A Google lançou há poucos dias uma nova ferramenta que vai ajudar o webmaster a tornar o seu site mais rápido.

O serviço Page Speed Service aproveita-se das várias optimizações que constam da Page Speed Online API e aplica-as aos sites de forma automática.

Este será um serviço online que, automaticamente, tomará conta das optimizações reescrevendo as páginas e carregando-as directamente dos servidores da Google.

Para colocar a ferramenta a funcionar deverá apontar o registo CNAME do seu domínio para os servidores da Google. A partir daí, será possível fazer todas as optimizações, reescrevendo as páginas da forma que for necessário.

No blog da Google Code, é dito que têm sido analisadas melhorias na velocidade dos sites que podem ir dos 25% aos 60%, existindo mesmo uma galeria e um teste comparativo que os utilizadores podem testar.

De momento, a ferramenta apenas se encontra disponível para um leque restrito de webmasters, mas poderá solicitar acesso preenchendo este formulário. A Google adianta que o preço será bastante competitivo.

É muito raro que a Google releve planos para um serviço pago, mas neste caso faz todo o sentido! E o leitor, estaria interessado em utilizar este serviço para que o tempo de carregamento do site fosse automaticamente optimizado?

Como planear um website?

Subscreva a nossa newsletter e faça download gratuito do nosso guia de planeamento essêncial de um website.