As formas antigas de publicidade como a rádio e anúncios em jornais podem ainda hoje em dia ser eficazes para pequenos negócios, mas não podem competir como alcance das redes sociais, SEO e outras formas de marketing digital.

Com mais e mais pessoas a utilizar a Internet, o crescimento de negócios e formas debranding estão a evoluir e a mudar para as acompanhar. Hoje em dia,o marketing digital é considerado como uma das melhores ferramentas que poderá utilizar para expandir o seu negócio. É uma forma de negócio altamente acessível e, se aplicada da forma correcta, ainda mais lucrativa.

Contudo não é tão simples como criar campanhas de AdWords, uma página de facebook ouum site WordPress para o seu negócio. Como tudo o que tem sucesso, vários elementos dependentes de tecnologia são necessários, e a tecnologia está em constante mudança. Pode ser difícil se tiver um pequeno negócio e quiser aumentar o alcance do seu marketing. Mas não tenha medo. Neste artigo irá aprendar de que forma o marketing digital poderá melhorar o seu negócio e aumentar o seu número de potenciais clientes.

O que significa Marketing Digital?

Marketing digital é a publicidade de produtos ou serviços de um negócio e da sua marca utilizando várias tecnologias e media digital através da Internet. A media digital envolve websites e plataformas de redes sociais como o Facebook, twitter, Instagram, Pinterest etc.

Alias, a popularidade do Pinterest é uma excelente forma que os web designers têm para promover o seu negócio de web design.

Além disso, a media digital também inclui dispositivos mobile, televisão, posters e rádios. Basicamente, o marketing digital é qualquer forma de ferramenta de marketing produzida de forma electrónica. O seu aspecto mais essencial é o SEO, que significa Search Engine Optimization (optimização de motor de busca).

A importância de apostar no Marketing Digital

A maior parte dos consumidores, donos de pequenos negócios, e companhias de marketing entraram no comboio do marketing digital, e as razões são:

-Poderá facilmente avaliar, acompanhar e quantificar os resultos do seu trabalho de marketing através da maior parte dos ads, sites e redes sociais.

-Muitos donos de negócios acham que é uma forma mais económicamente viável que o marketing tradicional. Comparando com mails directos e publicidade em revistas, a sua presença online e ligação com o cliente através de campanhas de emails e redes sociais são muito menos dispendiosas.

-Qualquer tipo e tamanho de negócio pode utilizar varios canais digitais.

-Localizando produtos e serviços é facilitado mais facilmente e mais depressa através de dispositivos electrónicos tais como computadores, telemóveis e tablets. Graças ao marketing digital, com apenas alguns clicks, toda a informação fica ao nosso dispor.

Utilizando o Marketing Digital a nosso favor

A tecnologia digital pode ajudar um negócio a crescer e a expandir-se, construir uma marca, e a obter mais clientes. Aqui deixamos os melhores conselhos sobre como o utilizar a favor do seu negócio.

1 A importância do SEO

Um dos aspectos mais cruciais do marketing digital é o SEO. Na Intuitiva criámos um curso online sobre optimização SEO para principiantes, este curso é gratuito e disponível para todos os nossos clientes, porque não experimentar? Aprenda aqui a posicionar o seu website através da optimização para motores de busca.

Optimizar o seu website para SEO local e fazer com que seja SEO-friendly irá atrair muito tráfego. Como resultado, o seu site irá atrair mais potenciais clientes.

Fazê-lo da forma correcta é a chave para que os motores de busca encontrem o seu website facilmente. Mais que isso, a sua estratégia de SEO deveria ser totalmente cultivada de forma a ajudar a aumentar o tráfego do seu website. Há acções específicas que o google favorece, portanto manter as suas acções em conformidade com elas é necessário. Poderá fazer isto por avaliar e melhorar constantemente as suas estratégias.

Como melhorar o seu SEO:

Utilize o Google Analytics

-O Google Analytics é uma ferramenta que pode utilizar para saber qual das suas landing pages é popular. Pode depois melhorá-las ao criar bom conteúdo.

Crie conteúdo de elevada qualidade

-Crie conteúdo interessante que atraia os seus clientes. Iremos discutir a importância deste passo abaixo.

Utilize as palavras chave certas

-Utilize palavras chave que sejam relevantes à sua marca e negócio. Utilizar o Google AdWords poderá ajudá-lo a construir uma lista de palavras chave para utilizar. Utilize-as nos seus titulos e meta tags.

A implementação de ideias novas associada à aprendizagem de novas formas de como melhorar o seu negócio é tão importante no marketing digital pois este está em constante alteração, até diáriamente.

2 Crie conteúdo de qualidade

O Conteúdo é uma excelente forma de comunicar a mensagem da sua marca e de dar informações significativas sobre o seu negócio a potenciais clientes. Investir numa estratégia de marketing confiável para o conteúdo do seu website é outro aspecto importante do marketing digital que irá ajudar no engagement dos seus visitantes. É uma forma eficaz de conseguir mais tráfego orgânico para o seu site e também pode ajudar a melhorar o seu ranking nos resultados dos motores de busca.

Crie conteúdo novo e único regularmente, isto irá ter um impacto enorrme no seu público alvo. Lembre-se sempre que as pessoas estão sempre à procura de conteúdo com utilidade.

3 Tenha presença nas redes sociais

Se procura que as pessoas tenham conhecimento da sua marca, maistráfego no seu site, melhor relação com o seu alvo e estabelecer autoridade no seu nicho, precisará de ter uma presença proeminente nas redes sociais.


Estas plataformas são muito persuasivas e eficazes, mas não é tão fácil como podem pensar e criar simplesmente uma página de facebook não é o suficiente. Precisará antes de ter uma estratégia de marketing que irá tratar dos objectivos específicos de cada plataforma.

Também precisará de investir tempo e energia se quer que o seu marketing de redes sociais tenha sucesso. Por exemplo, fora apromoção de ofertas especiais e descontos, também precisará de responder a comentários, a perguntas e de criar posts em blogs que os seus seguidores acharão relevantes o suficiente para partilhar.

4 Crie um blog

Outra excelente opção para criar engagement com a audiência e para fazer com que sintam a necessidade de comprarem os seus produtos ou serviços é a criação de um blog. Poderá incorporá-lo no seu website ou tê-lo em separado. A publicação de posts úteis e relevantes pode ajudar a gerar tráfego para o seu website que pode resultar em possibilidades de negócio. Novamente, o negócio terá um papel enorme.

Para além de chamar clientes, o blog também poderá assisti-lo na criação de uma reputação online. Pode escrever sobre a sua marca ou negócio, como também pode partilhar as suas opiniões em coisas relacionadas com ele e comunicá-las com uma grande audiência.

Além do mais, é uma excelente forma de comunicar e receber feedback dos seus clientes. O sucesso de qualquer negócio também depende da comunicação com os seus clientes pois será capaz de lhes demonstrar o que o separa da competição.

Na Intuitiva somos especialistas em criação de websites e podemos ajudá-lo a criar o seu blog, caso pretenda um orçamento personalizado pode contactar-nos através do nosso website. Também lhe recomendamos a leitura do nosso artigo sobre o preço de um website e sobre os principios do bom web design.