Como optimizar uma Landing Page para o mercado imobiliário.

A maioria dos futuros clientes do imobiliário só procuram proactivamente imóveis quando há necessidade – por exemplo, se está a vender a sua casa, a comprar uma casa nova, ou talvez até a comprar uma montra ou espaço de escritório para o seu negócio.

O que podem fazer os profissionais de marketing imobiliário para garantir que a sua marca se destaque no meio da concorrência, que é muita, quando aqueles que precisam de si estão à procura?

Uma das coisas mais críticas é garantir que todas landing pages das suas campanhas, sejam de primeira linha, ou seja, que convertam muito bem, um visitante da página, numa lead.

E as suas páginas de destino estão a converter-se tão bem quanto poderiam estar? Como saber? Na Intuitiva somos especialistas em marketing digital imobiliário, com base na nossa experiência, reunimos uma lista de do que considerámos serem os pontos mais essenciais que as suas landing pages devem cumprir, para garantirem as melhores taxas de conversão.

A taxa média de conversão em todas as indústrias no Google Ad é de 3,75% – mas para empresas imobiliárias, a média é de apenas 2,47%.

real estate conversion rates

Como criar uma landing page optimizada para o mercado Imobiliário?

Algo que estes pontos têm em comum: são todos sobre como criar uma experiência fácil, envolvente e personalizada para o visitante do site. Desde que tenha isso em mente, terá uma excelente landing page.

#1: Mantenha os formulários simples e facetados.

A simplicidade é a chave quando se trata das suas landing pages, e isto vai desde as imagens até à copy, passando pelos cabeçalhos e call to actions (CTA’s).

Quando os clientes iniciam o processo de compra ou venda de propriedade, não querem encontrar sucessivas notas de rodapé, o típico “em letra miúdinha”. Quer esteja a tentar gerar mais leads através de um formulário de recolha de emails ou simplesmente a ajudar os seus visitantes a procurarem propriedades, certifique-se de que a sua cópia e design são simples, relevantes e directos.

O exemplo abaixo é o do website da ERA e inclui o que chamamos de “pesquisa facetada“. Este conjunto de filtros torna todo o processo de pesquisa mais fácil, tendo as opções base já selecionadas como “quaisquer”. Isto permite que um pesquisador que tenha menor exigência restritiva, só precise fazer duas seleções antes de chegar aos resultados.

Para os formulários de captura de lead mais directos, em que se pede o email ou contacto, a regra geral é a de que quanto menos campos forem exigidos, melhor será a taxa de conversão. Pense bem nas informações que são efetivamente necessárias para qualificar a lead.

#2: A imagem impressionante deve ser o foco da sua landing page

O que lhe vem à mente quando a palavra “imobiliário” é dita? Não é um beco ou um bloco de texto tedioso. Invés disso, imagine uma bela casa de campo rodeada de vegetação verdejante ou uma pequena cabana com vista para o mar.

Embora esta possa não ser uma visão realista que se enquadre no orçamento do seu comprador, ainda assim é fundamental fazer com que as suas landing pages evoquem aquele estilo de vida de sonho que os seus compradores anseiam.

A imagem é a chave absoluta para desenhar uma landing page imobiliária, de alta conversão, porque as pessoas muitas vezes agem com os olhos. Imagens de qualidade não vão apenas intrigar os seus visitantes, mas também evocar emoções, o que muitas vezes leva à acção.

stunning imagery for real estate landing pages

Contrate um fotógrafo de qualidade para tirar fotos dos seus imóveis, caso ainda não o tenha feito, e certifique-se de que os imóveis se assemelham a uma sessão de uma revista de arquitectura, antes de fotografar. (Tire essas fotos quando houver muita luz natural, durante a golden-hour, e assegure-se que o local está bem iluminado). Lembre-se, as pessoas muitas vezes tomam decisões com os olhos!

#3: Seja directo e transparente na copy

O setor imobiliário é uma indústria especialmente complicada para os marketers porque depende completamente da confiança.

Ganhar a confiança das suas leads para transformá-las em clientes não é um feito fácil devido aos altos níveis de concorrência, ao investimento que vem com os imóveis e ao fato de que a decisão de comprar ou vender uma casa provavelmente terá um impacto significativo na vida dessa pessoa.

Sem mencionar que o setor imobiliário é uma indústria onde as pessoas notoriamente têm uma predisposição natural para não confiar, já que todos nós já ouvimos as histórias de horror de vítimas de agentes pouco escrupulosos.

Como podemos garantir que as nossas leads confiam em nós quando aterram nas nossas landing pages? Bem, há 2 formas rápidas de perder instantaneamente a confiança de uma lead: fazer falsas promessas e reter detalhes importantes.

Portanto, o mais crítico é ser totalmente transparente com a sua copy e incluir informações detalhadas como imagens que mostrem bem o imóvel, taxas de condomínio, localização precisa, número de quartos, casas de banho, lugares de estacionamento, etc. Não deixe perguntas importantes sem resposta, e mantenha a sua copy simples, mas acessível. Usar palavras grandes ou falar da indústria só vai prejudicá-lo, portanto seja direto, forneça detalhes importantes e use imagens bonitas, mas precisas.

#4: Use Videos

A eficácia do marketing em vídeo é facilmente apoiada por estatísticas e estudos, que facilmente pode encontrar numa pesquisa Google.

O poder do vídeo não deve ser ignorado, se possível, deve começar a usá-lo em todas as suas landing pages. Seja para exibir um tour por um imóvel ou para se apresentar e criar confiança, o vídeo tem o poder de fazer com que seus visitantes se sintam conectados. Não poderia haver melhor maneira de dar vida às suas propriedades online do que o vídeo, então porque não tentar?

O aspecto de um vídeo de fundo em auto-play é um vídeo que funciona excepcionalmente bem para landing pages imobiliárias. Estes vídeos são silenciosos e reproduzem em loop. Basta ver este exemplo, novamente da ERA.

#5: Instilar confiança com testemunhos de clientes, dos consultores, colaboradores, parceiros e prémios ou menções honrosas.

Já falamos sobre confiança no ponto #3, voltamos a falar porque é extraordinariamente importante no mercado imobiliário, confiança, uma das maneiras mais fáceis e eficazes de construir confiança é fechar a boca e escutar activamente os seus clientes têm para dizer. E porque não usarmos os depoimentos dos nossos clientes felizes?

Muitos sites imobiliários têm páginas dedicadas a depoimentos de clientes – porque não inserir também alguns dos seus melhores depoimentos na sua landing page? Ou, por exemplo, testemunhos dos seus colaboradores e agentes, que também têm certamente algo interessante a acrescentar.

Ter estes testemunhos no topo e no centro da landing page pode ser uma poderosa ferramenta de conversão, transformando um visitante desconfiado em um que está disposto a facultar os seus dados de contato para se conectar conosco

Outra forma de instilar confiança na nossa landing page imobiliária é colocando crachás e/ou prémios que a sua equipa recebeu. Isto mostra um voto de confiança e fará com que o visitante sintam que não vão ser enganados – geralmente, quem ganha prémios, é de confiança, demonstra saber o que está a fazer.

#6: Personalizar a experiência e segmentar

Outra forma de melhorar a experiência do utilizador é fazer as perguntas certas na ordem certa, para garantir que você está a responder às necessidades do comprador.

Se alguém está à procura de alugar e falamos apenas sobre venda, a nossa landing page não terá uma boa conversão.

Então, como podemos garantir que a experiência seja personalizada e que falamos diretamente para as necessidades do visitante? A resposta está na segmentação.

A landing page deve ser específica para um tipo de cliente, devemos investir em múltiplas landing pages consoante os clientes e objectivos das campanhas de marketing. A segmentação deve ser logo feita pela mensagem nos anúncios que nos trarão visitantes.

Outra forma de personalização, pode ser através de tecnologias avançadas de formulários interactivos, temos uma oportunidade de transformar a colecta de dados numa verdadeira experiência agradável e adequada ao branding e posicionamento da empresa.

Em conclusão

Estes são os pontos mais importantes na estruturação e planeamento de uma landing page para o imobiliário. Se não tem a certeza de como criar as suas próprias landing pages, nós tratamos de si. Fale conosco agora.

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