Se quer ser como todos os outros, siga a onda. Contudo, se pretende destacar-se enquanto Blogger, terá que ser diferente. Apresentamos aqui dez boas formas de se diferenciar de todos os outros, ao trazer algo de único para cima da mesa.

1. Seja generoso: uma das formas mais eficazes de obter a atenção é ser generoso. Responda aos comentários. Interaja com outros blogs. Promova o trabalho dos outros. Ofereça algo. Procure, continuadamente, formas de oferecer algo à comunidade de bloggers e, rapidamente passará de blogger generoso a um dos que vale a pena seguir.

2. Seja apaixonado: quando está genuinamente entusiasmado com alguma coisa, a sua audiência percebe. Escreva sobre assuntos que realmente lhe interessam, e procure formas de expressar a sua paixão a quem o lê. Tal pode ser através de vídeos, podcasts ou outra coisa qualquer. Faça o que lhe parecer bem.

3. Esteja em todo o lado: tornar o seu blog visível é mais do que publicar conteúdo regular. Precisa de encontrar formas de chegar à sua audiência mesmo fora do seu site. Envolva-se nas redes sociais, tais como o Twitter ou o Facebook, publicando ligações para o seu conteúdo, ligações relacionadas e novidades de interesse. Escreva por convite noutros blogs para entrar noutras audiências. Faça o que puder para estar em tantos locais quanto possível, por forma a criar a sua presença online.

4. Tenha uma visão alternativa: quando todos que estão no seu nicho dizem “sim”, seja a pessoa que diz “não”. Um ponto de vista alternativo pode ser a coisa que o torna interessante. Tente isto com cuidado – ser diferente apenas porque sim raramente funciona. A sua audiência precisa de sentir que está a ser autêntico.

5. Tente um spin diferente: fale de negócios como um comediante. Fale de receitas através de poemas. Crie um blog de fotografia onde apenas publique fotografias tiradas a determinada hora todos os dias. Faça o que puder para ter uma abordagem diferente ao seu assunto de interesse, e de certeza que se destacará.

6. Vá para além dos templates: os templates para blogs são excelentes ferramentas com que começar, mas tenha a certeza de que o seu site dá nas vistas. Personalize com um logo ou cabeçalho profissionais, botões de redes sociais atractivos e assim por diante. Deverá ser diferente de todos os outros sites e não uma réplica exacta.

7. Mostre conteúdo original: escreva conteúdo criativo para o seu blog, que os seus leitores não vão encontrar em mais lado nenhum. Da mesma forma, em vez de utilizar clipart para ilustrar os seus textos, utilize as suas próprias imagens – e faça-o bem feito.

8. Construa relações verdadeiras: os seus leitores são mais que números; são pessoas. Passe algum tempo a ligar-se e a envolver estas pessoas para construir relações verdadeiras. Rapidamente destacar-se-á de outros bloggers, construindo a sua audiência ao longo do tempo.

9. Não desista: qualquer pessoa pode começar um blog e desistir durante o primeiro ano – é o que a maioria dos bloggers faz. Por isso, em vez de se juntar à estatística, não desista. Se continuar a publicar, de forma consistente por mais de um ano, já vai estar naquele grupo restrito dos que não desistem.

10. Seja você mesmo: a verdade é que não existe ninguém no mundo que possa publicar de forma igual a si, com a sua personalidade, perspectiva e experiência de vida. Misture o blog consigo mesmo, e terá uma voz única como ninguém.

Já utilizou algumas destas abordagens? O que é que resultou melhor para si? Alguma ideia para acrescentar a esta lista?

Quer saber mais sobre como criar melhor conteúdo para o seu Blog, Podcast ou Série de Vídeos? Que tal fazer crescer a sua audiência ou monetizar da forma correcta? Contacte-nos hoje mesmo.

Como planear um website?

Subscreva a nossa newsletter e faça download gratuito do nosso guia de planeamento essêncial de um website.