Marketing de Conteúdos: maus hábitos que deve excluir.

O marketing de conteúdos esteve ao rubro durante 2012, continuando certamente a ter grande influência durante o próximo ano. Porque não estabelecer desde já algumas resoluções de ano novo? Neste âmbito existem maus hábitos muito comuns. Ainda assim todos são passíveis de ser resolvidos. Segundo Pamela Vaughan da HubSpot, as empresas que mantém um blog activo têm 55% mais visitantes, 97% de mais ligações e 434% mais páginas indexadas do que as empresas que não têm blog. Um blog no seu negócio acrescentará muito valor, portanto porque não começar 2013 a livrar-se dos maus hábitos e a levar o marketing de conteúdos para o próximo nível?

Seis maus hábitos no marketing de conteúdos

1. Publicar no blog sem frequência definida

Quantas mais vezes uma empresa publicar, mais tráfego e leads produzirá. Negócios que actualizem os seus blogs pelo menos vinte vezes por mês, geram mais do que cinco vezes mais tráfego do que quem actualiza menos de quatro vezes por mês. Os negócios que publicam pelo menos vinte vezes por mês também geram quatro vezes mais leads do que os que não actualizam.

2. Fraco planeamento e coordenação

Necessitará de um plano que todos na sua empresa sigam. O seu site, actividade nas redes sociais, comunicados de imprensa, newsletters e email marketing deverão ser coordenados e preparados para responder a cada um dos nichos e canais em volta de uma mensagem clara e una. Em todo o seu marketing de conteúdo necessitará de comunicar o valor único que a sua empresa pode adicionar resolvendo os problemas dos clientes existentes e encontrando soluções para os próximos.

3. Não utilizar incentivos à acção

Inclua sempre incentivos à acção nos seus artigos de blog. Oferecer conteúdos premium de grande qualidade vai aumentar o envolvimento e ajudar na decisão dos seus próximos clientes. Ofertas informativas, tais como ebooks, papers ou webinars funcionam bem porque as pessoas ao ler o seu blog, ficarão interessadas em mais informação gratuita da sua parte.

4. Falta de variedade

O seu blog deve focar-se sobre vários assuntos que sejam de um interesse relevante para a área em questão. Enquanto os artigos tradicionais são necessários e importantes para gerar tráfego para o seu site, existem outras formas de conteúdo que poderá utilizar para adicionar alguma variedade ao seu marketing de conteúdos. É muito fácil cair numa rotina de criação de conteúdo – produzindo os mesmos tipos de conteúdo sem fim. Outros tipos de conteúdo que pode utilizar passam por: infografias, webinars, apresentações de SlideShare, tutoriais em vídeo e cartoons.

5. Fraco envolvimento

É importante que trate todo o seu marketing de conteúdos como um canal de comunicação que lhe dá a oportunidade de chegar à sua audiência alvo. Deverá responder sempre aos comentários e questões atempada e amigavelmente.

6. Não ter um plano de jogo para a partilha nas redes sociais

Deverá ter uma estratégia clara para a partilha e promoção do seu conteúdo. Avalie-se e descortine todas as oportunidades. Frequente os maiores sites sobre a sua actividade; partilhe nas principais redes sociais, incluindo o Facebook, o Twitter, o LinkedIn.

Alavanque o seu conteúdo nas redes. Quem são os principais influenciadores e líderes de opinião na sua indústria? Se não os conhece, deverá perceber como é que pode começar a comunicar-lhes. Comente, coloque questões através de todos os canais disponíveis, incluindo ligações para o seu conteúdo, quando apropriado. Ganhará em credibilidade e estatuto online. Saiba quem são os influenciadores…

Ao não cometer estes erros poderá alcançar mais tráfego, gerar mais leads e mais negócios. Organize-se e, em 2013, trate do seu marketing de conteúdos com estratégia e minúcia.

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