte da tua faturação em marketing digital, e a criação, gestão e manutenção de um website é uma parte fundamental da tua estratégia de marketing.

Se não olhas para o teu website como uma parte fundamental da tua estratégia digital, certamente concorrentes teus estão a fazê-lo muito a sério, e vão atropelar com facilidade qualquer “player” que se deixe paralisar por inação.

Um erro comum na estratégia digital das empresas é investir no que não é prioritário e “poupar” naquilo que verdadeiramente dita a continuidade de um negócio, o seu marketing, as suas vendas.

1ª Etapa: Proposta de Desenvolvimento Profissional

Cada projeto de web design resume-se ao objetivo que temos para o nosso site.

Se for apenas um site simples para mostrar produtos ou serviços, então o processo não necessita ser extenso.

Contudo, se o nosso site for um elemento fundamental da nossa prestação de serviços, poderá ser um projeto amplo, e tudo depende dos objetivos que pretendemos atingir.

O segredo para desenvolver um site de sucesso é assegurar que conhecemos exatamente o que queremos e, mais crucial ainda, compreender o que necessitamos!

Na Intuitiva, rejeitamos a abordagem de soluções “tamanho único”. Dedicamo-nos a compreender profundamente as suas necessidades específicas, a sua visão e objetivos, para assim desenhar e construir um website que não só atenda, mas supere as expectativas dentro do seu contexto único.

2ª etapa: Estrutura do Site Profissional

Os modelos são cruciais para compreender o conteúdo que será exibido na página, a sua estrutura, o fluxo de utilizadores e como o site funcionará de forma simplificada.

É fundamental entender estes aspectos antes de nos entusiasmarmos demasiado com o design final do website; é mais importante definir a funcionalidade e perceber como as páginas irão operar individualmente e em conjunto – fazer isso ajudará a alcançar muitos dos objetivos especificados.

3ª etapa: Identidade Visual e Design do Site Profissional

A identidade visual é uma extensão da personalidade de um negócio ou marca, e é por isso que é crucial que a agência escolhida compreenda profundamente os valores da sua marca. Sem esta compreensão, podem ocorrer falhas significativas no design, ou pode-se acabar por incorrer em despesas adicionais desnecessárias que desviam do objetivo original.

Embora não existam regras inflexíveis sobre a estética de um site, é vital assegurar uma experiência de usuário impecável e um design que respeite e reflita os princípios da sua marca.

4ª etapa: Criação do Site

O desenvolvimento é quando a agência escolhida pega num design e o torna funcional.

Há dois tipos de criação de websites: Frontend e Backend.

A programação e desenvolvimento frontend lida com aquilo que o utilizador observa, tal como o design e conteúdo visível nas páginas do website.

Já a programação e desenvolvimento backend, é responsável por tudo o resto, primariamente pelo fluxo de informação, como as bases de dados, sistema de gestão de conteúdos, plugins, e até mesmo parte do dashboard com que gere o seu website.

É uma etapa fundamental e complexa, e como tal pode tratar-se de um processo demorado que pode levar semanas ou meses a concluir.

5ª etapa: Controlo de Qualidade

Existem 3 testes essências pelos quais qualquer website desenvolvido pela Intuitiva é sujeito.

O primeiro é o on-page, que verifica se uma funcionalidade do teste que foi pedida, desenhada e desenvolvida funciona realmente.

O segundo é o teste de acessibilidade de utilizadores, que envolve garantir que tudo o que precisa de ser acessivel para o utilizador está, e que funciona perfeitamente.

O tipo final é o melhoramento. É um teste continuo que procura descobrir se há alguma funcionalidade do site que pode ser feita de uma melhor maneira: Pode um certo elemento ser movido para funcionar de forma mais eficaz, encorajar mais engagement e ajudar as pessoas a entenderem melhor o que estão a fazer?

Os dois primeiros tipos de testagem são mais eficazes antes do lançamento do site, enquanto que o terceiro deverá ser efectuado regularmente para garantir uma refinação continua do site.

6ª etapa: Ativação

O estado final é ativar o seu site profissional. Vamos colocar o site online e acessível a todos!

É muito importante garantir que atingiu todos os objectivos pedidos, mas também é importante saber que nada é 100% perfeito no lançamento.

Ou melhor, o site nunca será perfeito, pois terá sempre lugar para melhorar com a evolução tecnológica.

Não adie o lançamento do seu website, feito é melhor que perfeito, sempre!

Só porque algo não parece perfeito, ou não está no sitio certo, não significa que isso deve afectar o seu lançamento.

Estes pequenos problemas são coisas que podem ser resolvidas depois do lançamento.

Aliás, deve sempre rever a forma comop os seus visitantes estão a utilizar e a interagir com o site, de forma a garantir que está o mais optimizado possivel.

Gosta da nossa metodologia? Então vamos conversar, sem compromisso, agende uma chamada e receba 1 hora de consultoria para desenvolvimento do seu website, completamente gratuita! Entre em contacto aqui.

Quanto tempo para criar um site profissional?

O tempo de desenvolvimento será sempre variável dependendo do tamanho e complexidade do site, e também da capacidade de produção de quem está a desenvolver o projeto.

Na Intuitiva, levamos em média 8 a 16 semanas a criar um site profisional novo, com acompanhamento dedicado, apoio na concepção do branding e/ou identidade visual, assim como criação dos conteúdos e na optimização para motor de busca (SEO).

Websites como lojas online, podem levar mais tempo consoante a dimensão e exigêncis do catálogo.

Já uma landing page ou um website mais simples podem ser feitos em 2 a 4 semanas, mais uma vez, dependendo da capacidade de produção instalada de quem vai desenvolver o website.

Perguntas Frequentes na Criação de Sites Profissionais

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